quarta-feira, 14 de maio de 2014

Coluna Osni R. Mello 13 maio



"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento" Isaac Newton




Maninho em Brasília


O prefeito de Macieira, Emerson Zanella, embarcou na segunda-feira (12) para Brasília. Na capital Maninho se unir a centenas de prefeitos de todo o país para participar da Marcha dos Prefeitos. Oportunidade para unidos reivindicarem soluções para interesses comuns dos municípios diretamente à presidente da República. Maninho viajou acompanhado dos vereadores: Airton Lazarotti e Milton Basani. Prefeito e vereadores retornam na quinta-feira (15).










Cassado ou não perde a comunidade


Quando a Câmara de Vereadores bancou o aumento no número de legisladores de 10 para 13 – contra a vontade de uma parte da comunidade que entendia que como estava era suficiente – o objetivo era dar mais representatividade e abertura para o legislativo municipal.

Na legislatura seguinte descobrimos que um dos vereadores escolhidos, por força de seu ofício – pastor evangélico – teve ou quis mudar de cidade, mas em nenhum momento veio a público revelar o fato e explicar as medidas para minimizar o seu afastamento. Também não tomou a iniciativa de renunciar ao cargo em benefício do seu suplente, para que continuasse representando a comunidade.

O que se seguiu foi um processo movido pelo Ministério Público (MP) local, para investigar o que estava na boca do povo. O vereador Vilso Soares - Pastor Vilso -não residia mais em Caçador, inclusive havia alugado e colocado à venda a casa onde alegava residir e pasmem, quando vinha a Caçador para participar das sessões ordinárias se hospedava em um hotel.

            Agora o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar escolhido para dar um parecer para o caso pediu a cassação do vereador, seguindo o que entendeu o MP. Entretanto, já se ouviu da boca do próprio Pastor Vilso, que se a decisão do plenário lhe for desfavorável, ele vai recorrer da decisão na justiça.

E daí meus amigos, até que se estabeleça que focinho de porco não é tomada, a comunidade teve que pagar e não recebeu nenhuma contrapartida. Reforçando a tese da minoria, de que nem sempre quantidade é adjetivo para qualidade. É necessário mais. Um rigoroso critério de avaliação de integração social, para não ser ludibriado por aventureiros.  




Reforma do trem 


O vereador Jorge Antonio Savi (PSD), fez indicação para que o setor competente da municipalidade providencie a reforma dos vagões e da Maria Fumaça localizada junto ao Museu do Contestado. A iniciativa tem o meu apoio, mas, entendo que não haverá recursos e nem capacidade técnica para tal se um processo ou projeto maior for encampado pela Administração Municipal. O Governo Federal tem muitos recursos em vários fundos que podem ser acionados na cultura e no turismo. O que nos falta é um projeto ou pessoas com capacidade e vontade para levá-lo até o fim. Quem se habilita




Cobal na Itália


O deputado estadual Valdir Cobalchini informou via redes sociais que a partir desta quarta-feira (14) estará na Itália em missão oficial representando o Poder Legislativo de SC. Ainda hoje participa de reuniões no Ministério de Desenvolvimento Econômico e dos Transportes do Governo Italiano, onde será apresentado o sistema de monitoramento de rodovias e veículos na Comunidade Européia.

Na quinta-feira, com representantes da Epagri, participa da assinatura de protocolo de intenções entre SC e Ministério de Políticas Agrícolas da Itália, para intercâmbio na cultura e pesquisa do vinho. Na sexta, ainda com técnicos da Epagri, com o presidente do Sindicato do Vinho de SC Celso Panceri e com o prefeito de São Joaquim, Humberto Briguenthi, participa do seminário "Confragricoltura" que trata de parcerias para desenvolvimento da qualidade do vinho de SC. A comitiva retorna no sábado ao Brasil.




Sustentar 2014 


A Assembleia Legislativa de Santa Catarina recebe nos dias 22 e 23 de maio o 5° Fórum de Energias Renováveis e Consumo Responsável – Sustentar, uma realização da Comissão de Economia, Ciência e Tecnologia, Minas e Energia. No lançamento do evento, ontem (13), o presidente da comissão, deputado estadual Dirceu Dresch (PT), recebeu o diretor Geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), José Graziano da Silva, primeiro latino-americano a ocupar este cargo na agência.



Sustentar 2014 1


O Sustentar 2014 debaterá alternativas e ações voltadas à produção e consumo de alimentos, geração individual de energia, criação de empregos "verdes" e à destinação sustentável e correta dos resíduos. “Pequenas centrais hidrelétricas, energia eólica, biodigestores, são tecnologias de energia limpa já utilizadas em Santa Catarina, mas o estado e o Brasil podem avançar mais nessa discussão”, afirmou o deputado Dresch. A participação no Sustentar é gratuita e aberta ao público, que deve se inscrever pelo site da Assembleia: www.alesc.sc.gov.br.



Pensata


“Tem candidatos afirmando que os brasileiros querem o novo, e até se candidatam a ser este novo. Mas o novo sem projetos, propostas e perspectivas tem outro nome: é marketing”




Comitê do Rio do Peixe


Será realizada nesta quarta-feira (14) a 1ª Assembleia Geral Ordinária de 2014 do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Rio do Peixe. O encontro será realizado no Auditório da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Caçador a partir das 15h. Na pauta: Desenvolvimento das Ações previstas para 2013 e 2014; Projeto Fehidro 2014; Discussão e Aprovação de Projetos para o SC Rural; Aprovação e Criação das Câmaras Técnicas; Acompanhamento e Substituição de Membros e Entidades no Comitê e Assuntos Gerais.  

Nenhum comentário: