quinta-feira, 30 de maio de 2013

Coluna Osni R. Mello 29 de maio

"Toda a gente é capaz de sentir os sofrimentos de um amigo. Ver com agrado os seus êxitos exige uma natureza muito delicada” Oscar Wilde
 


Desperdício de tempo e dinheiro


Você leitor, pagador de impostos, gostaria que seu dinheiro fosse utilizado para investir em saúde ou educação ou para realizar uma série de 13 reuniões – que neste ano aumentou para 34 – para comunidade apontar prioridades nas regiões que nunca serão realizadas. Pois este é o objetivo da Audiência do Orçamento Regionalizado 2014, realizado hoje (29) em Caçador pela Assembleia Legislativa.  




Vejamos. No orçamento regionalizado de 2012 a Regional de Caçador definiu como prioridades a implantação do campus da Udesc em Caçador, ampliação e manutenção do Hospital Maicé, de Caçador, além de apoio à agricultura familiar e à produção orgânica.

            O Campus da Udesc virou lenda; a ampliação do Hospital Maicé - que no ano anterior (2011) era para ser um Hospital Regional – não existem nem em projetos; e o apoio a agricultura e a produção orgânica, deve ser o não que os produtores levaram do secretário de agricultura João Rodrigues (PSD), quando pediram ajuda para instalar o anti-granizo.   

            Neste ano as “promessas” são: pavimentação da SC 462, trecho de Matos Costa BR 153, pavimentação complementar da SC 455, trecho Macieira a SC 453 e construção de um centro de atendimento do idoso em Caçador. Também foi definida a ampliação e melhoria do aeroporto de Caçador como quarta prioridade.



           

Vencido e vencedores


Se a disputa do PMDB estadual entre o vice-governador Pinho Moreira e o deputado Mauro Mariani não repetir os desdobramentos da prévia de Caçador, o partido tem tudo para sair ganhado. Uma disputa equilibrada é saudável para democracia e fortalece as posições do vencedor. Desde que o vencido reconheça e não saia atirando para todos os lados. O PMDB tem a qualidade de se unir nas horas difíceis e deve exercer esta qualidade agora.




Rastreamento de pessoas


As operadoras de serviços de telefonia móvel (celular) poderão alugar suas redes para sistemas que auxiliam a localização de pessoas desaparecidas. O projeto (PLC 54/2012), de autoria do deputado Valdir Collato (PMDB-SC) já passou pela Câmara dos Deputados e pela Comissão de Direitos Humanos do Senado. Nesta terça-feira (28), o projeto tinha caráter terminativo na Comissão de Ciência e Tecnologia. Ou seja, a não ser que seja pedida a apreciação do plenário, a proposta se torna Lei. “A perda de contato com um ente familiar é uma das situações mais dramáticas que podemos enfrentar nos dias atuais. Porém, apesar da frequência com que isso acontece, ainda não temos meios eficazes para localizar pessoas que estão desaparecidas, que, em geral, são aquelas com dificuldade de locomoção, como idosos, ou com limitações de natureza mental”, disse o deputado.




Complementação em Informática


A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) está com matrículas abertas para mais uma Turma de Complementação de Estudos Pedagógicos para Informática, destinada às pessoas que trabalham nas Salas Informatizadas das escolas. A complementação é reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação e é valida como Licenciatura em Informática.

O público alvo do curso são pessoas com curso superior ou tecnólogo na área de informática. O curso tem duração de dois semestres e as aulas são nas sextas e sábados de 15 em 15 dias. As matrículas estão abertas até dia 29 de maio de 2013. As aulas iniciarão dias 07 e 08 de junho de 2013.

SERVIÇO: Mais informações pelo telefone (049) 3561 6200 com a Secretaria Acadêmica ou com a Coordenação do curso de Pedagogia da UNIARP.




Ruas fechadas 


A Diretoria de Trânsito, Transporte e Segurança de Caçador (Dittesc), a pedido da Paróquia São Francisco de Assis, fechará para o trânsito a parte alta da Avenida Barão do Rio Branco, subida da rua Carlos Esperança e rua 7 de Setembro até a frente da Igreja Matriz, na quinta-feira dia 30, das 6h30 às 17h30, para que seja confeccionado o tradicional tapete durante as festividades de Corpus Christi.  A Celebração Eucarística ocorre às 15h ao lado da Praça Nossa Senhora Aparecida, onde terá início a procissão percorrendo este trajeto. “É um momento tradicional de fé cristã e para isso pedimos a compreensão de todos os caçadorenses”, comenta o diretor da Dittesc, Allex Atolini.




Empresários otimistas


Os empresários da indústria de transformação no país recuperam o ânimo com a possibilidade de ampliar as atividades no setor, segundo revela a pesquisa Sondagem da Indústria de Transformação, do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV). Depois de duas quedas seguidas, o Índice de Confiança da Indústria (ICI) aumentou 0,8% em maio sobre abril último, ao passar de 104,2 para 105 pontos, ficando acima da média histórica (104,2 pontos).

Na comparação com maio do ano passado, houve elevação de 1,4%. O comportamento que mais influenciou essa recuperação foi a percepção dos empresários quanto ao momento presente. O Índice da Situação Atual (ISA) teve alta de 2,1% ao alcançar 105,7 pontos.

Esse resultado reflete a avaliação do setor sobre o consumo interno. O nível de demanda cresceu 2,8% com 103,1 pontos, embora tenha sido quase estável a proporção dos que consideram como forte as chances de se obter mais compradores (de 13,5% para 13,3%). Em compensação, diminuiu o percentual daqueles que classificam como fraco o potencial do mercado (de 13,2% para 10,2%).

Já o Índice de Expectativas (IE) caiu 0,7% com 104,2 pontos, atingindo a menor marca desde novembro do ano passado. Para 38,3% do entrevistados a produção deve ser ampliada nos próximos três meses, universo menor do que na enquete anterior quando 39,4% pensavam dessa forma. A parcela dos que projetam queda na produção aumentou de 10,1% para 11,4%.

O nível de atividade da capacidade instalada (NUCI) apresentou variação positiva de 0,4 ponto percentual com 84,6%, na maior marca desde janeiro de 2011 (84,7%).




Embrater


É isso mesmo. A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) e a Frente Parlamentar da Assistência Técnica e Rural realizaram hoje (29) uma reunião para discutir a formalização da Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural. 

A Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Embrater) foi extinta em 1990, pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello. Em 2003, foi criado o Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater), órgão do MDA, para regulamentar a extensão rural e formar novos agentes.

A ideia de retomada de uma empresa nos moldes da Embrater está sendo pensada há algum tempo. Em janeiro do ano passado, a subcomissão do leite, criada pela CAPDR, informou que iria pedir à presidente Dilma Rousseff a criação de uma empresa brasileira de extensão rural, com o objetivo de formar produtores rurais e capacitá-los para utilizar pesquisas e tecnologias de ponta em suas propriedades.

            Em abril deste ano, durante discussão no Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara, o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Antônio Lopes, listou mais de uma dezena de novas tecnologias disponibilizadas pela empresa que não chegam aos agricultores por falta de extensionistas.

            Em vez de criar outra empresa o Governo Federal poderia fortalecer os mecanismos de extensão rural existentes nos estados, como a nossa Epagri. Agência Câmara Notícias.



Cadeia para quem não depositar FGTS


A Câmara analisa o Projeto de Lei 4804/12, do deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), que tipifica como crime de apropriação indébita a conduta de deixar de repassar à Caixa Econômica Federal, no prazo legal, as contribuições ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) recolhidas dos contribuintes. A proposta também aumenta a multa a ser paga em benefício do trabalhador para esses casos.

O texto altera o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40) para tipificar a conduta como apropriação indébita, sujeita a pena de reclusão de dois a cinco anos. Hoje, o código já pune dessa forma quem deixar de repassar à Previdência Social as contribuições recolhidas dos contribuintes, no prazo e formas legais.

Além disso, o projeto estipula que o empregador que não realizar os depósitos do FGTS no prazo fixado na Lei 8.036/90 pagará multas de 50% no mês de vencimento da obrigação e de 100% no mês seguinte ao do vencimento da obrigação. Pela legislação atual, as multas são de 5% e 10% para essas hipóteses, respectivamente.




Maioridade Penal 


O deputado federal Ronaldo Benedet participou ontem (28), da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado com a presença do Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Fernando Grella Vieira.

Na oportunidade o parlamentar catarinense falou sobre a redução da Maioridade Penal e sobre o projeto que apresentou na Câmara dos Deputados. O Projeto de Lei 3503/2012, altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei 8069/90) e prevê a possibilidade de internação preventiva de adolescentes, sem prazo de duração determinado e antes de uma decisão judicial, levando-se em conta a periculosidade do menor infrator.

“Com esse projeto qualquer menor que cometa um crime será punido, aplicando a pena correspondente ao maior de idade, ou seja, não interessa a idade, se cometeu o crime deverá pagar. O secretário de Segurança de São Paulo concordou, disse que este é o caminho certo”, destacou o autor do Projeto, Ronaldo Benedet.

O texto ainda prevê que o período de internação não poderá exceder a pena mínima prevista para o tipo penal equiparado ao ato infracional. Além disso, a internação depende de decisão judicial fundamentada em avaliação psiquiátrica, à qual o menor deverá ser submetido a cada seis meses.

Atualmente, a legislação determina que a internação antes da sentença não pode ser superior a um período de 45 dias. E em nenhuma hipótese a internação pode ocorrer por mais de três anos. O ECA não prevê a decisão judicial fundamentada em avaliação psiquiátrica.

Nenhum comentário: