terça-feira, 1 de julho de 2014

Coluna Osni R. Mello 30 Junho

"Escreva os agravos no pó, as palavras de bem escreva-as no mármore" Benjamin Franklin



Passeata pela UFFS

Ganhou as ruas no final de semana a campanha em prol da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Meio Oeste, em Caçador. Estudantes de várias instituições de ensino se reuniram no domingo (29), no Parque Central José Rossi Adami, para uma passeata de apoio. Ontem (30), alunos de várias instituições se reuniram no ginásio de esportes da Escola Paulo Schieffler, para mais uma vez demonstrar a vontade em conquistar a Universidade, que irá proporcionar para os cidadãos de Caçador e região, ensino público de qualidade e gratuito. O movimento foi intensificado por que na quinta-feira (3) as entidades envolvidas no processo: Prefeitura de Caçador, Câmara de Vereadores, entidades, empresariado, estudantes e sociedade civil estarão em Chapecó para defender a instalação do Campus em Caçador. 




PMDB x PP: Muito mais em jogo


Engana-se quem pensa que nesta briga entre PMDB e PP por espaço, esta apenas a vaga para o Senado. Tem muito mais em jogo e os dois lados sabem o que ganham e o que perdem por estarem juntos, ou separados. Tanto em relação a participação no provável futuro governo, como no futuro dos partidos.

            O PMDB e o PSD sabem que tendo o PP como aliado enfraquecem a posição do PSDB, que assim faria uma campanha isolada, com possibilidade até de ser ultrapassado pelo também isolado PT de Claudio Vignatti. Isso por que a candidatura de Bauer também estaria mais a direita e os simpatizantes de esquerda tenderiam a votar no PT.

            Por outro lado o PP sabe que perde uma eleição quase garantida, pois estariam alinhados três das maiores agremiações políticas do estado, lutando pela reeleição de um governo relativamente bem avaliado. Posição que terá que lutar muito para consolidar junto com PSDB e PSB, pois os três partidos também disputam os mesmos votos que a coligação de Colombo.  

            Entretanto a maior perda - ou ganho - de PP e PMDB será para o futuro. O PP perde a possibilidade de ser governo novamente, posição que não ocupa desde 2002, quando Esperidião Amim perdeu para o desacreditado Luiz Henrique da Silveira. Desde então o partido, que já chegou a ser o segundo de SC, tem perdido espaços no estado e nos municípios. Em Caçador o partido chegou a ter cinco vereadores e hoje não tem nenhum.

            Já o PMDB ganha mais espaço no possível futuro governo e se livra do adversário. Se estivesse junto o PMDB teria que abrir espaços para o PP e no futuro concorrer com o jovem e promissor Joarez Ponticelli. O PMDB sabe disso e resolveu não arriscar. Decidiu enfrentar uma eleição mais espinhosa hoje, para não ter aborrecimentos no futuro. Sem contar a eterna rivalidade LHS x Amim, que já se tornou folclórica.   





Reunião 


Com Raimundo Colombo (PSD) como candidato a governador, Eduardo Pinho Moreira (PMDB) de Vice e Dário Berger (PMDB) para o senado, acabou o suspense sobre quem é quem na sucessão catarinense, pelo menos por hora. Ontem (30) os líderes do PMDB foram convocados para uma nova reunião e o PSD continuava trabalhando para ter o PP na aliança propondo que Joarez Ponticelli (PP) mantivesse o seu nome ao senado. Lembrando que o prazo para a realização das convenções era até a meia noite – ou madrugada - de ontem, hoje teremos novidades e quem sabe mais surpresas. 




Reno Senador


De acordo com o jornalista Moacir Pereira, para tentar fechar o acordo para o PP estar na aliança de Raimundo Colombo (PSD) até o nome do deputado estadual Reno Caramori (PP) foi sugerido, junto com o de Silvio Dreveck e Hugo Biehl. Entretanto o presidente Joarez Ponticelli bateu o pé, disse que sua candidatura já era do partido, e a negociação de três anos foi por água abaixo.  




Pensata


A palavra dita e a flecha lançada não voltam, mas os 11 processos do PP contra o PMDB voltaram para assombrar o Juarez Ponticelli.




Candidatos de Caçador


A candidatura de Valdir Cobalchini (PMDB) a reeleição e a reviravolta na aliança entre PMDB, PSD e PP, também deve provocar uma reviravolta nas candidaturas desenhadas em Caçador. O ex-vereador Itacir “Fically” Fiorese (PSB), por exemplo, vai ter que brigar internamente na coligação PP, PSDB e PSB, que deve ter Reno Caramori (PP) como candidato preferencial. Ganha força a confirmada candidatura de Saulo Sperotto (PSDB) para federal. Uma oportunidade para verificar se os seus simpatizantes estão certos e Saulo continua com a popularidade em alta.   

  

LHS a lenda


Alguns analistas trataram como derrota, outros como vitória, a verdade é que só o tempo - e as urnas no dia 5 de outubro – dirão se o senador Luiz Henrique da Silveira (LHS) continua como o grande articulador da política catarinense. Se o governador Raimundo Colombo (PSD) vencer a eleição, LHS sai fortalecido. Se a coligação for derrotada, LHS mantém intacta a admiração dos companheiros de partido como o cara que vai as últimas consequências pelo ideal coletivo. Afinal de contas quem aprovou a candidatura de Dário Berger (PMDB) ao senado foram os delegados respaldados pelos filiados.   




Boicote 


O deputado Dirceu Dresch (PT) afirmou que o Projeto de Lei Complementar (PLC) 16/2014, de autoria dele e do deputado Sargento Amauri Soares (PSOL), que veta a indicação de pessoas com filiação partidária para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), está paralisado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O projeto deu entrada na comissão no dia 29 de junho e, passados 30 dias, o presidente da comissão, deputado Marcos Vieira (PSDB), ainda não designou um relator para a matéria.




Boicote 1


"É um absurdo, um boicote explícito ao nosso projeto. Isso fere o Regimento Interno, todas as matérias que dão entrada na CCJ são rapidamente delegadas a um relator. A nossa está mofando na gaveta do presidente. Isso agride a mais de 70 entidades representativas, que congregam milhares de catarinenses que apoiam a proposta e deram início à campanha Conselheiro Cidadão", argumenta Dresch. O deputado relaciona o boicote da tramitação do projeto à aproximação da data em que uma cadeira ficará vaga no TCE, com a aposentadoria do conselheiro Salomão Ribas, prevista para os próximos dias.




Mercomóveis


A nona edição da Mercomóveis, programada para o período de 11 a 15 de agosto de 2014, no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó, terá aproximadamente 150 fabricantes de móveis de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. A comissão central organizadora espera uma visitação de aproximadamente 20 mil compradores, com previsão de negócios na ordem de 220 a 250 milhões de reais. A maior feira de móveis de Santa Catarina e uma das maiores do país, reúne indústrias de grande, médio e pequeno portes do setor, sendo uma feira profissional voltada para lojistas, representantes e profissionais do ramo, como arquitetos e decoradores.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Osni!
Li seu comentário sobre a mobilização pró UFFS em Caçador. Estive participando até o final da Assembléia e, com absoluta certeza, a maior mobilização foi de São Miguel do Oeste, seguida de Caçador. No final o reitor deixou claro que os encaminhamentos se darão até março/2015. Se propiciou, de forma democrática, a apresentação de todas as propostas mas a análise dos documentos apresentados é que determinará onde se dará a instalação de novos campus. Todos/as terão até 30 de agosto para melhorar o que foi apresentado, incluir novos encaminhamentos e/ou fatos que poderão compor o documento. Citou, ainda, que ao divulgarmos, fizéssemos o registro de que a platéia contou com a participação de 1.500 pessoas.
Att
JANETH ANNE DE ALMEIDA