sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Coluna Osni R. Mello 7 Agosto



"Os homens pensam que possuem uma mente, mas é a mente que os possui" Bob Marley




Fiscalizando 


Os vereadores Moacir D’Agostini e Alencar Mendes, ambos do DEM, visitaram na quarta-feira (6) as obras que estão sendo realizadas pela prefeitura na avenida Beira Rio. O objetivo da visita foi o de verificar a qualidade do serviço que esta sendo executado na contenção da barranca do rio e na drenagem e recapeamento de trecho da rua, que tinha problemas de adensamento na pavimentação.




BNDES vai financiar startups


O BNDES lançou na semana passada o Programa BNDES de Apoio a Micro, Pequena e Média Empresa Inovadora - BNDES MPME Inovadora. O objetivo do programa é aumentar a competitividade das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) inovadoras, também conhecidas como Startups, financiando os investimentos necessários destas inovações. Seja em ações contínuas de melhorias de produtos e processos ou no aprimoramento de suas competências, estrutura e conhecimentos técnicos.

            Podem solicitar o financiamento as empresas sediadas no País e empresários individuais inscritos no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e no Registro Público de Empresas Mercantil (RPEM), que sejam classificados por porte como MPMEs. Para financiar qualquer item necessário na implementação do plano de negócios das MPMEs com perfil inovador que tenham relação direta com as ações enquadráveis no regulamento do programa.

O financiamento pode ser realizado por meio de instituições financeiras credenciadas, com taxa de juros fixa ou variável. A taxa fixa é de 4% ao ano e a taxa variável calculada pela equação: Taxa de juros = Custo financeiro + Remuneração básica do BNDES + Taxa de intermediação financeira + Remuneração da instituição financeira credenciada. Para financiamentos a taxa variável o BNDES financia até 90% do valor total dos itens e para financiamentos com taxa fixa até 100% do valor total dos itens.

            O limite de financiamento é de até R$ 20 milhões por cliente e por ano, exceto nos casos de capital de giro isolado, quando o limite anual por cliente será de R$ 10 milhões. O Prazo para pagamento é de até 10 anos, incluído o prazo de carência de 3 a 48 meses. Menos para o financiamento do capital de giro isolado, quando o prazo do financiamento será de até 3 anos, incluída carência de 3 a 12 meses. As garantias serão negociadas entre a instituição financeira credenciada e o cliente e as MPMEs complementar as garantias necessárias com o BNDES FGI. A vigência do programa vai até o dia 31 de dezembro de 2015.





Macieira recebe novo trator


O município de Macieira recebeu esta semana um trator New Holland, biodiesel TT4030. A máquina foi colocada à disposição do município por meio de cessão de uso da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina. O prefeito Emerson Zanella revelou que o trator é mais um equipamento que chega para integrar o maquinário da Secretaria Municipal de Agricultura e vai beneficiar os agricultores do município. “É, sem dúvidas, mais uma importante máquina que vem para auxiliar nossos agricultores”, afirmou.





Super Simples 


A presidente Dilma Rousseff (PT) sancionou ontem (7) as alterações à Lei Geral do Simples. As mudanças vão garantir menos burocracia e mais competitividade para os pequenos empresários e para os empreendedores individuais. O Supersimples, que unifica oito tributos em um boleto, terá um único critério para ser adotado a partir do dia 1º de janeiro 2015, o teto anual de faturamento de 3,6 milhões de reais. Com a aprovação, estima-se que 450 mil empresas sejam beneficiadas a partir do ano que vem. Além disso, com a atualização da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, os empreendedores poderão abrir e fechar empresas de forma simplificada. A nova lei também protege o Microempreendedor Individual (MEI) de cobranças indevidas realizadas por conselhos de classe, por exemplo. 




Colombo cai para o nível onde esta 


Uma pequena análise sobre a pesquisa divulgada pelo Instituto Mapa/Grupo RIC. Os candidatos Paulo Bauer (PSDB) e Claudio Vignatti (PT) estão comemorando por que na pesquisa anterior Raimundo Colombo tinha 47,6 % e agora tem 41,4%, enquanto Paulo Bauer (PSDB) tinha 12,2% e agora tem 15,4% e Claudio Vignatti (PT) tinha 7,2% e agora 7,9%. Vamos rememorar a pesquisa IBOPE/RBS, do dia 16 de julho, nesta pesquisa Colombo lidera com 40%, Bauer tem 10% e Vignatti 6%. Entre os otimistas da pesquisa da RIC, vamos ficar com a pesquisa IBOPE.




Vaga cativa


Se por uma vaga de estacionamento o supremo servidor público faz todo este escândalo. É bom os funcionários do prédio azul pisarem miudinho para não correr o risco de irritar o chefe.   




Saulo vai recorrer ao TSE


A defesa do ex-prefeito Saulo Sperotto entrou, na quarta-feira (6), com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) visando reverter à decisão do TRE/SC que, por 5 votos a 2, negou na noite de segunda-feira o pedido de candidatura do caçadorense ao cargo de deputado federal.  O entrave jurídico deve-se ainda a cassação do cargo de prefeito em 2011.

            De acordo com o advogado de Sperotto, Claudio Favero Junior, o trabalho de defesa baseia-se na própria decisão que cassou o mandato, pois ela teria reconhecido que Saulo não participou dos fatos na época e não declarou sua inelegibilidade, hipótese que foi aceita por dois dos Juízes Eleitorais do TRE, que votaram pelo deferimento do registro de candidatura. 

            Enquanto a decisão do TSE não acontece, Sperotto poderá continuar com todos os atos de campanha, porém, caso o processo não seja julgado até o pleito, os votos recebidos serão computados apenas após a decisão do TSE. Isso porque até a decisão, a candidatura continua sem registro. 




Posse na SDR


Será realizada hoje (8), no hall do gabinete da Secretaria Regional, a posse dos novos servidores nomeados para atuar na secretaria. A solenidade será realizada às 18h.




SC em 1º Lugar


A caravana da coligação Santa Catarina em 1º Lugar, com os candidatos Raimundo Colombo, Eduardo Moreira e Dário Berger, participam de mais um roteiro intenso de reuniões e encontros nesta sexta e sábado (9). Hoje, às 18h, a caravana estará em Tubarão para Inauguração do Comitê Regional da Coligação. No Sábado a caravana estará nas cidades de Araranguá, Urussanga, Laguna e Braço do Norte.


Nenhum comentário: