sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Coluna Osni R. Mello 28 Novembro


"Os homens são miseráveis, porque não sabem ver nem entender os bens que estão ao seu alcance" Pitágoras



Moção de aplauso para Elza Bauermeister


A Câmara de Vereadores de Matos Costa realizou na segunda-feira (25) a entrega da Moção de Aplausos nº 003 para Senhora Elza Bauermeister Has de Souza. A homenagem de autoria da vereadora Danuza Rodrigues (PMDB) foi aprovada por unanimidade na Sessão Ordinária do dia 14 de outubro.

Dona Elza foi à pioneira na Criação do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), aprovado pela Lei Municipal nº 1.461 de 30/03/2007. Iniciativa para o fortalecimento do turismo rural e o desenvolvimento da agricultura familiar. Também foi a idealizadora das Caminhadas na Natureza, evento que faz parte do calendário das atrações turísticas de Matos Costa e a cada edição atrai mais participantes.

“O evento sempre contou com a disponibilidade de Dona Elza, que realizava toda a organização, fazendo trilhas na mata a próprio punho, buscando apoiadores, patrocinadores e divulgando nos meios de comunicação, tudo isto com finalidade de divulgar nossas belezas naturais, a venda de produtos coloniais, a gastronomia e ainda proporcionar o lazer e entretenimento para os moradores e visitantes”, revelou a vereadora sobre a homenageada. 


IPTU x Desenvolvimento 


Sugestão de algumas pessoas que pensam o desenvolvimento de Caçador: atrelar o aumento do IPTU a algum índice de desenvolvimento municipal. Ou seja, o IPTU sobe se o desenvolvimento melhorar. Se o desenvolvimento permanecer estagnado ou baixar o IPTU continua no mesmo patamar.

Para ajudar na visualização deste processo fomos investigar alguns índices. O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), um dos mais conceituados, aponta que Caçador, em 2010, registrou um índice de 0,7402, considerado moderado (0,6 a 0,8 pontos). Desempenho na média da maioria dos municípios catarinenses - para ser mais exato de 51,9% deles - e na média de 25% dos municípios brasileiros.    

O estudo aponta que nos últimos 10 anos, não por acaso o mesmo período que a planta de valores do IPTU não foi reajustada, o índice saiu de 0,6479 em 2000 para 0,7402 em 2010. Uma evolução da ordem de 12,47% no período, cerca de 1,25% de crescimento por ano.

Uma ideia poderia ser transformar cada ponto de evolução no índice em um percentual de ajuste no IPTU, atrelando definitivamente os investimentos em saúde, educação e emprego e renda, que são os itens que fazem parte do levantamento do índice, aos valores arrecadados com o imposto.




Índice em evolução


Se servir de consolo para os que estão revoltados com o aumento do IPTU, o crescimento de Caçador no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) tem sido constante nos últimos 10 anos e nos três quesitos pesquisados: saúde, educação, emprego e renda. Na saúde o índice saiu de 0,5634 em 2.000 para 0,7432 em 2.010. Na educação o índice foi de 0,7773 em 2.000 e de 0,8222 em 2010. O quesito emprego e renda apresentou a maior evolução, depois de uma queda acentuada em 2008, para 0,3948, em 2010 o índice evoluiu para 0,6551.




Quando o PSDB sai


A chapa esquentou para o lado do PSDB e para sua permanência no governo Raimundo Colombo (PSD). O motivo, as críticas oportunistas do presidente e virtual candidato a governador, senador Paulo Bauer. O Senador aproveitou a visita da presidente Dilma Rousseff para criticar a aliança entre PT e PSD, que também é seu aliado. No fundo os tucanos sabem que a permanência no governo é uma questão de tempo ou de motivo. Para o colunista Prisco Paraíso o desembarque dos tucanos tem data e escalão, em dezembro devem deixar o governo o primeiro escalão e os secretários regionais. Será? 



Unanimidade


De acordo com as minhas fontes o candidato preferencial a presidente de vários peemedebistas, para acabar com todas as rusgas e desavenças era Valdir Cobalchini. É claro que ele declinou e os motivos ninguém precisa explicar. 




UNIARP receberá Certificação da Alesc


A Fundação Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (FUNIARP) vai receber no dia 4 de dezembro o Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina, edição 2013. O Certificado, instituído pela lei 12.918/2004, tem como objetivo reconhecer o esforço das empresas privadas e entidades que tenham a responsabilidade social incluída em suas políticas de gestão.

A Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social fará a entrega aos agraciados em evento no Plenário Osni Régis, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Na mesma data a UNIARP recebe a Certificação ODM 2013 pelo reconhecimento das ações da instituição em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) no Estado e cumprimento das condições constantes do Termo de Adesão ao Movimento Nós Podemos Santa Catarina (MNPSC).




Do lado da comunidade


Tem gente que vai torcer o nariz para o que vou falar, mas esta nota é justamente para estes. É reconfortante ver políticos de lados opostos: Dilma Rousseff (PT) e Raimundo Colombo (PSD) – até bem pouco tempo DEM – deixando de lado os interesses pessoais e partidários, para realizar projetos que focam no interesse da comunidade. Na sua passagem por Santa Catarina a presidente Dilma Rousseff deixou evidente o seu lado estadista, atendendo aos interesses dos catarinenses. O governador Colombo da mesma forma, deixando de lado as disputas políticas para se concentrar no que precisa ser realizado. Quem ganha?




Posse de Carelli


O presidente estadual do PMDB, Eduardo Pinho Moreira, o secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini e outras lideranças da sigla acompanham hoje (29) a posse do prefeito de Videira, Wilmar Careli e de seu vice Jorge Antonio Lopes Oliveira. A cerimônia está marcada para as 20 horas em frente à Prefeitura. Carelli foi reeleito, no ano passado, com mais de 70% dos votos válidos, mas aguardava a liberação de seu registro de candidatura pela Justiça Eleitoral. Por unanimidade, no último dia 26 de setembro o TSE reconheceu a legitimidade do registro, liberando as cerimônias de diplomação e posse.




Black Friday

Será realizada hoje (29) a edição brasileira da tradicional Black Friday, que promete descontos atraentes para os consumidores do varejo físico e eletrônico. Mas para sexta-feira de desconto não se transformar em sexta-feira 13 e preciso ter cuidado na hora de fechar a sua compra na internet. Para não cair em roubadas o PROCON de São Paulo organizou uma lista de sites a evitar. A lista foi atualizada neste mês e saltou de 275 lojas virtuais registradas em abril para 325 neste final de ano. A lista pode ser conferida no site: www.procon.sc.gov.br.

Nenhum comentário: