quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Coluna Osni R. Mello 19 Fevereiro




"Os homens são como as ondas, quando uma geração floresce, a outra declina" Homero




Reunião do PMDB


O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) realiza nesta sexta-feira (21), na sede Social da Auto Coletivo Caçador, a partir das 20h, uma reunião com os seus lideres. A presidente do PMDB de Caçador, Silvane Panceri, afirmou que a reunião foi convocada pelo secretário de infraestrutura, deputado Valdir Cobalchini, com o objetivo de avaliar todas as perspectivas e possibilidades do pleito de 2014. “O encontro que vai reunir as principais lideranças do partido também tem o objetivo de fazer uma prestação de contas das atividades e avaliar as possibilidades e os parceiros da eleição de 2014”, afirmou Silvane.





O PSDB amarelou


A renúncia do deputado Eduardo Azeredo (PSDB), envolvido no processo do Mensalão Mineiro, é muito esclarecedor. Primeiro por que o PSDB, diferente do PT, amarelou e pediu para seu filiado renunciar para não prejudicar o partido.

No fundo, toda renuncia é uma confissão de culpa. Se tivesse certeza da inocência, como alega o deputado, enfrentaria o tribunal. Com o apoio do partido, que também é beneficiário do sucesso do político.

            Acontece que 2014 é ano eleitoral e o candidato a presidente do PSDB, Aécio Neves, é do mesmo estado do deputado acusado de corrupção. Atrás nas pesquisas o PSDB não quer saber de publicidade negativa. Não quer sofrer o que o PT sofreu na eleição de 2012 com o processo do Mensalão. O que revela uma falta de solidariedade.

Por outro lado Azeredo, conhecedor que é do processo e de suas implicações, resolveu apostar que sem o foro privilegiado o processo volte para uma instância inferior e ele saia ileso.

Neste caso o STF, com seu presidente midiático Joaquim Barbosa, terá a oportunidade de mostrar que a corte suprema realmente mudou. Que a exemplo do processo AP 470 (mensalão do PT), que tinha três envolvidos com mandato e julgou 38 no STF – última instancia. Vai manter o processo de Azeredo no tribunal.

Senão vira feira.   




Acessibilidade


A acessibilidade foi tema da Palavra Livre da Câmara de Vereadores de Caçador na sessão desta terça-feira (18), com apresentação do professor do SESC Ler, Cristiano Cesar Dräger. Na mesma sessão foi entregue um abaixo-assinado com mais de 400 assinaturas, colhido por diversas entidades representativas das pessoas com deficiência, pedindo a ação do executivo municipal para resolver as questões de mobilidade. A prefeitura poderia começar resolvendo o problema de mobilidade no prédio azul, que não tem acesso para o segundo piso. A mesma medida poderia ser tomada por outras repartições públicas que também não oferecem esta condição.




Dr. Nadir volta a Caçador


O clinico geral Dr. Nadir Bica Pereira está de volta a Caçador. Quem utiliza os serviços de saúde no Pronto Atendimento e nos Postos de Saúde terá a oportunidade de fazer uma consulta com ele. Conhecido na área da saúde de Caçador, onde atuou nos anos de 2009 e 2010, Dr. Nadir voltou para coordenar o corpo médico da Secretaria da Saúde. Dr. Nadir que também ficou conhecido pela coragem de enfrentar a eleição de 2010 para Câmara Federal como candidato.   



 

Coordenador

O deputado federal Ronaldo Benedet assumiu ontem (19), como coordenador da Bancada Federal do PMDB de Santa Catarina, durante reunião-almoço do grupo, em Brasília. Ronaldo Benedet, em um processo de rodízio, foi eleito para substituir o deputado federal Rogério Mendonça. Sua primeira ação como coordenador da bancada foi marcar uma reunião da bancada federal com o vice-governador Eduardo Moreira, para a próxima semana. “Estou muito feliz, pelo reconhecimento dos meus colegas, daqui em diante a responsabilidade deverá ser redobrada”, enfatizou. A bancada peemedebista de Santa Catarina é a maior no Congresso Nacional dentro do partido, com sete deputados federais e dois senadores em exercício.




Greve a vista


Poderemos ter nos próximos dias mais uma greve de professores. O Conselho Deliberativo do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte) aprovou indicativo de greve dos professores e uma série de reivindicações. O indicativo de greve deve ocorrer a partir da paralisação nacional convocada pela CNTE, nos dias 17, 18 e 19 de março, com Assembleia Estadual marcada para o dia 18/03, onde a categoria deverá discutir e decidir os rumos da luta. Sem dúvida um grande pepino para Raimundo Colombo (PSD) em ano de eleição.




Empreendedores



Dados apontados pelo Sebrae, a partir da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), mostram que 71% dos pequenos negócios abertos no Brasil são motivados por uma oportunidade e não pela necessidade. Esse é o melhor índice já registrado desde o início da pesquisa, há 12 anos. Em 2002, apenas 42% das pessoas abriam uma empresa por identificar demanda no mercado, enquanto os demais tinham o empreendedorismo como única opção, por não encontrar alternativas no mercado de trabalho.




Empreendedores 1

 
Os microempreendedores individuais, microempresas e pequenas empresas – aqueles que faturam até R$ 3,6 milhões por ano – representam 99% das empresas brasileiras e são, hoje, mais de 8,3 milhões de CNPJs. Ter seu próprio negócio é um dos três principais sonhos do brasileiro, atrás apenas de comprar a casa própria e viajar pelo Brasil. Fazer carreira em uma empresa vem em oitavo lugar entre os desejos dos entrevistados.

Nenhum comentário: