quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Coluna Osni R. Mello 29 Agosto



"A experiência nunca falha, apenas as nossas opiniões falham, ao esperar da experiência aquilo que ela não é capaz de oferecer" Leonardo da Vinci




Seriam os deputados ETs? 


A impressão que temos é que a Câmara Federal se esforça para não sair do atoleiro. Quando se pensa que pode melhorar, 131 deputados votam contra e mais 41 deixam de votar, o que da na mesma, e um deputado preso continua com o mandato.

            Mas o mesmo congresso que não cassou Natan Donadon, não se dá por vencido. Em vez da autocrítica, deputados da oposição saem atirando e culpando o governo por um problema que é eminentemente da casa. 


 

            A Câmara precisa ser depurada. Enquanto as ações forem seletivas e no ritmo de dois passos à frente, três para trás, continuaremos a assistir este tipo de afronta. Até parece que os deputados vivem em um outro mundo.

            Antes que esqueça. Não foi o voto secreto que livrou Donadon. Foi a falta de caráter destes senhores que não honraram os votos dos seus eleitores. Não honraram o mandato que receberam do povo.  







A Prefeitura Municipal de Caçador comunica à população que a partir do mês de outubro dará início ao encaminhamento dos débitos tributários inscritos em dívida ativa para os cartórios com objetivo de protesto. Antes de iniciar os protestos serão notificados os contribuintes devedores de IPTU, ISSQN, Alvará e demais tributos, para que estes regularizem a sua situação até determinada data estabelecida. Após este prazo será iniciado o protesto judicial, devendo os cartórios fornecer às entidades de proteção do crédito relação dos protestos tirados, bem como daqueles cancelados no respectivo órgão extrajudicial.




Presidente Dilma no Oeste catarinense 


O deputado estadual Dirceu Dresch (PT) esteve hoje (29) em Brasília para uma série de agendas em ministérios. Ele também aproveitou para convidar a presidenta Dilma Rousseff  para vir ao estado no mês de outubro, quando será entregue o primeiro lote de  50 motoniveladoras (patrolas) e o último lote de 86  retroescavadeiras aos municípios do Oeste, Extremo Oeste e Meio Oeste catarinense  que possuem menos de 50 mil habitantes. O ato vai acontecer no município de Pinhalzinho e o prefeito da cidade, Fabiano da Luz, acompanhou o deputado na agenda em Brasília.

A vinda da presidenta ao estado foi tratada com a equipe do secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e há uma boa possibilidade de se concretizar, avalia Dresch. “A última vez que Dilma esteve no Oeste catarinense foi na campanha eleitoral. Queremos que ela volte e prestigie essa importante ação do governo federal que está garantindo para 269 prefeituras uma patrulha mecanizada que vale mais de R$ 2 milhões, composta por retroescavadeira, patrola e caminhão- caçamba. O caminhão-caçamba começa a ser entregue em fevereiro de 2014.






Economia dos EUA pode ajudar a puxar emergentes


Enfim uma boa notícia. De acordo com reportagem distribuída pela Reuters a economia dos Estados Unidos acelerou no 2º trimestre, entre abril e junho, a uma taxa anual de 2,5%. Mais que o dobro do crescimento do trimestre nos três meses anteriores. Números que podem estimular a confiança de que a economia está melhorando apesar das medidas de austeridade do governo e uma taxa de desemprego ainda alta.

Os economistas consultados pela Reuters esperavam que a economia cresceria a um ritmo de 2,2 por cento. Mas esperam que a economia acelere no segundo semestre, conforme as medidas de austeridade começarem a pesar menos sobre a produção nacional. No segundo trimestre, os investimentos no setor imobiliário representaram cerca de um quinto do crescimento da economia.

Mas os impostos mais altos podem ter segurado os consumidores. Os gastos do consumidor, que representam mais de dois terços da atividade econômica dos EUA, desaceleraram para um ritmo de crescimento de 1,8 por cento, após ter subido 2,3 por cento no primeiro trimestre. Os lucros corporativos, entretanto, saltaram de modo inesperado no segundo trimestre. Após a subtração do impostos pagos pelas empresas, os lucros subiram a uma taxa anual de 4,2 por cento, o aumento mais veloz desde o fim de 2011.

Relatório divulgado separadamente mostrou que o número de norte-americanos que solicitaram auxílio-desemprego caiu. Os pedidos iniciais do auxílio caíram em 6 mil, para 331 mil no período, de acordo com o Departamento do Trabalho. Dados que reforçam as expectativas de aceleração no ritmo de aumento de empregos em agosto.




Eduardo Campos de volta


Uma semana depois de ter estado em Santa Catarina, para conversar com os parceiros Paulo e Jorge Bornhausen e com o governador Raimundo Colombo, o presidenciável e governador do Estado de Pernambuco, Eduardo Campos, volta a Santa Catarina. Desta vez para ministrar a palestra “Gestão pública, economia e agronegócio brasileiro”, nesta sexta-feira (30), às 14h30, Na sede da Associação Catarinense de Medicina (ACM), em Florianópolis. Palestra direcionada aos presidentes de Sindicatos rurais numa iniciativa é da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).




Eduardo Campos de volta 1


O presidente da Federação, José Zeferino Pedrozo, prevê a participação de 120 dirigentes  rurais de entidades sindicais filiados à Faesc. Destacou que o setor rural catarinense quer conhecer as ideias do governador  - uma liderança nacional emergente – sobre  o agronegócio brasileiro. Antes da palestra de Eduardo Campos, a Faesc reunirá, às 10h, com representantes dos sindicatos rurais do planalto serrano, do vale do Itajaí e das regiões norte e sul para discutir temas da atualidade do agronegócio, no auditório da Associação Catarinense de Medicina (ACM).





Beto Martins fora do PSDB


A cada dia que passa o PSDB arruma mais problemas que soluções. Ta na coluna de Moacir Pereira que o ex-prefeito de Imbituba, Beto Martins (PP) vai deixar o PSDB. E, inclusive Já comunicou a decisão até ao governador Raimundo Colombo (PSD). Deve se inscrever no PP para concorrer a deputado estadual. Formalizada a nova filiação, pedirá demissão da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte. O cargo é dos tucanos e o PP está fora do governo.




Exploração infantil em debate


A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes promove três audiências públicas nesta semana.  Em Santa Catarina a audiência proposta pela deputada federal Carmen Zanotto, acontece nesta quinta-feira (29) às  14h30 no Plenarinho Paulo Stuart Wright, da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Participam do debate o governador Raimundo Colombo, o prefeito de Florianópolis Cesar Souza Junior e outras autoridades. Uma das investigações da CPI é a denúncia de que adolescentes traficadas de Santa Catarina estariam sendo exploradas em uma boate que funcionava perto dos canteiros de obras da Usina de Belo Monte, próximo a Altamira, no Pará. Na sexta-feira a CPI fará diligências sigilosas no estado.




Exploração infantil em debate 1


A Comissão foi criada em 9 de fevereiro de 2012, que destina-se a investigar os casos de exploração sexual de crianças e adolescentes para, a partir de um diagnóstico preciso apresentar proposições legislativas, sugerir a criação de planos de enfrentamento à exploração sexual, comunicar e encaminhar ao Ministério Público os casos de exploração sexual de crianças e adolescentes de que se tenha conhecimento em razão das investigações, e sugerir ao Poder Executivo a implementação de ações voltadas à proteção integral de crianças e adolescentes, em especial os submetidos a situação de exploração sexual.




Exploração infantil em debate 2
 

Em 2012, o “Disque 100” recebeu 1.135 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes. O número foi equivalente a 2,78% do total de denúncias no Brasil, onde foram registradas 40.799. Entre as denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes registradas no ano passado, as mais comuns foram abuso sexual, com 826 ocorrências, e exploração sexual, com 261 denúncias.




Procedimentos na Justiça Desportiva


O Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional (SDR) de Caçador e a Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), realizam na próxima segunda-feira (2), a palestra “Procedimentos na Justiça Desportiva”. O evento será realizado às 19h, no auditório da Uniarp e a entrada é gratuita.

            Segundo o procurador geral de Justiça Desportiva, Luciano Hostins, a palestra visa qualificar os membros das comissões disciplinares de todo o Estado, além de difundir a matéria entre os interessados.

“O TJD é o órgão de resolução de conflitos no âmbito desportivo de Santa Catarina e atua tanto em competições promovidas pelo Governo do Estado, quanto pelas federações desportivas com quem mantém convênio, como o Futsal, Basquete, Xadrez, Judô, dentre outros”, ressaltou.

Luciano também citou que o volume anual de trabalho chega perto dos 500 processos e na maioria dos casos envolve questões disciplinares ocorridas nas competições. “Porém, casos como restrição à liberdade da prática desportiva e regularidade de atletas também são objeto de análise dos diversos órgãos que compõem o Tribunal”, completou.

A palestra será ministrada pelo Presidente do TJD/SC Aldo Abrahão Massih Jr., pelo Procurador Geral de Justiça Desportiva, Luciano Hostins, e pelos Auditores Mário Cesar Bertoncini e Giovani Rodrigues Mariot, todos com atuação na área há mais de quinze anos.

Nenhum comentário: