sexta-feira, 27 de junho de 2014

Coluna Osni R. Mello 25 Junho

“O que fazemos é importante, mas o que não fazemos para mudar o mundo é mais importante, pois estamos deixando que as mazelas se propaguem” Reitor Adelcio dos Santos no Seminário Municipal dos ODM




Uniarp lidera o “Nós Podemos SC” municipal


A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), que já é signatária dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) desde 2011, realizou ontem (25) a tarde um seminário com o objetivo de municipalizar o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e o Movimento Nós Podemos Santa Catarina – entidades que promovem os ODM - em Caçador.

            O núcleo municipal, que é formado por entidades públicas e privadas, tem por objetivo mobilizar e articular ações que promovam os “8 Jeitos de Mudar O mundo”: 1 - Acabar com a fome e a miséria; 2 - Oferecer educação básica de qualidade para todos; 3 - Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; 4 - Reduzir a mortalidade infantil; 5 - Melhorar a saúde das gestantes; 6 - Combater a Aids, a malária e outras doenças; 7 - Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e 8 - Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

            O seminário Foi conduzido pelo Psicopedagogo e Conselheiro Tutelar, Dilmar Franchini, integrante do movimento Nós Podemos SC, que explicou como foram instituídos os ODMs, seus objetivos, como eles podem ser alcançados e até suas vantagens para quem os promove. “Todos nós, de alguma forma, contribuímos para os ODM, mas com a municipalização do processo queremos acompanhar os objetivos que estão sendo realizados e promover ações para os que faltam”, observou Franchini, demonstrando que os objetivos podem ser acompanhados pelo portalodm.com.br.

            Franchini comentou ainda sobre o que o núcleo municipal do Nós Podemos SC pode realizar. Iniciando por juntar e promover as instituições que realizam ações que promovem o mesmo objetivo. “As instituições ligadas ao movimento Nós Podemos SC tem diversas ações de promoção que precisam ser copiadas. Garanto que aqui em Caçador também existem ações que podem ser copiadas por outras cidades e entidades”, afirmou.    





Plano de Saneamento 


A Prefeitura de Caçador através da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundema) realiza nesta quinta-feira (26), às 19h30, no Plenário Joaquim Scolaro da Câmara Municipal de Vereadores, Audiência Pública de Validação da 1ª Revisão do Plano de Saneamento do Município. Toda a população está convidada a participar deste encontro que discutirá as melhorias para o saneamento básico de Caçador.




Uniarp e os ODM 


Durante o Seminário Municipal Para o Alcance do ODM a Uniarp apresentou algumas ações promovidas pela entidade com este objetivo. AUniversidade Aberta da Melhor Idade Uami, que completou dez anos e atende 380 pessoas dos 40 aos 84 anos, é uma delas. Com núcleos em Caçador, Fraiburgo, Lebon Régis e Santa Cecília. Outro projeto é o Projeto Insight: Percepção, que atende 30 crianças e adolescentes, semanalmente, que apresentam dificuldades ou distúrbios na aprendizagem. Além destes a Uniarp também mantém os projetos: Amigos do Handebol que atende 87 crianças da comunidade, Clinica Escola de Fisioterapia, que atende 20 pessoas semanalmente, além dos projetos dos acadêmicos em todos os municípios da região.  




Diário da Copa


Como hoje não aconteceu nada na Copa Do Mundo, a não ser o jogo da Argentina, não temos o que comentar. Aguardemos amanhã, com os jogos entre Coreia do Sul e Bélgica e Argélia e Rússia, que encerram a fase de classificação. Que venha o mata-mata, que venha o Chile.     




Chernobyl


Você sabia que as metas do milênio, que foram estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, surgiram por causa do acidente nuclear de Chernobyl. Com o apoio de 191 nações os hoje conhecidos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), foram uma resposta para a vulnerabilidade do Planeta Terra, frente acidentes e males como a fome e a doença. Hoje o movimento conta com o envolvimento do governo, empresas e sociedade civil organizada em prol dos mesmos objetivos.




Números


A pergunta que não quer calar. O PMDB é o maior partido de Santa Catarina, com 105 prefeitos, 71 vice-prefeitos e 871 vereadores. Nas eleições de 2012, contabilizou 1.083.468 de votos. Além disso, o partido também conta com a maior representatividade na Assembleia Legislativa (10 deputados estaduais), no Congresso Nacional (5 deputados federais e 2 senadores). Mais o vice-governador Eduardo Pinho Moreira.




Números 1


Vai se dobrar as imposições do quarto partido, no caso o PP, que na eleição de 2012 recebeu 462.300 votos. Perdendo o posto para o PT e para o PSD que sequer existia até a eleição. Partido que era o segundo até a eleição de 2008, mas diminuiu a sua participação no número de prefeitos de 56 em 2008 para 52 em 2012, sendo superado pelo PSD, que hoje conta com 59 prefeitos. 




Financiamento de Campanha 

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina lança hoje (26) a campanha “Ação pela Transparência e Contra a Corrupção no Financiamento das Campanhas Eleitorais”. A iniciativa pretende contribuir para uma eleição mais transparente e ao mesmo tempo incentivar o cidadão a participar. Sob o slogan “Sou Cidadão. Digo Não à Corrupção” a Justiça Eleitoral Catarinense quer obter o engajamento das instituições públicas, das entidades da sociedade e dos cidadãos na campanha eleitoral deste ano e assim contar com um importante aliado no combate à corrupção no processo eleitoral.

Nenhum comentário: