quarta-feira, 11 de junho de 2014

Coluna Osni R. Mello 10 Junho



"Termos consciência de sermos ignorantes é um grande passo para o conhecimento" Benjamin Disraeli




Caçador lança campanha pela UFFS/meiooeste


Com a presença de prefeitos e representantes das 14 prefeitura que fazem parte da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp), lideranças políticas e representantes de entidades, foi lançada ontem (10) a campanha com a candidatura de Caçador como sede do Campus Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) no Meio Oeste.

            A partir de ontem, além das comissões que trabalham a preparação das informações que serão apresentadas no dia 3 de julho, as prefeituras dos 69 municípios e a comunidade serão integradas na campanha regional. Campanha com distribuição de adesivos, fapage no Facebook (Uffs meiooeste), no ar desde ontem, comercial de TV que deve ir ao ar nos próximos dias, moção de todas as Prefeituras e Câmaras de Vereadores da região, entre outras ações.

            A apresentação para os prefeitos teve duas contribuições importantes. A primeira foi da pesquisadora e doutoranda da UFSC, Márcia Regina Damo, que trabalhou no Ministério da Integração Nacional, no desenvolvimento da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul (396 municípios dos estados de PR, SC e RG), da qual Caçador faz parte. Márcia revelou ainda que a criação da UFFS é uma das ações do projeto para a mesorregião e que a defesa da candidatura do Meio Oeste deve apelar para este argumento.

               A segunda contribuição foi do professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de Caçador Pierre Teza. O professor revelou algumas informações que farão parte da defesa do Meio Oeste no dia 3 de julho. Que a universidade vai atender mais de 900 pessoas (IBGE 2010), mais de 200 mil somente nos municípios da Amarp; Que as universidades gratuitas estão na borda ou fora do raio de 150 Km do polo Caçador; que dos 69 municípios que formam a região apenas seis ficam a mais de 10 Km, sendo o mais distante Santa Terezinha (180 Km).

            A apresentação foi conduzida pelo secretário de indústria e Comércio, Leonardo Antunes, que fez algumas observações sobre o processo que será desencadeado a partir de agora. “Vamos solicitar as Prefeituras e Câmaras a confecção de moção de apoio; estamos colhendo imagens dos municípios que fazem parte da campanha para o vídeo de apresentação; enviando convites para as prefeituras que ainda não estão no processo e para os prefeitos para que estejam presentes no dia da apresentação e outros”, observou.   





Emenda incentiva agricultura


Os vereadores Moacir Elvis D’Agostini (DEM) e Ricardo Pelegrinello (PT), presidente e relator da Comissão de Indústria e Comércio, Agricultura e Meio Ambiente, apresentaram uma emenda modificativa (01/2014) para o Projeto de Lei nº 033/2014, que autoriza o Poder Executivo Municipal a efetuar serviços de máquinas e equipamentos em propriedades particulares rurais do município, como incentivo a agropecuária. Mas retira do texto a manutenção das estradas vicinais, que eles entendem ser atribuição da secretaria de Infraestrutura e não da agricultura mediante o incentivo.

Pela nova redação do Artigo 1º: “O Poder Executivo Municipal, com o objetivo de incentivar a agropecuária, fica autorizado a prestar em propriedades particulares rurais, para os produtores rurais do município de Caçador, serviços de terraplanagem, açudagem, destoca, assoreamento, manutenção das estradas de acesso à casa do produtor rural e às lavouras, bem como sua conservação e zelo e outros que resultem em benefício da produção rural, mediante o pagamento de preço público da hora/máquina, com máquinas de propriedade do Município, de terceiros que estejam a sua disposição ou ainda que forem contratadas, pela Administração Municipal, gerando assim um aumento na produção e incentivo para permanência do produtor rural no campo”.




Forçada de Pinho


Corre nos bastidores, segundo fonte bem informada da Capital, que o jantar entre o presidente do PMDB Eduardo Pinho Moreira e o deputado Valdir Cobalchini (PMDB) não foi totalmente amistoso. Pinho teria dito para Cobalchini que mesmo sabendo que poderia perder na convenção, não abriria mão da candidatura de vice-governador.  Disse também que se isso acontecesse o partido sairia rachado, pois o pessoal do Sul não o apoiaria.




Sonho


A mais recente manifestação do deputado Valdir Cobalchini (PMDB), afirmando que será candidato a deputado estadual, deve ter tirado o sono, ou o sonho, de muita gente. Agora que o deputado mais votado do PMDB voltou para a disputa será que teremos aquela plêiade de candidatos, ou muitos vão pensar melhor. O que mais perde é o deputado Reno Caramori (PP), que terá que dividir os votos com Cobal. A conferir. 




892 laboratórios


O diretor regional do Senai, Sérgio Roberto Arruda, destacou durante a inauguração do Laboratório da Tecnologia de Bebidas (Lateb), em Pinheiro Preto, que o Senai possui mais laboratórios (892) do que salas de aula (594) em Santa Catarina. Arruda também citou as três linhas de atuação da entidade: educação profissional, apoio à inovação, e serviços técnicos e tecnológicos, salientando que a instituição passa por um novo momento, com a implantação de 63 institutos de tecnologia e 25 de inovação no País, dos quais, respectivamente, sete e três estão em Santa Catarina.




Piscicultores 


A Associação de Piscicultores de Caçador realizou na semana que passou reunião com representantes da 10ª SDR e da Prefeitura de Caçador para debater a implantação de um entreposto para o beneficiamento de peixes para comercialização. O projeto esta bem adiantado e deve ser implantado na Praça Concórdia, onde também seria implantado a estrutura para venda. 




11 anos de luta


Em sessão do legislativo na semana que passou o vereador Neri Vezaro (PMDB) comemorou a oficialização da Universidade do Desenvolvimento de Santa Catarina (Udesc) em Caçador. Lembrou que a implantação da Udesc foi uma luta de aproximadamente 11 anos. Mobilização que também contou com a participação de muitas pessoas e até de um abaixo assinado organizado pela Camara de Vereadores. Afirmou ainda que este deve ser o espírito em relação ao projeto da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Nenhum comentário: