terça-feira, 29 de julho de 2014

Coluna Osni R. Mello 23 Julho



“O otimista é um tolo. O pessimista, um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso” Ariano Suassuna



Rotativo e semáforos 


O vereador Moacir D’Agostini (DEM) levantou dois assuntos na Câmara de Vereadores Esta semana. O primeiro em relação ao estacionamento rotativo de Caçador, que virou uma bagunça. De acordo com o vereador tem proprietário que estaciona o seu veículo pela manha e só retira a tarde, quando retorna do trabalho. A prefeitura ou os responsáveis pelo estacionamento precisam fazer cumprir a suas regras, a cada período estacionado o proprietário tem que movimentar o veículo e procurar outra vaga. Fazendo o estacionamento ser realmente rotativo e dar a oportunidade para outros usuários.





Rotativo e semáforos 1


Outro assunto comentado pelo vereador Moacir D’Agostini (DEM) foi sobre os novos semáforos instalados em Caçador, que são equipados com sinal luminoso de contagem regressiva para a travessia de pedestres. Para o vereador os pedestres precisam de uma conscientização sobre a correta utilização do equipamento, pois alguns não respeitam e correm o risco de atropelamento. “Os motoristas estão cuidando do sinal direcionado para eles e quando abre arrancam com seus veículos. O que esta acontecendo é que os pedestres não estão respeitando o mesmo sinal para eles”, observou o vereador, afirmando que do Código Trânsito Brasileiro estão previstas  multas para os motoristas que avançam o sinal e que uma parte destes recursos sejam investidos em educação para o trânsito. 



Mudar por mudar não nos interessa


A palavra mais ouvida ate o momento e que provavelmente será ouvida até o final desta campanha eleitoral é mudança. Inevitável para alguns, sinal de alerta para outros, a palavra mudança tem sido utilizada a esmo pelos candidatos, principalmente os de oposição, para conquistar a simpatia dos eleitores e, por consequência, o voto.

            Mas de que tipo de mudança estamos falando: de pessoas, de processos ou de paradigmas. Certamente que a percepção de mudança dos candidatos esta amparada nas manifestações de junho de 2013 e, provavelmente, em pesquisas qualitativas. Então esta percepção e esta pesquisa certamente indicam que a mudança que todos esperamos não tem nada ver com mudar de candidato, de partido.

            Não estamos a fim de mudar por que o candidato é neto daquele político histórico, opção que cabe para dois dos principais candidatos. Muito menos a continuidade de um projeto que a cada dia se torna mais acanhado pela falta de ousadia para quebrar paradigmas. Precisamos sim de novas pessoas, com novas ideias, propondo novos processos e principalmente que quebrem paradigmas.

            Portanto quando um candidato falar em mudanças é bom pesquisar e não se iludir. Em se tratando de política, infelizmente o processo decisório esta nas mãos dos menos interessados em mudanças: os políticos.

Então se os mais interessados em mudanças somos nós, os cidadãos, vamos promover estas mudanças começando por votar em candidatos comprometidos com o nosso bairro, com o nosso município, com o nosso estado. Basta de projetos pessoais, de ser moeda de troca para políticos carreiristas e cabos eleitorais travestidos de candidatos. Vamos fazer valorizar o nosso voto, vamos torná-lo útil para nossa comunidade. Mudar por mudar não nos interessa.




Dobradinha


O deputado federal e candidato a reeleição Joao Rodrigues (PSD) esteve em Caçador ontem (23). Participou de almoço na Fornalha Pizzaria, onde anunciou dobradinha com a candidata a deputada estadual do seu partido Cleony Figur.




Saulo e o troco


A conjuntura não tem sido boa para o candidato a deputado federal Saulo Sperotto (PSDB). Dizem as más línguas que ele tem encontrado forte resistência dos antigos companheiros em apoiar o seu nome. Todos reclamam que no passado, na época das vacas gordas, Saulo não retribuiu a altura os apoios recebidos.




Piadista 


De um atento observador da política local. “Nesta eleição tem tanto candidato que dá até para fazer um bingo com os nomes. Cartela cheia leva”.  



Festa dos agricultores 


A Comunidade da Linha Caixa D’Água promove neste domingo (27) uma festança para comemorar o Dia dos Agricultores & Agricultoras. A festa promovida pela comunidade tem a parceria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caçador e Macieira. Na programação do evento tem Missa, Torneio de Futebol, Torneio de Bocha, Torneio Feminino de Pênaltis e almoço festivo.




OAB tem maior credibilidade


Pesquisa do Instituto Datafolha, realizada durante o mês de junho de 2014, revela que a OAB é a instituição de maior credibilidade entre aqueles que a conhecem, com índice de 72% de confiança entre os entrevistados. A entidade é seguida pelas Forças Armadas e Polícia Federal, com 70%. “Todos os grande debates da sociedade têm participação da OAB. Em Santa Catarina, estamos hoje presentes nas escolas, vamos aos hospitais verificar as condições de atendimento, participamos do aperfeiçoamento do Judiciário, cobramos melhorias no sistema carcerário, enfim...essa parceria já tem 80 anos, e o reconhecimento público da independência da OAB é reflexo disso”, observou o presidente da OAB/SC, Tullo Cavallazzi Filho.




Laboratório do MP 


A Procuradoria-Geral da República e o Ministério da Justiça assinaram ontem (23) um acordo de cooperação para instalar, no Ministério Público Federal, o Laboratório Tecnológico contra a Lavagem de Dinheiro. O governo pretende dar maior agilidade e precisão às investigações sobre este tipo de crime. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que o laboratório dará “mais agilidade, mais possibilidades de atuação e autonomia ao Ministério Público para que cumpra institucionalmente a competência que tem”. Cardozo explicou que o programa de fornecimento dos laboratórios existe desde 2006 e usou, até agora, R$ 40 milhões. “Temos 41 laboratórios entregues a várias instituições do país. A ideia é que os órgãos disponham do software, que dá grande agilidade e precisão às investigações”, justificou.

Nenhum comentário: