quinta-feira, 5 de junho de 2014

Coluna Osni R. Mello 3 Junho


"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã" Leonardo da Vinci




Comissão caçadorense visita reitor da UFFS


O prefeito Beto Comazzetto (PMDB), o vereador Valmor de Paula (PT), o chefe de gabinete Mario Cachinski e o professor Pierry Teza do IFSC fizeram uma visita ao reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Jaime Giolo, na semana que passou.

De acordo com o vereador Valmor foram em busca de informações para entender o que seria possível para a nossa região. Nas duas horas do encontro o reitor demonstrou preocupação com a dívida que os governos Federal e Estadual têm com a nossa região e que pode ser superada com educação.

            Em relação aos cursos o reitor deixou claro que na área das engenharias já é de concórdia e que na área da saúde as dificuldades seriam muito grandes. Mas que na área das licenciaturas e das ciências sociais ele vê com bons olhos e que seria mais fácil esta conquista.

Diante disso resolveram fazer uma reunião de mobilização e reuniram na segunda-feira seis dos sete prefeitos da 10ª SDR, onde todos declararam apoio a Caçador como polo da universidade e o prefeito de Matos Costa se comprometeu a entrar em contato com os prefeitos da divisa do Paraná para que também integrem o movimento.

Ontem (3) a tarde as três comissões – infraestrutura, oferta de demanda e divulgação - que estão preparando a proposta de Caçador se reuniram na Câmara de Vereadores. A maior parte do debate foi em torno dos cursos oferecidos em Caçador. Mas como o reitor já deixou claro as dificuldades para implantação de cursos na área da saúde, pouco se tem a debater.




Licitações fraudadas na SDR


O secretário regional Francisco Stefanes (PSDB) convocou ontem (3) a tarde uma coletiva de imprensa para explicar a demissão dos servidores: Marinez Ribeiro, Romualdo de Souza e Karila Thomé, por suspeita de fraude em licitações conforme a Casa Civil. Notícia veiculada por Moacir Pereira, que deve ser confirmada pelo Diário Oficial nos próximos dias. 

Chico afirmou que havia denunciado as fraudes, mas seu objetivo não é o de criar fato político, mas elucidar o assunto. Comentou que antes fazer a denuncia conversou com um líder político e foi aconselhado a tomar estas providências. Sobre as fraudes afirmou que foi procurado por um dos servidores envolvidos com um pedido para autorizar o pagamento da reforma do refeitório da SDR, no valor de R$ 49.581,69, obra que não foi realizada, pois os recursos seriam utilizados para pagar uma dívida antiga.

Como ele não concordou em assinar a ordem de pagamento, uma assinatura digital foi criada no seu nome no SIGEFE e o pagamento em duas parcelas autorizado, sem contrato. “Eu tomei conhecimento disso quando uma auditoria esteve aqui na SDR em fevereiro e denunciei o caso à promotoria”, afirmou Chico, revelando que nunca fez pagamentos desta forma por não confiar.

Chico também comentou outros quatro casos, que ele denunciou para o Tribunal de contas e para o Ministério Público e estão sendo investigados. E que a demissão dos servidores foi realizada a partir das investigações da auditoria. “Já sofri algumas ameaças e sei que também posso ser penalizado como gestor. Entretanto saio de cabeça erguida, por que aqui na SDR eu nunca tive partido político e sempre fiz o que achava correto”, finalizou. 





De consenso 


Interlocutores próximos ao deputado Valdir Cobalchini (PMDB) garantem que o projeto para ocupar a vaga de vice-governador já tem o apoio natural dos delegados que votaram pela candidatura própria e que representam 40% do partido. Para conseguir os outros 10% é fácil, basta computar os votos do grupo de Cobalchini, que apoiou a continuidade da aliança. Como disputa não é do seu perfil, Cobalchini vai tentar convencer Pinho Moreira e as demais lideranças do partido que o seu nome é o melhor para o futuro do partido. 




Amarp com a UFFS


O chefe de gabinete do prefeito de Caçador, Mario Cachinski, revelou que na reunião desta segunda-feira (2) com os prefeitos da região da 10ª SDR, o prefeito de Lebon Régis, Padre Labas (PSDB) - presidente da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp), - se comprometeu em mobilizar os 14 prefeitos em prol da UFFS. Desta forma ficou acertado que na próxima terça-feira (10), às 9h, os prefeitos se reúnem em Caçador para tratar do assunto. 



Mobilização pela UFFS 


Um dos comentários do reitor da UFFS Jaime Giolo foi sobre a falta de mobilização política em torno do assunto em Caçador. Na audiência pública em Três Barras participaram 10 prefeitos e 500 pessoas. Em Caçador foram três prefeitos e 300 pessoas. Se a mobilização não ganhar corpo, mesmo com maiores condições: aeroporto, rodovias, posição geográfica, cidade com mais serviços, Caçador pode perder a parada para Três Barras. Lembrando que a decisão sobre a instalação será tomada em 2015, pelo próximo ministro da educação.




Convenção Nacional do PMDB

No dia 10 de junho os 32 delegados catarinenses participam da convenção nacional do PMDB. A convenção é para aprovar a coligação do PMDB com o PT, em nível nacional, e o nome de Michel Temer como candidato a vice-presidente. O PMDB catarinense tem direito a 48 votos, sendo o 4º estado em número de votos. Hoje (4) as deputadas Ada de Luca e Dirce Heiderscheidt apresentam ao presidente do partido um plano de ação para a reestruturação do PMDB Mulher em Santa Catarina. As deputadas já definiram que serão oficializadas 36 coordenadorias regionais do segmento, bem como uma nova executiva, após o mapeamento nos municípios. O PMDB tem sete prefeitas e 132 vereadoras, além de duas deputadas na Assembleia. A comissão interna do PMDB se reúne novamente no final de semana.

Nenhum comentário: