quinta-feira, 18 de julho de 2013

Coluna Osni R. Mello 18 de julho



"O homem poderoso que junta a eloqüência à audácia torna-se num cidadão perigoso quando lhe falta bom senso" Eurípedes




Seminário Marista


Esta no Vaticano, na Congregação Marista, a proposta que a prefeitura de Caçador Fez para a organização para adquirir as instalações do antigo Seminário Marista, no bairro Reunidas. O interesse da prefeitura em adquirir o imóvel esta na necessidade de ter que colocar a disposição do Estado um terreno para a implantação da Centro de Espacialidades Médicas (CEM), que necessita de uma área ampla. O plano B da administração seria a implantação do CEM no PET, onde hoje funciona a Secretaria da Saúde.  






Numerologia 


Para quem gosta de numerologia vai um dado interessante. A entrevista de Roberto Jefferson à Folha de São Paulo em 2005, que foi o que detonou o escândalo do mensalão, foi publicada no dia 6 de junho daquele ano, e foi no mesmo dia 6 de junho deste ano que ocorreu a primeira grande manifestação do Movimento Passe Livre em São Paulo.




Secretário de Agricultura


Sem alardes e especulações tomou posse na noite desta quarta-feira (17) o novo secretário municipal de Agricultura de Caçador. Assumiu a pasta no lugar de Tiago Borga (PT) o engenheiro agrônomo Eduardo Scapinelli. A solenidade de posse foi acompanhada pelo prefeito Beto Comazzetto (PMDB), pelos secretários Mario Cachinski e Assis Pereira e pelo vereador Ricardo Pelegrinello (PT). Natural de Caçador e morador da Linha Rio Bugre, onde sua família mantém negócios agrícolas, o engenheiro de 27 anos assume com a promessa de continuar o trabalho que vinha sendo realizado por Borga. “Estive com o Tiago Borga, que me deu o suporte necessário para saber das ações da Secretaria da Agricultura. Espero poder continuar o brilhante trabalho que ele vinha fazendo, mantendo laços estreitos com as famílias do campo e atendendo os anseios dos agricultores”, disse.





Secretário de Agricultura 1


O prefeito Comazzetto desejou sucesso ano novo secretário e disse que a Secretaria da Agricultura está em boas mãos. “Quero desde já agradecer todo o trabalho feito pelo ex-secretário Tiago Borga desde a administração municipal anterior e durante os nossos primeiros seis meses. E agora com o Eduardo Scapinelli temos a certeza que o desenvolvimento das nossas comunidades rurais irá continuar, pois assim como Tiago, ele é de família do campo e também possui a vivência agregada ao conhecimento técnico”.




Secretário de agricultura 2


Com a posse de Eduardo Scapinelli, que não tem ligações políticas conhecidas, o Partido dos Trabalhadores e o grupo de Ricardo Pelegrinello, com forte ligação na agricultura, mantém a pasta. Acabando de vez com as especulações que transferiam a secretária para outras mãos.




Aposentadoria como punição


De assunto em assunto vamos moralizando este nosso Brasil velho de guerra. OEsta semana o Plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou moção proposta pelo deputado estadual Dirceu Dresch defendendo que o Senado Federal  aprove o Projeto de Emenda Constitucional 53/11, que acaba com a pena de aposentadoria por interesse público para juízes e magistrados. “Essa lei precisa ser alterada, pois não serve como punição aos juízes que cometem graves irregularidades. Ao contrário, funciona como um prêmio. Não é razoável que magistrados que cometem faltas gravíssimas sejam punidos com aposentadoria, com vencimento proporcional ao tempo de serviço. Muitos deles continuam advogando normalmente depois de se aposentar”, afirmou Dresch.




Aposentadoria como punição 1


Para o deputado, a Lei Complementar 35, de 1979, conhecida como Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman) não menciona quando deve ser aplicada a pena de aposentadoria remunerada. Isso colabora para decisões corporativas, por isso os juízes jamais são punidos com demissão, e sim com aposentadoria. Ao defender a moção, Dresch citou o exemplo do ex-senador Demóstenes Torres, cassado por corrupção no caso Carlinhos Cachoeira, que recebe R$ 24 mil do Ministério Público sem fazer nada. Ele foi afastado enquanto responde processos. 




Seminário da Piscicultura


A realização da segunda edição do Seminário Regional da Piscicultura, nesta quarta-feira (17) no Parque das Araucárias com a participação de 250 pessoas de Caçador e região, mostra que o trabalho esta no caminho certo. O técnico em piscicultura da Epagri e coordenador do evento, Carlos Roberto Teixeira, disse que “o seminário busca capacitar os produtores e técnicos, mostrando à relevância destes conhecimentos, que servem para a melhor eficácia, renda econômica e qualidade, os fazendo entender a importância de oferecer produtos bons com um preço ainda melhor”. O evento foi organizado pela Prefeitura de Caçador e pela Associação dos Aquicultores da Região do Contestado (AARC), o evento contou com o apoio da Secretaria de Agricultura de Caçador, Consórcio Integrado do Contestado (Cinco) e da Epagri.





Formação política


A Fundação Ulysses Guimarães (FUG/SC) realiza cerimônia de formatura de mais duas turmas dos cursos de Formação Política e Dicção e Oratória, nesta sexta-feira (19), em Tubarão.  Os alunos receberão os certificados de conclusão dos cursos do presidente da FUG, deputado estadual Renato Hinnig. O evento será realizado no Diretório Municipal do PMDB. “Através dos cursos  de Ensino À Distância a Fundação Ulysses Guimarães oportuniza à sociedade a aprendizagem e o embasamento para uma participação mais ativa no cenário político catarinense e nacional”, destaca o presidente.





Dados geoespaciais 


 A Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) realiza esta semana a entrega dos discos rígidos com os dados geoespaciais do programa Levantamento Aerofotogramétrico para os municípios do Planalto Serrano, Meio-Oeste e Alto Vale. Hoje (18) o secretário Paulo Bornhausen entregará a ferramenta para os municípios da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), em Lages; para a Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina (Amplasc), em Campos Novos; e às 18h, para os da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp), em Videira. Na sexta-feira (19), recebem os dados os municípios da Associação dos Municípios da Região do Contestado (Amurc), em Curitibanos e a tarde a Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi), em Rio do Sul. 




Dados geoespaciais 1


 Iniciado em 2008 na SDS, o trabalho ganhou agilidade há dois anos, pela necessidade de atualização da rede hidrográfica estadual. “Quando o governador Raimundo Colombo chegou ao Governo, quis acelerar este projeto. Buscamos um programa para atender todos os municípios em diversas finalidades”, conta o secretário da SDS, Paulo Bornhausen. Entre as funcionalidades do programa, destacam-se o uso para planejamento costeiro, urbano e rural; avaliação ambiental integrada; efeito de mudanças climáticas; estudos de potencial hidroelétrico; delimitação de zonas de risco em áreas atingidas pelas enchentes e realocação de moradias; entre outros. Desde que foi lançado, dia 14 de junho, 99 cidades catarinenses receberam os discos rígidos com os dados geoespaciais.




Tribunal de Ética da OAB no Oeste


Reorganizado este ano para ampliar seu alcance no Estado, o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SC realizará nesta sexta-feira (19) sua primeira sessão regional no Oeste catarinense. A região é abrangida pela 3ª Turma do Tribunal, que inclui ainda a Serra e o Meio Oeste. A sessão ocorrerá na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste, a partir das 9 horas. “A OAB/SC tem que se aproximar do advogado, por isso essa sessão é importante para nós. É uma forma de os advogados também tomarem conhecimento das ações da OAB/SC. Para nossos conselheiros, a sessão realizada no município facilita por evitar o deslocamento. A atuação do Tribunal fortalece a advocacia”, diz o presidente da Subseção de São Miguel do Oeste, Elói Bonamigo.

Nenhum comentário: