quinta-feira, 25 de abril de 2013

Coluna Osni R. Mello 25 abril



"Minha mulher e eu tentamos tomar juntos o café-da-manhã, mas paramos antes que o nosso casamento acabasse" Winston Churchill




Beto visita LHS e falam sobre obras e a saúde 


O prefeito de Caçador Beto Comazzetto (PMDB) esta em Brasília para viabilizar projetos e recursos de interesse do município. Na quarta-feira o prefeito se encontrou com o senador catarinense Luiz Henrique da Silveira. Com o senador e com todos os políticos que teve audiência, Beto solicitou apoio para as pavimentações necessárias no município. “Nosso plano de governo para Caçador prevê uma gama de novas pavimentações em bairros e reperfilamentos no centro da cidade, agregado também a uma rede de saneamento básico. São investimentos altos e precisamos de todo o aporte para atingirmos estes objetivos. Aproveitamos também na conversa com o senador Luiz Henrique, para falar da saúde em Caçador e solicitar que os parlamentares apoiem os trabalhos do Hospital Maicé”, revelou





Mudanças na Saúde


Por mais que alguns queiram não tem nada a ver com o comando da pasta. Tem a ver com os espaços físicos para o funcionamento de alguns serviços da saúde. Com o termino da reforma do Posto de Saúde Central, a Vigilância Sanitária será remanejada para o espaço do Posto Central. Também esta sendo projetada uma mudança mais ampla, para toda a Secretaria de Saúde, para o antigo Hospital Jonas Ramos, que seria implementada a médio prazo. Tudo para economizar os recursos da saúde com a aluguel e investir em serviços.




Entidades se mobilizam pela Ferrovia Leste-Oeste


As associações de municípios do Vale do Itajaí, Planalto, Meio Oeste e Oeste, mais as Associações Comerciais destes Municípios e a Fecam tomaram uma iniciativa interessante. Criaram um site para colher assinaturas de apoio para sensibilizar as autoridades políticas sobre a importância do traçado da Ferrovia Leste-oeste passar pelo Vale do Itajaí.

Traçado que contribuirá para o desenvolvimento econômico e social das regiões do Vale do Itajaí, Planalto, Meio Oeste e Oeste através do transporte de pessoas e mercadorias. Passando pelos municípios de Itajaí, Blumenau, Rio do Sul, Correia Pinto, Curitibanos, Campos Novos, Joaçaba, Xanxerê, Chapecó, Maravilha, São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira.

Entre as razões que justificam o traçado pelo Vale do Itajaí, destacam-se: O parque industrial do Vale do Itajaí é composto de grandes, médias e pequenas indústrias dos mais variados setores, cuja produção destina-se a outras regiões do Estado, do país e ao exterior;

Oferecer ao setor produtivo agrícola a oportunidade de ser competitivo, através da minimização dos custos do importe de insumos e também no escoamento da produção; Oportunizar a população do Vale, Oeste, Meio Oeste e Planalto uma opção de transporte mais econômica;

Conectar a Ferrovia aos portos de Navegantes e Itajaí, otimizando os investimentos já feitos nesses portos, como também ao aeroporto de Navegantes; Conectar o Vale do Itajaí à rede ferroviária nacional; Reduzir o fluxo de veículos e a pressão sobre as Rodovias BR-282, BR-470 e BR-116. O movimento pode ser acessado no http://www.amavi.org.br/proferrovia/?fb.





Meio-Oeste


E o Meio-Oeste o que esta fazendo para viabilizar o melhor traçado para o desenvolvimento da região. Caçador o que esta fazendo pela questão. Até o momento não tenho notícia de nenhuma notícia de mobilização por parte das entidades públicas ou privadas para esta questão. Será que Caçador pode se dar ao luxo de ficar desta mobilização. Estamos tão bem assim que não precisamos de mais esta ferramenta de desenvolvimento, que vai levar as nossas riquezas para o resto do mundo. Ou mais uma vez teremos forças contrárias ao desenvolvimento, pensando no seu próprio umbigo. Caçador não merece isso.




Dittesc faz leva educação para o trânsito as escolas

A Diretoria de Trânsito, Transporte e Segurança (Dittesc) da Prefeitura de Caçador, iniciou um trabalho de educação para o trânsito que irá envolver todas as escolas da rede municipal de ensino no município. O objetivo é promover a conscientização nos jovens estudantes e assim disseminar entre a família as boas práticas.

O diretor da Dittesc, Allex Atolini, que acompanhou a equipe até uma das escolas já atendidas, a Vereda dos Trevos, ressalta que educar para o trânsito os alunos, é pensar no futuro, e ao mesmo tempo conseguir chegar até as famílias, pois este jovens passarão aos pais as informações recebidas.

“A prevenção sempre deve estar antes da repressão. Nosso objetivo é conscientizar para não punir no futuro, tornando as leis de trânsito compreensíveis para todos. Além das escolas municipais, também vamos atuar nas escolas estaduais. Empresas privadas e escolas particulares que desejam receber a equipe da Dittesc, também podem nos telefonar para agendar uma palestra, através do telefone 3563 9698”, afirmou Atolini.





Coruja no PTB


Informações diretas da capital dos catarinenses dão conta que o ex-deputado Fernado Coruja, hoje no PPS, não gostou nada da junção com o PMN, promovida pelo seu partido há poucos dias e esta de malas prontas para seguir para o PTB. Coruja, que também já fez parte do PDT e ajudou o prefeito de Lages Elizeu Matos a se eleger, tem um grande capital político, deve ser candidato a deputado e tem o apoio de Matos. É figura certa para as próximas eleições.   




PMDB mulher será reestruturado


Encontro no final de tarde de segunda-feira (22), no gabinete da deputada Dirce Heiderscheidt, tratou da reestruturação do segmento PMDB Mulher em Santa Catarina.

Com a presença da esposa do presidente estadual do PMDB, Ivane Fretta Moreira, da ex-senadora,  Selma Westphal, de representantes de deputados estaduais, do PMDB Mulher de Içara, Guaramirim, Florianópolis e do Diretório Estadual, as mulheres peemedebistas destacaram a importância do fortalecimento do segmento para o PMDB e a necessidade de reestabelecer uma executiva ativa ainda no primeiro semestre deste ano.

Para dar encaminhamento às ações de revitalização do segmento, o assunto será levado ao almoço semanal da bancada estadual, na Assembleia Legislativa. Segundo a  deputada Dirce, com apoio da bancada uma pré-nominata da executiva catarinense será levada à Executiva Nacional do PMDB Mulher.

As deputadas Dirce e Ada De Luca, deverão indicar quatro nomes para representar o estado na convenção nacional do PMDB Mulher, marcada para o próximo dia 21 de maio. O líder da bancada estadual, Carlos Chiodini, também participou da reunião. A deputada Ada De Luca, justificou sua ausência devido a problemas de ordem pessoal.




Greve dos agentes penitenciários


A subseção da OAB de Joinville, com apoio da Seccional, impetrou habeas corpus na Justiça Estadual em favor de 14 presos mantidos na central de polícia de Joinville e que não foram recebidos pelo Presídio por causa da greve dos agentes penitenciários.

Segundo o presidente da subseção, Maurício Voos, o próprio delegado de polícia pediu à OAB que estudasse medida judicial para libertar os presos, já que a delegacia não tem espaço adequado para abrigá-los.

O juiz corregedor do sistema prisional disse a Voos que os presos estavam sendo mantidos em condições desumanas. “Um espaço mínimo, sem comida ou água, sem ventilação adequada, com banheiro entupido, sem direito a banho, ou seja, nenhuma condição de higiene”, disse o presidente da subseção. O presidente da seccional, Tullo Cavallazzi Filho, informado por Voos da situação, autorizou o pedido de habeas corpus.




Crise no PSDB


Começa mal em Santa Catarina o projeto do PSDB de voltar a ocupar lugar de destaque no cenário político nacional. Insatisfeita com o perfil do presidente que se desenhava para ocupar a direção estadual do partido – o deputado estadual Marcos Vieira que chegou a desistir da pretensão assim que soube da intervenção - a executiva nacional resolveu suspender a Convenção Estadual que estava marcada para este domingo (28).

Para direção nacional, estimulada pelo ex-governador Leonel Pavan, o deputado Marcos Vieira seria mais favorável a manutenção da Polialiança. E a executiva quer um presidente favorável à candidatura de Aécio Neves. Escrevam ai, o novo presidente do PSDB, ou pelo menos do que restou dele depois de mais esta ação arbitrária, será um destes: Paulo Bauer, Leonel Pavan ou Marco Tebaldi.




Ferrovia da Integração


Nesta sexta-feira (26), em Rio do Sul, às 10 horas, no auditório da Unidavi e Curitibanos, às 13h30, no Auditório da Universidade do Contestado (UnC), serão realizadas mobilizações em prol da ferrovia Leste-Oeste, a Ferrovia da Integração. O coordenador do Frente Parlamentar Catarinense das Ferrovias, deputado Dirceu Dresch (PT), destacou no plenário da Alesc a importância dos seminários realizados em São Miguel do Oeste e em Pinhalzinho na semana que passou.  

O principal debate agora é quanto ao traçado da ferrovia que poderá passar por Mafra ou pelo Vale do Itajaí, ligando Dionísio Cerqueira ao Porto de Itajaí. O trajeto pelo centro do estado é defendido devido à questão estratégica da exportação de carne.O projeto de viabilidade técnica para a construção da Ferrovia da Integração será contratado até junho deste ano pela Valec Engenharia, Construções e Ferrovias. Já foi definido que a obra será executada pelo 10º Batalhão de Engenharia de Construções do Exército Brasileiro, sediado em Lages.

O deputado defende que a definição do trajeto seja balizada por uma estratégia que resulte na integração e impulsione o desenvolvimento regional do estado. “Os debates dos quais temos participado estão sendo marcados pela ampla participação dos mais diversos setores, o que é excelente, já que a sociedade deve ser ouvida. A ferrovia terá um impacto muito grande na economia estadual e dos municípios por onde passará, além de garantir perspectiva de futuro para o modelo agroindustrial. Serão investidos mais de R$ 6 bilhões na construção”, destacou Dresch.

Ligação bioceânica - O deputado também falou sobre a importância de o traçado da ferrovia ser estendido até Dionísio Cerqueira, na fronteira com a Argentina, para que no futuro este seja o primeiro corredor ferroviário bioceânico, interligando os portos catarinenses ao Porto de Antofagasta, no Chile.
 


Mariani é do norte


Ao que tudo indica o deputado Mauro Mariani (PMDB) já conseguiu o que queria para o processo eleitoral de 2014 e agora já fala em candidato de consenso para a renovação da direção estadual do PMDB. Tudo indica que Mariani terá posição de destaque na composição de qualquer chapa, porque tem os votos que Colombo precisa no planalto norte e Joinville, uma das regiões mais populosas do Estado. 

Nenhum comentário: