quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Coluna Osni R. Mello 26 Novembro



"Prefiro ser um homem de paradoxos que um homem de preconceitos" Jean-Jacques Rousseau




TSE concede liminar a Almir Fernandes


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu na segunda-feira (25) liminar para que o prefeito de Timbó Grande, Almir Fernandes (PT), e seu vice, Vilson Antonio Galeazzi Junior (PSD), permaneçam no cargo até o julgamento, pelo TSE, do processo por compra de votos e abuso do poder econômico, com o uso indevido dos meios de comunicação. 


Em seu despacho a relatora, Ministra Luciana Lóssio, disse que nas matérias transcritas dos jornais não há nenhuma que prejudique o contexto eleitoral e que tenha poder para interferir na legitimidade das eleições. Sobre a segunda conduta, captação ilícita de sufrágio, disse que a condenação se deu, em suma, com base em dois depoimentos, um deles de filiado a um dos partidos da coligação adversária e não haveria provas robustas.

“Ante o exposto, defiro a medida liminar, para, estendendo os efeitos também ao vice-prefeito (unicidade da chapa), garantir ao autor a permanência no cargo para o qual foi eleito, até o julgamento pelo TSE do recurso especial interposto nos autos do Recurso Eleitoral n. 561-73/SC”, escreveu em seu despacho a ministra. A ação foi proposta pelo candidato derrotado a prefeito na eleição de 2012 Ary Galeski (PSDB).






Associações de bairros


Na semana passada escrevi que algumas chapas que haviam disputados as eleições unificadas da União das Associações de Moradores de Caçador (UAMC), tinham entrado com pedidos de impugnação da eleição ocorrida em 15 de novembro. Acontece que nenhuma das denuncias: votos de menores de 15 anos e eleitores de outros bairros, não se concretizaram e o processo foi reconhecido. Agora os interessados que não concordarem com o resultado terão que procurar seus direitos na justiça.




Barcaro no PR


O ex-vereador Osmar Barcaro esta deixando o PTB. Barcaro inaugura nos próximos dias um posto da Caixa Aqui em frente a Caixa Econômica da Avenida Salgado Filho, para fazer financiamentos habitacionais e consignados e disse que estuda mudar de partido. Na segunda-feira Barcaro recebeu a visita do presidente do PR em Santa Catarina, deputado estadual Jorginho Mello, e recebeu o convite para ingressar no partido e organizá-lo em Caçador. Barcaro disse que ficou tentado, mas por causa de suas atividades profissionais, afirmou que esta estudando a proposta.   







De Lages e daí!


O pessoal das redes sociais, leia-se Facebook, não perdoa ninguém. Nestes dias de debate do IPTU desceram o pau no vereador Vilso Soares (PDT) por causa do voto a favor. Mas não esquecem que ele devia opinar no IPTU de Lages.




Uno e indivisível


A eleição de Silvane Panceri não foi bem digerida pela ala do PMDB mais ligada ao prefeito Beto Comazzetto. Não concordaram com a forma que foi utilizada para resolver o assunto. Pelo jeito a presidente, ou presidenta, terá muito trabalho pela frente.




Saneamento


Informações da área da saúde garantem que os atendimentos reduziram 40% nas unidades de saúde que atendem os moradores dos loteamentos Vila Santa Terezinha e Mutirão. Isso depois que os moradores passaram a contar com o serviço de coleta e tratamento do esgoto. Por isso existe uma conta rápida que diz que: cada real investido em saneamento e esporte economiza sete em saúde.




Equipe B 


A equipe de futsal feminino de Caçador fez bonito nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Formada as pressas para competição, com algumas atletas experientes e outras da equipe de base, o grupo perdeu para Chapecó, por 5 a 4, e ficou em terceiro lugar. Na combinação dos resultados a equipe de Brusque ficou com o Ouro, Chapecó com a Prata e Caçador com o Bronze. 



Macieira 


A secretária de assistência social de Macieira, Cassiane Farinon, participou na semana que passou, em Lages, do Seminário Catarinense de Desenvolvimento Social. No evento, que contou com a participação da ministra do Desenvolvimento Social Tereza Campello, teve como tema central as políticas de combate a fome - perspectivas, Desafios e Avanços do programa; e como trabalhar o Sistema Único de Assistência Social nos municípios (SUAS). A secretária disse que o seminário abordou temas importantes que serão aplicados no município. “Também possibilitou conhecer e aprimorar os programas federais voltados à área de Assistência Social que beneficiam a população macieirense”, observou.   




Reforma política


Nesta quarta-feira (27), as várias instituições que apoiam o projeto Eleições Limpas promoverão o Dia Nacional de Mobilização pela Reforma Política. Em Santa Catarina, a OAB/SC programou em conjunto com outras entidades uma série de atividades para coletar de assinaturas em apoio à proposta, que pretende combater a corrupção com mudanças profundas no sistema eleitoral brasileiro. Em Florianópolis, haverá mobilização em frente ao TICEN (terminal central de ônibus) e em instituições de ensino. Ações em instituições de outras cidades são articuladas em conjunto com a União Catarinense dos Estudantes (UCE). A meta da OAB/SC é coletar 50 mil assinaturas no Estado (1% do eleitorado) ainda este ano.

Nenhum comentário: