quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Coluna Folha da Cidade 18 outubro


"As reticências são os três primeiros passos do pensamento que continua por conta própria o seu caminho" Mário Quintana


Recursos para saneamento

Depois de mais de três anos de negociações, o governo do Estado e a direção da Casan assinam hoje (18) o contrato de financiamento de 100 milhões de Euros (cerca de R$ 253 milhões) com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), que serão investidos no Programa de Saneamento Ambiental de Cidades de Médio Porte de Santa Catarina, entre elas Caçador.

O ato de assinatura será realizado no gabinete do governador Raimundo Colombo, às 15h, e contará com a presença do Diretor do Departamento da América Latina e Caribe da AFD, Philippe Orliange, além do representante da instituição no Brasil, Gérard Larose. A Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) é um órgão do governo francês que investe e contribui para o desenvolvimento social em diversos países do mundo.
O programa prevê investimentos na implantação e ampliação da rede de esgotamento sanitário em 13 municípios das regiões Oeste, Meio-Oeste, na bacia hidrográfica do Rio do Peixe, com a implementação de sistema de esgotos nas cidades de Caçador, Videira, Ipira e Piratuba, Litoral e Planalto, beneficiando mais de 350 mil pessoas.


As previsões estavam corretas

No dia 6 julho escrevi o seguinte texto: “A chapa pura do PDT com Darci Ribeiro e Roberto Albiero pode ser uma aventura que vai apenas fortalecer o partido, mas tem poucas chances de chegar. Com três candidatos geralmente a atenção do eleitor se polariza entre os melhores colocados no pleito e a terceira via acaba sem apoios e visibilidade. E esta análise não é uma invenção minha, tem como base o retrospecto das três últimas eleições, onde as terceiras candidaturas acabaram esvaziadas em número de votos.
Na eleição de 2008, houve uma polarização entre o candidato do PSDB Saulo Sperotto e Valdir Cobalchini (PMDB) e o candidato do PT Ricardo Pelegrinello ficou na terceira posição, com apenas 1.743 votos. Na eleição de 2004 o PT teve o melhor desempenho com 13.631 votos para Assis Pereira (PT), contra 14.562 de Saulo Sperotto (PSDB), mas o terceiro colocado, mesmo sendo do PMDB e Carlos Evandro Luz, obteve 8.869 votos. No melhor desempenho de um terceiro colocado e uma eleição atípica”.
E não é que deu certo. Beto Comazzetto (PMDB) foi eleito com 19.664 votos, Sirley Ceccatto (PSD) foi a segunda colocada com 13.222 e Darci Ribeiro (PDT) ficou na terceira posição com 5.100 votos. Como havia previsto os votos acabaram polarizados na disputa entre Beto e Sirley e Darci ficou isolado na terceira posição. Mas há quem diga que Darci se saiu muito bem, tendo em vista que a coligação tinha apenas dois partidos e elegeram dois vereadores, fortalecendo o partido.


Os votos que faltaram

Para os analistas políticos caçadorenses é só fazer as contas que os votos que faltaram para Sirley Ceccatto se eleger ou participar da disputa mais efetivamente, aparecem. Para eles os votos que faltaram estão no PDT e em algumas dissidências. Então vamos aos números. A diferença de votos entre Sirley e Beto foi de 6.442 votos, metade disso já seria suficiente para equilibrar a disputa se os votos não depositados no Beto fossem imediatamente para Sirley.
                A coligação PDT/PR fez 5.720 votos, entre nominais e de legenda. Votos creditados principalmente nos vereadores: Wilson Luiz Binotto, 803; Vilso Soares dos Santos, 761; Romildo Putti, 433; Fernando Scolaro (PDT), 618; Osmar Barcaro (PTB), 720 e na eleição passada eram da coligação que elegeu Saulo Sperotto. Faltaram até os votos de Rubiano Schmitz (PP), que não participou do pleito, pediu votos para Beto, e na eleição passada teve 1.068 votos. Esta tirada a teima, quem perdeu votos foi a Sirley.
 

Mostra Cultural

A Prefeitura de Caçador através da Fundação Municipal de Cultura (FMC) promove mais uma Mostra Cultural. O evento será realizado no próximo domingo (21), a partir das 16h, no Auditório da UNIARP. No programa apresentações das oficinas de violino, violão, teatro, instrumentos de sopro, capoeira, teclado, dança e artesanato.


Exposição sobre a Guerra do Contestado

A Administração Municipal, através da Fundação Municipal de Cultura (FMC), Museu do Contestado e Associação de Amigos do Museu, convidam para a abertura das exposições: Vivendo 100 anos do Contestado/2012-2016 e Contestado - Nos Trilhos da História 100 Anos. A mostra estará aberta para visitação entre 23 de outubro e 31 de dezembro, de terça a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h30; e aos sábados e domingos das 10h às 12h e das 14h às 18h. O Museu está localizado na Rua Getúlio Vargas, 100, Centro de Caçador. Mais informações através do telefone 3567-1582.


Doação de mudas extremosas

A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Caçador (Fundema) esta doando mudas pequenas de extremosa, árvore de espécie caducifólia, que atinge uma altura de sete metros e tronco liso de 17 cm de diâmetro. A planta, que tem floração no verão é também utilizada para arborizar perímetros urbanos, necessita do apoio de uma estaca no seu plantio, para que não cresça torta. A distribuição das mudas – nas cores rosa e branca – é feita na sede da Fundema. Mais informações através do telefone 3567-2880.



Distribuição de mudas

Na semana passada a Fudação Municipal de Meio Ambiente  Fundema também distribuiu mudas de árvores frutíferas e realizou a Feira de Adoção dos Animais, junto a Ação Social Alfa. Mesmo após a iniciativa, interessados em adquiri-las devem  Fundação retirar a requisição do pedido e escolher as mudas junto ao Horto Municipal.


Sessão cancelada

A sessão extraordinária da Câmara de Vereadores que seria realizada ontem (17) foi cancelada, mas o motivo não foi revelado. A próxima sessão da Câmara, que será ordinária, acontecerá apenas em novembro

Nenhum comentário: