segunda-feira, 22 de abril de 2013

Coluna Osni R. Mello 22 abril


"Quando uma obra parece avançada para a sua época, é simplesmente porque a sua época está atrasada em relação a ela" Jean Cocteau



Consórcio para desenvolver a Região do Contestado 


Hoje, 22 de abril, dia do descobrimento do Brasil, teve início um projeto que pode marcar o redescobrimento do Contestado. No Centro de Eventos de Calmon foi realizada a primeira reunião para criação de um consórcio regional para desenvolver econômica, cultural e turisticamente a região do Contestado, que abrange 63 municípios. 


No próximo dia 20 de maio, será realizado o segundo encontro para debater o assunto, com um número mais amplo de participantes.

O projeto foi apresentado pelo ex-deputado e advogado de Jaraguá do Sul, Dionei Walter Silva (PDT), que tem uma empresa de consultoria que viabiliza projetos de captação de recursos em Brasília. Dionei afirmou que a ministra Marta Suplicy (Cultura) tem a visão de que a cultura deve ser desenvolvida através de consórcios de municípios, ferramenta que vai dar equilíbrio nos investimentos. “A ideia é trabalhar o Contestado como um todo. Primeiro a Cultura, mas depois podem ser trabalhadas todas as áreas. E desenvolver esta região que concentra os menores IDHs de Santa Catarina e do Sul do Brasil”, observou.

De acordo com Dionei no Brasil e em vários estados existem políticas de desenvolvimento econômico para regiões menos desenvolvidas, mas não em Santa Catarina, que dá o mesmo tratamento para todas as regiões. “Isso também pode ser mudado pela criação do Consórcio de municípios, trabalhando a criação de um Fundo de Desenvolvimento Regional, a exemplo dos existentes no Norte e Nordeste”, observou.

O grupo de trabalho contou com a participação dos prefeitos de Calmon Ivone De Geroni e de São Cristovão do Sul, Sisi Blind - presidente da Associação dos Municípios da Região do Contestado (Amurc)-, dos vereadores de Caçador Alencar Mendes (DEM) e Glacy Pereira (PMDB), representantes de municípios da região e da SDR de Caçador, da Ampe, do deputado Neodi Saretta e pessoas ligadas as áreas da cultura e do turismo.

O primeiro encaminhamento do encontro foi o de ampliar o número de participantes a integrar o grupo, realizando a divulgação através do grupo de aproximadamente 25 pessoas que participou deste primeiro encontro. Além de reflexões sobre o que deve ser implementado para desenvolver a região.

Um novo encontro foi marcado para o dia 20 de maio em São Cristovão do Sul, quando será criado um grupo de trabalho e uma agenda para o desenvolvimento do projeto.

 

Apoio


Durante o evento do Consórcio do Contestado o advogado Dionei Walter da Silva revelou que já conversou com prefeitos da região de Canoinhas que mostraram interesse em participar do Consórcio. Assim como já como já conversou com quatro deputados, que também prometeram o seu apoio ao projeto. “Mas eu entendo que o projeto terá o apoio dos 16 deputados, dos três senadores e dos 40 deputados estaduais pela sua importância”, afirmou.




Grupo Temporá 


Um dos mais entusiasmados com o projeto do Consórcio do Contestado e o coordenador do Grupo de Teatro Temporá, Adilson Panatta. Pelo Consórcio Panatta espera colocar em prática o projeto Rota do Contestado, onde estaria inserido o projeto Parque Cenográfico do Contestado, tornando Caçador como centro desta rota, com atrativos permanentes para visitações temáticas e de estudos “Além de grandes espetáculos como a Fúria Cabocla e shows culturais o que certamente nos elevaria a  referência turística e histórica a nível nacional.




Revitalização da Ferrovia


Outra ideia do grupo que esta articulando a criação do Consórcio do Contestado e a revitalização da ferrovia Porto união à Piratuba, junto com suas principais estações, para passeios e visitações. E como se trata de uma rota, vem a necessidade de, em conjunto com uma equipe técnica, criar elementos temáticos, naturais, históricos, culturais, étnicos, entre outros nos mais diversos municípios da região.




Museu da Madeira


Outra ideia que será apresentada, retratando o pós Contestado, é contar a história das madeireiras em um museu. Sugerida pelos empresários do setor o objetivo é contar a história da exploração da madeira, que fez e faz parte do desenvolvimento econômico da região. Os recursos para todas ou algumas ideias destas viriam dos ministérios da Cultura e do Turismo, que hoje, por uma visão moderna de ambos os setores, trabalham em conjunto.



Instituto federal 


Durante o evento do Contestado em Calmon o ex-deputado Dionei Walter Silva lembrou que em 2006 foi um dos patrocinadores do movimento que deflagrou a criação do Instituto Federal de Santa Catarina em Caçador. Junto com a Associação dos Pequenos Empreendedores de Caçador e Região (Ampe).




Sessão Solene marca aniversário de Matos Costa


O início das festividades do aniversário de 51 anos de emancipação político-administrativa de Matos Costa iniciou com a realização no domingo (21), às 14 horas, de Tarde Evangélica no Centro da Terceira Idade, com apresentação de teatro, musicas e pregações e a presença de membros das Igrejas Assembleia de Deus, Quadrangular, Só o Senhor é Deus, e Tabernáculo da Fé e católicos. A abertura do evento foi realizada pelo prefeito Raul Ribas, acompanhado da esposa Sônia e do vice-prefeito Paulo Camargo e esposa.

As festividades também foram marcadas por Sessão Solene na Câmara de Vereadores, em homenagem ao aniversário do Município e entrega de Moção de Aplausos pelos 100 Anos da Guerra do Contestado, proposta pela vereadora Danuza Rodrigues. A vereadora lembrou parte da história do Município, da luta em prol do desenvolvimento sem esquecer a parte histórica e turística, acrescentando que foi uma honra, ao mesmo tempo em que agradeceu aos colegas pela aprovação da homenagem a Matos Costa.

O prefeito Raul Ribas ofereceu a moção ao povo de Matos Costa e aos que morreram defendendo seu pedaço de terra, ao Capitão João Teixeira de Matos Costa que também tombou defendendo os caboclos da região. A Sessão Solene deste ano também teve exibição de filme-documentário contando a história do Contestado e momentos da história de Matos Costa.

            Vários vereadores enalteceram o aniversário de Matos Costa, parabenizaram pelo filme e a vereadora Danuza pela moção. Os vereadores Alcebíades dos Anjos (PP) e Edimar Santiel (PMDB) do município de Calmon participaram da Sessão e também enalteceram o trabalho do prefeito, dos vereadores, parabenizando o município pelos 51 anos de emancipação. As festas seguem até amanhã (23) com uma missa às 9 horas, inaugurações à partir das 11 horas, seguindo a tarde com apresentações  artísticas,  praça de brinquedos para as crianças, tarde dançante e corte do bolo.





Câmara Regional de Chapecó


O presidente da OAB/SC, Tullo Cavallazzi Filho, criticou nesta segunda-feira (22) o possível fechamento da Câmara Especial Regional de Chapecó. “Os advogados do Oeste precisam do Tribunal de Justiça mais próximo. Se não houvesse a Câmara de Chapecó, os advogados estariam enfrentando um elevado ônus de tempo e dinheiro em razão da distância para acompanhamento de seus processos. Outro aspecto relevante é que a Câmara vem demonstrando um bom desempenho, pois ao estar próxima acompanha os recursos e demandas da região com pleno conhecimento da realidade e particularidades locais”, disse. Cavallazzi já se reuniu com os presidentes das subseções de Chapecó, Xanxerê, São Miguel do Oeste, Joaçaba, Palmitos e Concórdia a fim de obter uma agenda com o Presidente do TJSC, Cláudio Barreto Dutra, para discutir o assunto.




SCGÁS na Fiesc


O Presidente da SCGÁS, Cósme Polêse, comentará, em reunião da Câmara de Assuntos de Energia da FIESC no dia 25 de abril, o panorama da distribuição de gás natural no Estado. A reunião acontecerá na sede da FIESC em Florianópolis e terá, além de Polêse, a participação de Hermes Chipp, diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS), e de Danilo Norberto Kuhnen, analista econômico-financeiro.

O presidente da SCGÁS explicará a conjuntura atual da tarifa de gás natural e os projetos de expansão de rede que a companhia conduz no Estado. Além disto, falará das alternativas em estudo pela distribuidora para vencer o seu principal desafio: o aumento do suprimento de gás para Santa Catarina. Atualmente, o Estado opera no limite da concessão de suprimento de gás, que é de 2 milhões de metros cúbicos por dia.




Greve dos agentes prisionais


O presidente da Comissão de Assuntos Prisionais da OAB/SC, Victor da Luz Fontes, pediu nesta segunda-feira (22) que o sindicato dos agentes prisionais garanta atendimento mínimo aos advogados enquanto durar a greve da categoria. “Queremos garantir pelo menos o acesso aos presos, que hoje estão incomunicáveis”, diz o presidente. Caso não seja atendida, a OAB/SC pode ajuizar ação contra o Sindicato. A comissão também enviará ofício ao Tribunal de Justiça requerendo que sejam suspensos os prazos processuais, sob pena de prejuízo à defesa.

Nenhum comentário: