terça-feira, 29 de abril de 2014

Coluna Osni R. Mello 28 Abril





“Na Finlândia a Universidade tem que atender primeiro os que necessitam mais e depois os outros. Este é o nosso projeto para a UFFS, quando temos 36 de 40 vagas para estudantes da escola pública” Jaime Giolo reitor da UFFS




Cobalchini destina R$ 500 mil para o Maicé


Em solenidade rápida no Hospital Maicé, ontem (28) pela manhã, o deputado Valdir Cobalchini (PMDB) recebeu o pedido formal do presidente do Conselho Consultivo do Maicé, Leonir Tesser, para a destinação de R$ 500 mil para as obras e reforma e adequação do Hospital. Cobalchini garantiu a disponibilidade dos recursos, provenientes da sua cota como deputado, e Tesser que serão investidos nas obras já em andamento de instalação de mais três leitos de UTI e reforma do Centro Cirúrgico, entre outras.


O deputado Valdir Cobalchini disse que esses recursos fazem parte de uma estratégia sua de privilegiar algumas entidades Como o Hospital Maicé, Apae, Apas, Aceias e os Bombeiros Voluntários, que são entidades que representam bem a comunidade Caçadorense. “Também queria dizer que estou muito feliz e animado pois estou vendo que um esforço do passado – para a construção e a manutenção do hospital até este momento – esta sendo dignificado, com este abraço que as entidades e as pessoas estão fazendo ao hospital”, afirmou.

A solenidade de entrega foi acompanhada por lideranças políticas e por representantes de entidades, que tiveram a oportunidade de visitar os novos espaços do hospital, que estão recebendo as obras e os novos equipamentos.




Caçador quer um campus da UFFS


No dia que se comemora o Dia da Educação, 28 de abril, Caçador e região tomaram uma decisão muito importante. Reunidos em Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Caçador, comunidade e representantes da região decidiram que irão fazer uma mobilização pela instalação de um Campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em Caçador.

            A Audiência Pública, que em Caçador é liderada pelos vereadores Flávio Henrique, Valmor de Paula e Ricardo Pelegrinello, contou com a participação do deputado federal e membro da comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Pedro Uczai (PT), do reitor da UFFS Prof. Dr. Jaime Giolo, do deputado Estadual Padre Pedro (PT), do prefeito Beto Comazzetto (PMDB), entre outras autoridades.  

            Na primeira parte as autoridades, representantes de entidades e comunidade, apresentaram os motivos e solicitaram a instalação da Universidade em Caçador. Entre estes números um que aponta que temos 6.800 alunos cursando o ensino médio e as duas entidades que oferecem ensino superior não atendem 30% da demanda. Na segunda parte o reitor Jaime Giolo apresentou o projeto de expansão da UFFS e como será feito o processo de qualificação de Caçador para sediar o campus.

            No final o deputado Pedro Uczai pediu um aplauso de quem concordava com o pleito da UFFS em Caçador e deu os encaminhamentos futuros para que isso seja realizado. Ficou estabelecido que sera criada uma grande comissão, com representantes de todas as entidades que quiserem contribuir com o processo, e esta comissão nomeara subcomissões temáticas para realizar os processos necessários para o projeto que será encaminhado para o Ministério da Educação.





UFFS tem que ser em Caçador


Durante a Audiência Pública para debater a instalação da Universidade da Fronteira Sul  (UFFS) representante de entidade de Fraiburgo colocou a disposição o seu município para a instalação do Campus. Alegou que Fraiburgo tinha o mesmo direito que Caçador e outras cidades. Teve o seu sonho destruído pelo reitor Jaime Giolo, que afirmou que um dos motivos de atração de professores e alunos é o Campus estar em uma cidade que tenha o mínimo de infraestrutura. Disse também que neste modelo de universidade multicampi - que é novo – algumas universidades foram instaladas em municípios pequenos e estão tendo problemas para atrair alunos e professores. Para o Reitor a questão da concorrência também é um fator positivo, pois nas cidades onde a UFFS foi instalada, como Chapecó, também aumentaram as matrículas das outras universidades. “A cidade acaba se tornando um polo de educação e uma universidade complementando a outra. O que é muito positivo”, afirmou.




Cobalchini no jogo


O Deputado Valdir Cobalchini esta feliz com desfecho da pré-convenção do PMDB e disse que agora entram numa fase de negociação para indicar os nomes que irão concorrer por cada partido. Afirmou que continua trabalhando o seu projeto para deputado estadual, mas com um olho na majoritária, onde considera que para a vaga de vice-governador só há dois nomes: o do atual vice-governador Eduardo Pinho Moreira e o seu. “O Eduardo é candidato natural, mas eu posso entrar numa composição com a ala mais conservadora do partido, que queria a candidatura própria, onde tenho amigos e bom tramite”, observou. Afirmou também que vai trabalhar pela unidade do partido e pelo cumprimento do acordo para 2018, onde espera ser o candidato preferido do partido e dos catarinenses. “Tenho trabalhado e vou trabalhar muito mais para merecer esta honra”, finalizou.






Cardíacos 


O presidente do Conselho consultivo do Hospital Maicé, Leonir Tesser, fez uma revelação importante para justificar os investimentos na unidade de Hemodinâmica que será instalada no hospital. Depois de Blumenau, Caçador é a cidade que mais tem casos de Infarto Cardíacos. 




Prefeitura tem novo telefone


A Prefeitura de Caçador está migrando do sistema analógico para digital e com isso o número de telefone está sendo alterado. Para fazer contato com a Prefeitura será necessário digitar: 3666-2400, sendo que através dele estarão interligados 100 ramais. A mudança permitiu que a Prefeitura de Caçador alterasse de 63 ramais distribuídos pelos departamentos, para 100, que poderão ser aumentados conforme a necessidade.

Nenhum comentário: