sábado, 18 de agosto de 2012

Coluna Folha da Cidade 18 agosto


"Quando uma obra parece avançada para a sua época, é simplesmente porque a sua época está atrasada em relação a ela" (Jean Cocteau)  


Mascote

Aos poucos a campanha vai tomado forma e se movimentado com a criação de peças publicitárias e até mascotes. Estamos falando da mascote da campanha da coligação “Caçador do jeito que o povo merece”, PMDB, PT, PTB e PCdoB, que criou o personagem "Quinzinho". O boneco vai acompanhar os candidatos Beto e Luciane nas caminhadas por Caçador. A assessoria revelou que o Quinzinho é a primeira peça de publicidade dessa campanha. O PMDB já teve como mascote um girassol, na campanha de Onélio Menta e o PSDB um tucano na campanha de Saulo Sperotto.






Campanha no rádio: nova fase

A campanha política para as eleições municipais de 2012 entram na terça-feira (21) em uma nova fase. Com o início do horário eleitoral gratuito no rádio os candidatos terão um canal direto para se comunicar com o leitor e enviar sua mensagem. Um canal onde as propostas, criticas aos adversários e o que candidato está propondo para o município, chegar ao eleitor sem filtro, da maneira que o departamento de comunicação do candidato decidiu informar.
Em Caçador o horário eleitoral gratuito será realizado nas rádios (AM e FM). Nas segundas, quartas e sextas o espaço é dos vereadores (19 dias) e nas terças, quintas e sábados dos prefeitos e vices (19 dias). Tendo ainda inserções diárias, de domingo a domingo, dos candidatos a prefeito durante a programação.
O tempo foi dividido de acordo com a representação partidária no Congresso Nacional da seguinte forma: Darci Ribeiro (PDT), 5 minutos e 47 segundos; Beto Comazzetto (PMDB), 11 minutos e 30 segundos e Sirley Ceccatto (PSD), com 12 minutos e 43 segundos. Lembrando que os programas vão ao ar às 7 da manhã e ao meio dia, em espaços de 30 minutos.
Para o coordenador do curso de Marketing político da ESPM, Victor Trujillo, “Com o início do horário eleitoral gratuito no rádio o eleitor percebe que a disputa eleitoral começou pra valer. Antes disso o eleitor não procura se informar sobre os candidatos”. Para outro especialista em marketing político, Sidney Kuntz, "As pesquisas realizadas dez dias após o início do horário eleitoral gratuito já podem mostrar qual é a tendência do eleitorado, pois nos primeiros dias de programa a audiência é maior".
Mas o desempenho dos candidatos vai depender do eleitor confiar no que está sendo exibido nos programas. Portanto a campanha no rádio tanto pode alavancar, como estagnar ou derrubar uma candidatura. Uma dos motivos da influencia é pelo horário eleitoral mostrar com quem os concorrentes estão coligados, suas experiências e propostas, dando muita informação para o eleitor escolher o seu candidato.
                Para os especialistas cada vez mais o ponto alto das campanhas estão sendo direcionados para próximo das eleições, com o horário eleitoral gratuito ganhando em importância. Razão pela qual os marqueteiros gastão boa parte dos recursos de uma campanha nos programas de rádio e TV. Com informações do estadão.com.


Reciclagem

Digna de nota o resultado que Prefeitura de Caçador, através da Fundação de Meio Ambiente (Fundema), conseguiu na reciclagem do lixo doméstico destinado ao Aterro Sanitário Municipal, revelando que a comunidade tem reciclado mais. Dados comparativos com pesquisa realizada em 2009 apontam redução de 4,3% no lixo depositado no aterro. Na pesquisa realizada em 2009 a quantidade de material reciclável presente no lixo era de 28%. Na pesquisa de agora, realizada pela estagiária do curso de engenharia ambiental Raquel Gomes de Almeida, a porcentagem é de 23,7%. Mais detalhes em matéria completa já publicada na Folha da Cidade.


Importância

A constatação da importância do horário eleitoral de propaganda gratuita pode ser comprovada com números de eleições anteriores. Na disputa de 2008, em São paulo, as pesquisas divulgadas antes da propaganda apontavam Marta Suplicy (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB) como os favoritos, com 41% e 26% das intenções de voto, respectivamente. O então prefeito Gilberto Kassab (DEM) aparecia com apenas 8%. Após o horário eleitoral gratuito, o quadro mudou e Marta, com 33% dos votos válidos, e Kassab, com 34%, disputaram o segundo turno.


Valorização

 A candidata a prefeita pela coligação “Unidos por Nossa Gente”, Sirley Ceccatto (PSD) e seu vice, Fically (PP), garantiram que vão continuar valorizando os servidores públicos municipais efetivos. Para isso, eles visam sanar os problemas e manter ativo o Instituto de Previdência dos Servidores (IPASC). “Eu serei, junto com o Fically, colega de trabalho dos servidores até 31 de dezembro de 2016. Sabemos do compromisso que estas pessoas têm com Caçador e precisamos valorizá-los, inclusive pensando no futuro deles, na aposentadoria”, disse Sirley. “Vamos trabalhar para que estes servidores tão importantes tenham um futuro tranquilo


Placas

Estou enganado ou nesta campanha ainda não foi instalada nenhuma placa de candidato. Estratégia de campanha em outras eleições e até de disputa entre os candidatos para ver qual colocava mais placas, nesta eleição as placas ainda não apareceram. Serpa que tem a ver com a exigência da justiça de que o espaço para colocar a placa seja cedido pelo proprietário do terreno gratuitamente.  


Concurso

Tem gente que não vai gostar, mas eleição deveria ser como concurso público. Primeiro os candidatos teriam que passar por uma série de provas e testes, para avaliar a capacidade administrativa, experiência em administrar, conhecimento dos tramites administrativos e legislação e até capacidade física. Depois de comprovada a competência os candidatos seriam submetidos a eleição popular. Exagero? Não. Para todos os cargos públicos os candidatos devem se submeter a concursos, porque os cargos políticos são diferentes.  


Visita

Ontem (17) a tarde a candidata a prefeito Sirley Ceccatto (PSD) e vice Itacir Fiorese (PP) estiveram na Taquara Verde. Na conversa com os moradores apresentaram algumas das propostas. Dentre elas a reconstrução da creche que foi queimada; construção de uma casa mortuária, regularização dos terrenos, a colocação de mais um médico pra atender a comunidade e a construção de um Centro de Convivência. O objetivo é beneficiar o distrito com recursos especiais no orçamento de 2014, para que possam dar andamento aos projetos que vão implantar e por entenderem que a comunidade está esquecida.

Darci

O candidato da Coligação “A vez do trabalhador”, Darci Ribeiro (PDT), também passou o dia de ontem realizando visitas em empresas e bairros de Caçador. Darci afirmou que a campanha e a candidatura está tendo uma excelente aceitação. "Estamos otimistas com os resultados. Os trabalhadores estão cientes de que vamos trabalhar para eles e dessa forma estão demonstrando total apoio, o que nos deixa otimistas e ainda mais motivados a fazer uma Caçador melhor", afirmou.


Tuíticas@osni_r_mello

VIOMUNDO ‏@VIOMUNDO
PMDB e PDT contra a convocação de Policarpo Jr. para depor na CPI do Cachoeira. O que diriam Brizola e Ulisses?

Marcos Pessoa ‏@Marcospessoa
Não é que o Serra vai de helicóptero para chegar mais rápido, o problema é que ele não pode andar aqui embaixo sem ser vaiado.

Jornal O Globo ‏@JornalOGlobo
Míssil de uso exclusivo da Aeronáutica é apreendido em casa em Angra dos Reis, no Rio.

Nenhum comentário: