sábado, 16 de agosto de 2014

Coluna Osni R. Mello 14 Agosto



“Repreende o amigo em segredo e elogia-o em público” Leonardo da Vinci



Nova secretária 


O Prefeito Raul Ribas Neto, reuniu os profissionais de saúde esta semana para apresentar a nova secretária Interina de Saúde de Matos Costa. Cristiane Kossian vai substituir Lidiane Tomacheuski que pediu exoneração do cargo para resolver assuntos pessoais. A nova Secretária, que poderá ficar em definitivo no cargo, prometeu honrar o cargo que estão lhe confiando, além de contar com a parceria e colaboração de todos que fazem parte da Secretaria Municipal de Saúde. O prefeito Raul Ribas (PT), disse que ela poderá contar com seu apoio, do vice Paulo, dos secretários e demais funcionários da atual administração.




Transporte coletivo para os especiais


Há pelo quatro anos eu acompanho esta queda de braço entre o poder público e a empresa Auto Coletivo Caçador, pelo direito dos alunos, pais e professores da Apae de Caçador em ter acesso ao transporte coletivo com conforto. Me refiro a uma queda de braço, pois o assunto já foi tema de manifestações, requerimentos e reuniões de vários vereadores, desde a administração Saulo Sperotto, mas por incrível que pareça, ainda não foi resolvido.

            A mais recente manifestação sobre o assunto - e espera-se seja a última – foi do vereador Flavio Henrique. Flavinho afirmou que a Auto Coletivo sempre justificou o fato de não passar em frente a Apae, a rua ser de paralelepípedos e dificultar o transito. “Mas com a interdição da Avenida Beira Rio para reparos, toda a movimentação de ônibus coletivos e de transporte de empresas, caminhões e veículos se deu pela Rua Altamiro Guimarães, subindo”, afirmou.

            Flavinho argumentou que a cidade esta em processo de fazer uma nova licitação para o transporte público e esta situação não pode persistir. Que a nova licitação não pode ser omissa quanto a isso e obrigar aos pais de alunos especiais a carregar os filhos morro acima, como acontece hoje, já que o ônibus passa pela Beira Rio. “Estamos em via de fazer um novo processo licitatório e que as condições sejam aquelas que a população necessita: horários, itinerários e tudo mais e não o que a empresa quer oferecer. Se a empresa se propõe a prestar o serviço, nada mais justo que ele atenda aos interesses da comunidade”, observou.  




Faltou dizer


A título de curiosidade fui investigar a quanto tempo o assunto passagem do transporte coletivo em frente a Apae é debatido. Encontrei uma matéria distribuída pela assessoria da prefeitura de Caçador em setembro de 2009, na administração Saulo Sperotto, onde o vereador Darci Ribeiro, funcionários da prefeitura e da Apae tentavam encontrar uma solução para o problema. Como podemos ver ele ainda persiste.




Reserva Legal


Finalmente uma boa notícia para os agricultores. Os proprietários de imóveis rurais de Santa Catarina que apresentarem comprovação de inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR) estão desobrigados a fazer a averbação da reserva legal junto aos cartórios de registro de imóveis. A decisão foi comunicada pela Corregedoria Geral de Justiça de Santa Catarina a todos os cartórios do estado. A partir de agora, para alterações nas matrículas dos imóveis rurais, os proprietários rurais deverão apresentar o comprovante de inscrição no CAR.




Renda x Saúde


A informação repassada pelo vereador Carlos Evandro Luz (PMDB), que em Caçador cerca de 80% das pessoas que procuram a saúde dependem do SUS e que na vizinha Videira essa porção é de apenas 20%, revela uma face cruel da nossa sociedade. A renda e da distribuição de renda em Caçador é, junto com a falta de organização, um dos principais fatores da péssima qualidade da saúde. O sistema sobrecarregado não consegue atender a demanda e o serviço perde qualidade. 




Aeroporto x Bombeiros


Olha só que notícia mais fofa. Na cidade de Claudio (MG), isso mesmo, aquela que tem um aeroporto de R$ 14 milhões, construído pelo ex-governador Aécio Neves, pegou fogo num galpão que guardava objetos da prefeitura, entre estes arquivos do aeroporto, que a prefeitura prontamente negou. Mas a parte fofa da noticia vem agora. O fogo consumiu todo o galpão por que o importante centro industrial de Claudio não dispõe de serviço de bombeiros.




UFFS


Tem muita gente que não vai gostar deste comentário, mas para alguns pensadores da política local a derrota de Dilma Rousseff (PT) na eleição deste ano, praticamente enterraria o projeto de Caçador sediar um campus da Universidade Federal de Fronteira Sul (UFFS). Dada como uma das candidatas mais fortes a sediar a UFFS no Meio Oeste, o assunto passaria a ser uma incógnita com a derrota. Não é preciso ter memória muito boa para lembrar que no outro governo do PSDB, que tem o candidato mais forte na corrida sucessória, nenhuma universidade ou campus avançado foi criado. Por que o partido entregou a educação superior para ser implementada e explorada pela iniciativa privada.




Transporte escolar


A vereadora Cleny Figur (PSD) disse que foi estudar o assunto e descobriu que existem duas possibilidades dos estudantes do interior ter direito a utilizar o transporte escolar gratuito. Disse que existe a possibilidade para alunos do Ensino Superior e para o ensino profissionalizante. Os interessados em ter o benefício devem fazer um cadastro, possuir atestado de frequência e fazer um requerimento para a Secretaria Municipal de Educação, em nome do secretário. 




Comunitário


O vereador Flávio Henrique do Santos (PT) questionou esta semana o abusivo, em alguns casos, valor cobrado pela direção dos centros comunitários para a sua utilização. Citou como exemplo o valor cobrado dos organizadores de um jantar beneficente para ajudar na cirurgia de um morador que se machucou representando o próprio bairro. Flavinho entende que os valores devem ser adequados a realidade, pois os centros comunitários foram construídos em terrenos da comunidade e com a maioria dos recursos também da sociedade. “Não faz o menor sentido a comunidade ter que desembolsar um valor exorbitante para utilizar um espaço que é seu”, afirmou Flavinho, observando que os valores cobrados devem ser adequados ao serviço prestado. Para manter a limpeza e fazer a manutenção do local.

Nenhum comentário: