terça-feira, 16 de setembro de 2014

Coluna Osni R. Mello 9 Setembro



"Em termos de alocação de recursos, a religião não é muito eficiente. Eu poderia fazer muito mais numa manhã de domingo" Bill Gates




Leitura obrigatória


A diretora da Aceias, Maria de Lourdes Ceratti, que esteve na sessão da Câmara de Vereadores de segunda-feira (8) para apresentar informações sobre a estrutura e a forma de atendimento da entidade, presenteou a casa com dois livros. As obras tratam de educação infantil e sobre os procedimentos que devem ser seguidos pelas entidades que cuidam de crianças. Uma bela iniciativa tendo em vista a falta de
conhecimento que um vereador demonstrou sobre o assunto. A boa nova é que o assunto gerou polemica e serviu para alertar a sociedade caçadorense para a necessidade de melhorar as camas que as crianças dormem. E os vereadores prometeram ajudar.




A lista da Petrobrás esta incompleta 


O Brasil é inundado por mais um escândalo de corrupção e mais uma vez uma parte do problema foi poupado pela mídia, leia se Veja e afins. Mais uma vez a grande mídia – que já não é mais tão grande assim - prepara uma vasta lista de corruptos de toda ordem e escalão, mas esquece - para proteger clientes - dos corruptores. Esquece as empresas que deram dinheiro para os corruptos.

             E não adianta falar todos os dias dos políticos que se corromperam, se não apontar e criminalizar os empresários que corrompem também. Afinal de contas estes empresários não se sujeitam a tal situação por falta de opção. Sujeitam-se sim, na maioria dos casos, por que querem uma vantagem indevida, promover um superfaturamento, arrancar da viúva tudo o que puderem por uma obra “meia boca”.

             Sobre este assunto gosto sempre de lembrar uma reportagem que assisti no Globo Repórter há alguns anos. Reportagem muito bem elaborada que tratava do desmatamento ilegal no serrado mineiro, com a retirada de lenha pelas carvoarias. E começa muito bem, ouve todos os lados, mostra toda a problemática das pessoas envolvidas e exploradas pelo processo. Mas no momento que deveria ser mostrado quem utilizava a lenha, no caso as siderúrgicas da região, a reportagem acaba sem citar um nome sequer. 

Ainda sobre a lista de Paulo Roberto Costa, que esta na Petrobras desde 1979 e não desde 2004. Causa espanto a reação de certos políticos. Agem como “carmelitas descalças” e como se não soubessem que esse tipo de corrupção, com a entrega de comissão pelas empresas vencedoras de licitação para os políticos amigos, é uma pratica de todos, eu disse de todos os partidos. Como o avestruz, preferem enterrar a cabeça na lama, se fazer de santos e acusar o partido adversário, perdendo a oportunidade de dizer o que farão para combater.

            No íntimo eles sabem que uma vez no poder, farão o mesmo. Se é que já não fazem.




Pensata


Se a Marina vencer a eleição será que a projeção da economia para 2015 vai permanecer a mesma, ou num passe de mágica a nossa economia vai bombar.




Do céu ao inferno


Com base nas informações do vereador Valmor de Paula (PT), líder do prefeito na Câmara, deduzo que a Administração municipal esta vivendo uma situação do céu ao inferno. Esta no céu por que a empresa contratada para fazer a creche da Vila Nossa Senhora Salete, NL Construções LTDA, esta com as obras adiantadas e vai entregar a obra no final do ano. Já em relação a creche do Alto Bonito, esta no inferno, a prefeitura foi informada que a terceira empresa classificada no processo de licitação também abandonou obra, que iniciou no mandato de Imar Rocha (PMDB). Para o vereador o processo licitatório, infelizmente, ainda é falho nestas situações e temos que conviver com empresas pouco idôneas.   




Transporte público


Até quando teremos que ouvir os vereadores, como Jorge Savi (PSD), solicitar que: “o setor competente da municipalidade realize estudo sobre a possibilidade de implantar uma cobertura no ponto de parada de ônibus, localizado na Rodovia Daniel Lessing, entroncamento com a Rua Angelina Bernardi Kuczer, mais precisamente em frente ao Mercado Ideal, no Bairro dos Municípios”. Transporte público é qualidade de vida, é inteligência na condução do transito, é tirar veículos das ruas. Mas se falta um simples ponto de ônibus, fica difícil convencer o usuário a utilizar.




Chuva ou Sol


A Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (Acioc), em parceria com o Curso de Publicidade e Propaganda da Unoesc, Lions Clube, Rotary Joaçaba, Lojas Maçônicas e Sindrecom, lançou na segunda-feira (8) uma Campanha pelo voto em candidatos do Meio-Oeste. Através de publicidade, que estará em rádios, jornais, outdoors, sites de notícias e outros meios até o dia 5 de outubro, a campanha vai fazer uma analogia entre a chuva e o sol com políticos de outras regiões. Os políticos que aparecem na época da eleição serão comparados com a chuva, com efeitos passageiros e às vezes devastadores. Já os políticos da região e que se comprometem são o Sol. Este é o segundo pleito eleitoral em que a Acioc promove a campanha, direcionada a região de Joaçaba, que ainda não tem representante na Alesc. Uma boa iniciativa para Caçador também defender, mas com os candidatos daqui.




Arquibancada


O vereador Dominguinhos (PMDB) elogiou a organização da Prefeitura para os dois desfiles de 7 de setembro e aproveitou a oportunidade para fazer uma sugestão. Pediu que a administração providencie para o próximo ano a instalação de uma arquibancada provisória no Parque Central, para que os idosos possam assistir ao desfile com mais comodidade. 




Convênio


A vereadora Cleony Figur (PSD) comentou sobre o convenio com o Hospital Maicé. Cleony disse que o convenio é para a atenção básica, mas o atendimento do hospital é de média e alta complexidade. Ela defende que o processo seja melhor analisado e uma alteração seja realizada, pois se trata de uma instituição hospitalar e os recursos são para o atendimento básico. 




Aceias 


Todos os vereadores parabenizaram a diretora da ACEIAS , Maria de Lourdes Ceratti, que na sessão de segunda-feira da Camara de Vereadores apresentou informações e dados sobre a instituição que atende 746 crianças de 0 a 4 anos. O vereador Claudio Rottava (PTB) disse que a instituição é uma das mais respeitadas, não somente pelo profissionalismo, mas também pelo amor que dedicam às crianças. "Que bom saber que ainda existem pessoas boas nesse mundo, estou falando dos profissionais da ACEIAS, que não medem esforços para atender, educar e dar amor aos nossos filhos, a Maria de Lourdes e equipe merecem nosso respeito e admiração, continuem assim, com esse trabalho fantástico" finalizou o parlamentar.


Nenhum comentário: