sábado, 24 de novembro de 2012

Coluna Osni R. Mello 24 novembro


“A vaidade é o caminho mais curto para o paraíso da satisfação,porém ela é, ao mesmo tempo, o solo onde a burrice melhor se desenvolve” Augusto Cury


Obras aceleradas no acesso a Timbó Grande

Ciceroneado pelo boa praça Roberto Luiz Pires de Camargo, o Dominguinhos, estive esta semana no trecho em obras da rodovia SC 303 - do entroncamento com a SC 302 até o trevo com a SC 474 - que esta recebendo o tratamento de estabilização de solo, o mesmo realizado na estrada da Linha Rio Bugre.

A obra realizada com recursos do Governo do Estado e mais um compromisso que esta sendo cumprido pelo secretário de infraestrutura Valdir Cobalchini, que nos próximos dias estará vistoriando a obra. Neste momento os trabalhos na rodovia são de preparação. As maquinas estão triturando as pedras – que serão incorporadas ao leito da via – alargando e em seguida fazendo o trabalho principal que é a passagem da fresadora para a incorporação do material rochoso ao solo.
                Após a preparação da via e a compactação do solo é aplicada a capa selante, que tem a função de formar uma camada de brita e solo estável, reduzindo a presença de umidade, que é responsável pela deterioração da via. As obras no trecho também estão sendo realizados pela empresa Retromac, de Lajeado (RS), que também é responsável pela obra na estrada do Bugre.  


Crédito

Enquanto uns, mesmo eleitos, ficam bravos com seu desempenho nas urnas, atribuindo aos eleitores a votação que não receberam, ou não mereceram. Outros, mesmo não tendo conseguido votos suficientes para se eleger, agradecem os votos que receberam por entender que o voto, antes de tudo, é um ato de confiança da pessoa que deu no político que recebe. O candidato a vereador Claudio Rottava compreendeu este compromisso e disse que vai honrar os 590 votos que recebeu mantendo firme o propósito para o futuro.


As melhores do Enem

O Colégio Bom Jesus Aurora, de Caçador, esta entre os dez melhores do ensino médio de Santa Catarina. Com média 619,86 - que não leva em conta a nota da redação, quesito onde o colégio teve a melhor nota do estado 705 - a instituição obteve décima posição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No ranking por área de conhecimento o Bom Jesus obteve a segunda melhor nota em ciências humanas, a quarta melhor nota em linguagens e como já revelamos a primeira em redação.Também aparece na lista das melhores, com a nota 594,54 o Colégio de Aplicação da Uniarp. A melhor escola de Santa Catarina está em Blumenau e também é da rede Bom Jesus.


Feijoada do Bazzal

Será realizada hoje (24), na Sede da Reunidas, a tradicional Feijoada do Bazzal, promovida pelo multimídia Alcir Bazzanella e pela Casa da Amizade do Rotary. Como sempre o evento é beneficente e a quinta edição terá sua renda revertida pra a CTI do Hospital Maicé. O evento gastronômico inicia às 11h30 com música ao vivo e apresentações artísticas. Os ingressos custam R$ 40,00 por pessoa e estão a venda na Panificadora Guarani, Omega Modas, Ly Pieri, Postos Dudo e Quorum. Os ingressos são limitados e quem adquirir nos pontos de venda recebe um brinde.


REFIS

A partir desta segunda-feira (26) os contribuintes que estão em débito com A prefeitura de Caçador terão uma ótima oportunidade para regularizar a situação. Todos podem aderir ao REFIS – 2012, que vai conceder descontos de até 100% nos juros e multas para  quitação de tributos municipais como: IPTU, ISSQN e Contribuição de melhoria. No caso de processos de execução fiscal, havendo negociação serão suspensos se parcelado, ou extinto em caso de quitação. O desconto de 100% é para pagamentos a vista, para pagamentos em três vezes desconto de 80%, pagamento em 6 vezes desconto de 60%, desconto de 40% para pagamentos em oito parcelas e desconto de 20% para pagamentos em 10 parcelas. O prazo para aderir ao REFIS vai até o dia 10 de dezembro.


Postos de Saúde

Além das creches do Santa Terezinha e do Nossa Senhora Salete, que tiveram as suas ordem de serviço assinadas esta semana, deve ser realizada nos próximos dias a assinatura das ordens de serviço para a reforma dos postos de saúde do Cetro e do Bairro Martello. De acordo com o presidente do IPPUC, Newton Marçal, os projetos estão praticamente prontos e os recursos garantidos para realizar estas obras. 


Despedida

Me despeço hoje dos leitores do jornal Folha da Cidade, pois por razões que aqui não cabe enumerar esta é a última coluna neste espaço. Porem não é a última coluna que escrevo. Poderemos nos encontrar a qualquer hora em outros espaços e outros veículos. Deixo um grande abraço para todos, em especial para os que colaboraram com este democrático espaço. 


Perimetrais

Com recursos do Governo Federal garantido, aguardam a conclusão dos projetos para iniciar o processo de construção das perimetrais Sul e Norte de Caçador. A perimetral Sul compreende a Avenida Albino Phelippe Potrich, que será reformulada para receber uma infraestrutura necessária para se tornar uma via alternativa para quem esta de passagem por Caçador. Da mesma forma a perimetral Norte, que compreende parte da Rua Luiz Tortatto e a sua continuação até a SC 302. O presidente do IPPUC Newton Marçal Santos revelou que os projetos, extremamente complexos, estão recebendo os últimos ajustes para serem liberados.


Insegurança

Para o deputado Dirceu Dresch o crescimento da violência é fruto da falta de valorização dos servidores da segurança pública e da falta de efetivo. Dresch destacou a precariedade da segurança nos presídios catarinenses, superlotados e com falta de condições que garantam a ressocialização dos apenados. Hoje são 1,3 mil agentes prisionais na ativa para 17 mil presos.  Na unidade de São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis, são oito agentes por turno para cuidar de 1,2 mil detentos. Dresch lembrou que os salários dos servidores da segurança são os mais ultrajantes do país e faltam policiais. O efetivo da Polícia Militar atual é inferior àquele existente na década de 1990. "Na época, tínhamos uma  população de 4,5 milhões de habitantes e um efetivo de 13 mil integrantes da Polícia Militar. Hoje, são 10 mil policiais militares para uma população de 6 milhões".

Nenhum comentário: