quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Coluna Osni R. Mello 15 Janeiro





"Para atingir nossos propósitos é melhor que nos dirijamos à paixão dos homens, e não à sua razão" Voltaire




Confraternização do Cobal 


O secretário de estado da infraestrutura, deputado Valdir Cobalchini, realiza no próximo dia 25 de janeiro, no sítio da sua família na linha Caixa d`Água, a tradicional confraternização com a imprensa de Caçador e região. O cardápio é surpresa, mas já existem entendimentos para um jogo de futebol entre o times do Arranca Toco e o Quebra Dedo, jogo de truco e outras diversões sadias.   











 


Uma feira para mostrar o que Caçador faz


Passou da hora de Caçador ter uma feira para mostrar o que faz. Acho que já comentei sobre o assunto aqui, mas pelo visto os anos passaram e nada aconteceu. Caçador continua produzindo e aumentando o número de produtos que fabrica e não tem onde mostrar. A não ser que estejamos esperando alguém de fora fazer isto por nós?

            Este artigo nasceu da leitura de um release que recebi de Chapecó, informando sobre a Mercomóveis 2014. Dizia que a Mercomóveis, iniciada em 1998, com 4 mil visitantes, 33 expositores e negócios no valor de R$ 4,3 milhões, na última edição, de 2012, movimentou 20 mil visitantes, 150 expositores e gerou R$ 220 milhões de reais em negócios.

            Se Chapecó realiza feiras como a Mercomóveis, Mercolactea, Efapi, Logistique, Mercoagro e outras. Caçador pode se dedicar a realizar pelo menos uma feira que mostre todo o seu potencial. Pode ser uma feira multissetorial, mas com a participação efetiva dos empresários mostrando seus produtos. Vamos fazer os compradores vir até nós e não o contrário.

            Para quem duvida de nosso potencial, vamos enumerar alguns setores que podem alavancar a feira, que pode ser regional. Setor madeireiro, com diversas empresas produzindo os mais variados produtos, desde papel, até portas e móveis tipo exportação. Metal mecânico, indústrias e ponta como a Fezer, que vai passar a produzir turbinas, e a TMO, que produz equipamentos florestais de ponta.

            Achou pouco. Também temos a fabrica com a maior produtividade de sacos de papel, da Tedesco. As portas da Sincol e Adami e o MDF da Guararapes. Na área do plástico as embalagens da Maxiplast, Lamipack e Megaplast, os puxadores da Sul Brasil, que também fabrica computares e tecido não tecido.

            Também temos a Corfio, uma das líderes na produção de equipamentos elétricos e centenas de pequenas e médias empresas aguardando uma oportunidade para mostrar seu produto. Sem falar nas empresas da região que também poderiam agregar qualidade e diversidade de produtos para feira.

            Então o que esta faltando para Caçador ter uma feira de respeito. Eu diria que falta começar, mas não deve ser uma iniciativa do poder público como foi até agora. A feira deve ser de iniciativa privada ou de um grupo de entidades como: Acic, Ampe e entidades empresariais. Para que tenha vida própria e não fique a mercê do administrador do momento. O poder público entraria como apoiador.  




Dragagem
Recebo comentário do ex-prefeito de Caçador Fernando Driessen sobre texto que escrevi falando da dragagem do Rio do Peixe, realizado pela sua equipe quando estava na prefeitura. De acordo com Driessen a obra deveria ser retocada no mínimo a cada 5 anos, “seria barato e de resultados incalculáveis”, afirmou.




Justiça eleitoral


Eleitores tem até 7 de maio para quitar pendências com a Justiça Eleitoral. Até essa data, os cidadãos devem comparecer a um cartório eleitoral e requerer, caso necessitem, alistamento, transferência, revisão e obtenção da segunda via do título eleitoral. Quem perder o prazo ficará impedido de votar na próxima eleição.




Vingança


Este texto esta rodando a internet e da instruções de como bloquear o celular no caso de ele ser roubado. Todos os celulares GSM (que tem chip) têm um registro de série único que não se repete no mundo: o Código IMEI. As operadoras, é lógico, não guardam este registro para te ajudar. Só os donos do aparelho podem ter acesso ao código. Para obtê-lo digite: *#06#, Só isso e NÃO PRESSIONE "SEND". Na tela aparecerá o código IMEI. Anote-o e guarde-o em lugar seguro. Se te roubarem o celular, chame a operadora e indique o código. O celular será bloqueado completamente e mesmo que o ladrão mude de cartão ou chip, não poderá ligá-lo. Provavelmente você não vai recuperar o celular, mas terá a certeza que o ladrão também não poderá utilizá-lo nunca. Fonte: Isso é Brasil




Sai o Bric entra o Mint


Você já ouviu falar no Mint. A imprensa mundial diz que vai ouvir falar, e muito.  Mint, que no inglês é menta, foi o nome dado pelo economista Jim O’Neill, o mesmo que cunhou o termo Bric - Brasil, Rússia, Índia, China, mais a África do Sul - para México, Indonésia, Nigéria e Turquia, que ele considera os novos candidatos a se tornar gigantes econômicos nas próximas décadas. O próprio O’Neill avaliou os novos emergentes e revelou que a principal característica do grupo é a de serem países com grandes populações, é que por pelo menos por 20 anos terão ótima demografia interna. Ou seja, em todos haverá um aumento no número de pessoas capazes de trabalhar, em relação a aquelas que não trabalham.


Nenhum comentário: