terça-feira, 29 de julho de 2014

Coluna Osni R. Mello 28 Julho


“A neve e as tempestades matam as flores, mas nada podem contra as sementes” Khalil Gibran



Pesquisa eleitoral


Pesquisa eleitoral interna realizada pelo PMDB apontou uma certeza, o deputado Valdir Cobalchini é um dos preferidos na eleição de 2014. Resultado que o coloca entre os mais votados desta eleição e um dos lideres naturais na próxima legislatura. Aos mais chegados Cobalchini tem dito que vai exercer esta posição, tanto para fortalecer a representatividade recebida, como para ampliar este posicionamento com uma visão de futuro. Resumindo, quanto mais votos Cobalchini tiver, mais representatividade nossa região terá.


Propaganda política: o que pode e o que não pode


O Tribunal Superior Eleitoral editou uma cartilha: Manual de Propaganda Eleitoral para informar candidatos, assessores e a sociedade em geral sobre o que pode e o que não pode em Propaganda eleitoral. Neste contexto as Proibições gerais da cartilha são: Empregar meios publicitários destinados a criar artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais.

Promover propaganda de guerra, de processos violentos para subverter o regime, a ordem política e social, ou de preconceitos de raça ou de classe; que provoque animosidade entre as Forças Armadas ou contra elas, ou delas contra as classes e as instituições civis; de incitamento de atentado contra pessoa ou bens; de instigação à desobediência coletiva ao cumprimento de lei de ordem pública; que implique oferecimento, promessa ou solicitação de dinheiro, dádiva, rifa, sorteio ou vantagem de qualquer natureza;

Que perturbe o sossego público, com algazarra ou abuso de instrumentos sonoros ou sinais acústicos; por meio de impressos ou de objetos que pessoa inexperiente ou rústica possa confundir com moeda; que prejudique a higiene e a estética urbana; que caluniar, difamar ou injuriar qualquer pessoa, bem como atingir órgãos ou entidades que exerçam autoridade pública; e que desrespeite os símbolos nacionais.

            Nesta eleição também estão proibidas ações de telemarketing em qualquer horário. Outdoors, apenas a fixação de placas que não excedam os 4 m². Sendo permitida a colocação de cavaletes, bonecos, cartazes, mesas para distribuição de material de campanha e bandeiras ao longo das vias públicas, desde que móveis e que não dificultem o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos. A mobilidade estará caracterizada com a colocação e a retirada dos meios de propaganda entre as 6h e às 22h.

            Lembrando que os candidatos estão sujeitos às ações de cobrança judicial pelo não pagamento de serviços prestados ou materiais fornecidos a partidos políticos, coligações e/ou candidatos; as ações de indenização pela veiculação de propaganda eleitoral em bem particular sem autorização do proprietário; as ações de indenização pela violação de direito autoral. Também que no prazo de até 30 dias após a eleição, os candidatos, partidos políticos e as coligações deverão remover a propaganda eleitoral, com a restauração do bem em que fixada, se for o caso.




O Sucesso da Feijoada


A Feijoada da Solidariedade mais uma vez foi um sucesso. Isso prova que a união das pessoas em torno de boas causas e de boa comida, preparada com o empenho da Força Solidária Amigos, é sempre sucesso. Nos próximos dias os recursos arrecadados com a venda da feijoada para cerca de 800 pessoas será repassado pelos organizadores para a Rede Feminina de Combate ao Câncer. Parte dos recursos será utilizado para o Natal Esperança.




Desistiu


 O candidato Kismar Brustolin (PDT) disse que desistiu de ser candidato de deputado nesta eleição. Afirmou que vai trabalhar para o partido mas em outras funções.




Afinados


Atento observador político dentro da coligação de Raimundo Colombo (PSD) garante que a sintonia entre os candidatos Raimundo Colombo (PSD), Pinho Moreira (PMDB) e Dário Berger (PMDB) é total. Qualquer ranço que porventura tenha existido na pré campanha, ficou para trás e o objetivo agora é eleger Colombo no primeiro turno.    




Eleitorado


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, concede hoje (29), às 11h, entrevista coletiva para divulgar dados estatísticos do eleitorado brasileiro para as Eleições de 2014. A realização da entrevista cumpre o previsto na Resolução nº 22.657/2007 da Corte, que estabelece o cronograma de ações das unidades de comunicação social dos tribunais eleitorais em ano de eleição. As estatísticas que serão divulgadas traçam o perfil do eleitorado brasileiro apto a participar das eleições gerais de outubro, tanto em termos quantitativos quanto demográficos. Esses dados permitem avaliar a evolução do eleitorado ao longo dos últimos anos. As informações foram obtidas a partir dos dados do cadastro eleitoral, que são extraídos e consolidados mensalmente.




Pensata


Não sei por que tanto alvoroço com o comunicado do Santander. Alguém esperaria outra atitude da instituição que guarda os dividendos do 1% mais rico da população. Em detrimento dos outros 99%, que como disse um dos seus executivos vota com o estômago.




Mercosul


Será realizada hoje (29), em Caracas, a reunião de Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados. A última Cúpula do Mercosul aconteceu em julho de 2013 e a seguinte seria em dezembro do mesmo ano, mas alguns acontecimentos - como a crise na Venezuela e incompatibilidades nas agendas dos líderes do bloco - provocaram quatro adiamentos. Como o Paraguai ficou suspenso de junho de 2012 a agosto de 2013, devido à destituição do então presidente Fernando Lugo, e a Venezuela ingressou em julho do ano passado, esta será a primeira reunião dos cinco presidentes na Cúpula do Mercosul.

Nenhum comentário: