sexta-feira, 11 de julho de 2014

Coluna Osni R. Mello 10 Julho



"A história de toda a sociedade até hoje tem sido a história das lutas de classe" Karl Marx
 

A coragem de Adelcio


No meio político é consenso. Três gestos dos membro da executiva e ex-presidente do PMDB catarinense Adelcio Machado viabilizaram a candidatura de Dário Berger e readequaram as alianças políticas em Santa Catarina. O primeiro gesto foi quando Adelcio garantiu juridicamente que Dário Berger poderia ser candidato avulso, sem ferir o que havia sido acordado na pré-convenção. O segundo quando Adelcio aceitou, contrariando a maioria, ser suplente de Dário para disputar a convenção e o terceiro quando abriu mão da suplência em favor de Paulo Gouveia da Costa e garantiu a aliança com o DEM. Na foto o momento em que Dário é reconhecido como o vencedor da convenção que garantiu sua candidatura ao Senado.
 
 

Vice prefeita confiante na vinda da UFFS


A vice-prefeita Luciane Pereira (PT) esta confiante na conquista do Campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) por Caçador. Luciane afirmou que o projeto de Caçador é o mais bem elaborado e o que foi melhor apresentado. 

“Nos trabalhamos com a seguinte situação, São Miguel do Oeste esta batalhando por um campus da UFFS desde 2005, então um dos projetos deve ser implantado lá. O outro campus esta entre Caçador e agora Três Barras e Canoinhas, mas temos plena confiança de que o nosso projeto e a nossa condição é melhor.

            Luciane comentou também sobre os cursos que serão oferecidos pela Universidade nos primeiros cinco anos e nos cinco anos seguintes. “Foram escolhidos os cursos da área de Ciências Sociais por que o estudo preliminar indicou esta necessidade. E quando os técnicos da UFFS fizerem a apreciação do projeto isso ficará evidente. Isso conta pontos a nosso favor, por que estaremos propondo um projeto que vai de encontro as necessidades”, observou.

            Luciane revelou ainda que para os cinco anos seguintes o projeto prevê a implantação de cursos na área da saúde e que a Universidade terá um funcionamento diferenciado. “A universidade vai oferecer cursos em período integral (manha e tarde) e bolsas de estudo. No primeiro período o acadêmico faz um processo de nivelamento e no segundo participa das aulas. Essa metodologia já é aplicada nos outros campi da UFFS e tem por objetivo preparar melhor os profissionais”, afirmou.




Faltou dizer


De acordo com a vice-prefeita Luciane Pereira (PT) a implantação da UFFS na área das ciências sociais fica evidente por que ela como professora se depara com alunos do quarto e quinto ano que não sabem fazer uma divisão e a maioria nem interpretar um texto. Afirmou que esta deficiência é levada para os níveis superiores, segundo grau, e acabam prejudicando o estudante na universidade. Na sua visão a implantação dos cursos de ciências sociais (pedagogia, direito, matemática, biologia e afins) tem o objetivo de elevar o nível da educação como um todo, para que os alunos saiam do ensino médio com chance de participar do vestibular ou do Enem. “E mudar a realidade de hoje, que temos alunos que terminam o ano com o caderno sem nenhuma anotação”, frisou. 




Macieira adquire novo trator de esteira 


Esta semana, o município de Macieira recebeu um novo trator de esteira, que será utilizado pela Secretaria de Agricultura. De acordo com o prefeito, Emerson Zanella, o trator foi adquirido pelo valor de 570 mil reais, sendo 458 mil, liberados por meio do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam) e 112 mil reais de contrapartida da prefeitura com recursos do município. “O trator já está à disposição dos agricultores, e é, com certeza, mais uma importante conquista para o nosso município, que é constituído, principalmente, pela agricultura”, disse o prefeito.





Vereadores voltam ao PA 


Os vereadores Carlos Evandro Luz e Glaci Pereira, ambos do PMDB, voltaram ao Pronto Atendimento na quarta-feira para conferir como estavam os atendimentos após a demissão dos médicos Sandro Bischoffe e André Meira, oficializado na terça-feira (8). Carlão disse que encontrou um grande número de pessoas aguardando o atendimento, pois apenas o Dr. Nadir Bica estava trabalhando e havia atendido mais de 150 pessoas no seu horário. Carlão tomou a iniciativa de solicitar à ajuda do Dr. Youssef Elias Ammar, que antecipou seu horário de plantão para atender a grande demanda que aguardava na fila de espera com o apoio do Dr. Matheus Moro. Por volta das 22h30 o atendimento foi normalizado. A vereadora Glaci agradeceu a disponibilidade dos médicos e afirmou que os vereadores vão continuar trabalhando pelo bem estar da comunidade.




Torcida


O prefeito da capital Cesar Souza Junior (PSD) foi o primeiro a manifestar apoio a pretensão de Dário Berger de ser candidato a senador. Com Dário senador, Souza Junior sabe que terá uma reeleição mais tranquila, pois não terá um candidato com potencial para enfrenta-lo.     




Nenhum comentário: