quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Coluna Folha da Cidade 16 agosto


"Uma tumba agora basta àquele para quem cujo mundo não era o bastante" (Alexandre o Grande) C


Caçador na internet

Agora você já pode passear pelas ruas de Caçador sem sair de casa. O Google Maps acaba de disponibilizar na internet a imagens Google Street View, com imagens das principais ruas de Caçador capturadas em setembro de 2011. Com a ferramenta é possível viajar por todas as ruas de Caçador e obter fotos das residências, comércios, indústrias e praças públicas. Sem dúvida uma grande ferramenta de divulgação da
cidade e do seu potencial turístico e econômico, já que o objetivo do serviço é vender publicidade para as empresas que podem ser encontradas mais facilmente na internet. Se você encontrar uma imagem curiosa no Google Street View mande para gente que publicamos. O serviço pode ser acessado no maps.google.com.br. 


Dados e problemas da agricultura

A Secretaria de Agricultura de Caçador realizou um completo estudo sobre o perfil das propriedades agrícolas de Caçador e dos agricultores, chamado Plano Diretor da Agricultura. O estudo realizado entre janeiro de 2011 e fevereiro de 2012, entrevistou proprietários de 1075 estabelecimentos rurais (78% dos levantados pelo IBGE em 2010) que já foi tema de matérias da Folha da Cidade e da imprensa em geral. Mas nestes tempos de eleição existem informações que são importantes compartilhar com a comunidade e com candidatos.   
                As propriedades pesquisadas compreendem 33 comunidades agrícolas de Caçador, cerca de 54 mil hectares de área, mas apenas 19% e cultivável, pouco mais de 10 mil hectares. As áreas com reflorestamento são superiores as áreas cultivadas com cerca de 14 mil hectares, 26% do total. A área de mata nativa é de 22%, cerca de 12 mil hectares e outros 14% são áreas de pastagem, com 7.559 hectares.
                As 1.075 propriedades visitadas possuem 2.616 açudes, mas a nossa política de incentivo para piscicultura ainda é incipiente. Quase todas as comunidades produzem tomate. São quase 600 hectares de área plantada, produção de 1.802.250 caixas de 23 Kg (41.451 toneladas) de tomates, mas não temos nenhuma empresa para beneficiar ou agregar valor a esta produção.
                Além do carro chefe, tomate, Caçador também produz: pimentão, cebola, cenoura, repolho, abobrinha, vagem, aipim, fumo, pepino, beterraba, alho, folhosas, cabutiá, uva, pêssego, maçã, caqui e ameixa. Mais 443.410 sacos e 60 Kg de milho, 18.559 sacos de 60 Kg de feijão, 22.170 sacos de soja e 7.540 sacos de trigo. Mas não existe uma organização centralizada, uma cooperativa ou organização similar, que promova a comercialização destes produtos e livre o agricultor dos atravessadores.
                  Além da produção agrícola Caçador também conta com um rebanho bovino de corte de boa qualidade, com poucos incentivos; um rebanho leiteiro que sobrevive das suas iniciativas, mais rebanhos crescentes de ovinos, caprinos e equinos, todos por desenvolver. Assim como as iniciativas de criação de aves e suínos, que apesar da proximidade com as agroindústrias não decola.           
De forma resumida estes são os principais números, o estudo é bem abrangente, e os principais problemas da nossa agropecuária. Uma área que apesar dos esforços do atual secretário de agricultura, Tiago Borga, para organizar o setor. Ainda necessita de muito trabalho e organização para elevar a sua participação no PIB de Caçador que hoje é de 10,4%, contra 44,5% da indústria e 45,1% dos serviços (dados IBGE 2006).

  
Dia dos Pais

 A comunidade escolar da Morada do Sol teve uma noite especial na sexta-feira (10). Na ocasião os estudantes da instituição de ensino prestaram uma homenagem aos seus pais que mais tarde participaram de um torneio de truco e do sorteio de brindes. A direção da escola agradece a colaboração de todos para o sucesso do evento


Pesquisas egoístas

Até o momento as pesquisas realizadas pelos partidos e coligações tem sido do tipo egoísta. Apenas para consumo interno, ou próprio. Qual seria o medo de quem está na frente em publicá-las. Até porque em se tratando de pesquisas alguém deve estar na frente e alguém atrás. Entenderia o medo de quem está atrás. A não ser que quem está na frente esteja perdendo terreno para quem está atrás.       


Engano

A coisa ta feia no nosso serviço de saúde pública. Cidadão me contou que foi internado no hospital por causa de uma dor nas costas, para fazer alguns exames. De madrugada, mesmo estranhando, foi submetido a uma sessão de inalação e sentiu que alguma coisa estava errada quando a enfermeira apareceu com uma injeção enorme para lhe aplicar na barriga. Medroso para estas coisas de injeção, reclamou. A enfermeira saiu correndo pedindo desculpas pelo engano. Quando o médico chegou descobriu que o seu problema é hérnia de disco.


Ala psiquiátrica 

Motivo de muita controvérsia e manifestações, o serviço de psiquiatria deve voltar a ser oferecido em Caçador. Esta é a decisão da justiça, informada pelo vereador Darci Ribeiro na sessão de terça-feira (14). O serviço de psiquiatria deixou de ser oferecido em Caçador com o fechamento do hospital Jonas Ramos em 2010. Na época os demais serviços que funcionavam no hospital foram transferidos para o Hospital Maicé, a ala psiquiátrica simplesmente fechada e os pacientes transferidos para Santa Cecília. Agora a justiça determinou que o serviço seja reativado, como por norma deve ser anexo a um hospital, terá que ser oferecido no Maicé. Sem dúvida uma grande vitória para comunidade caçadorense.  


Contato direto

Dando continuidade à série de visitas e caminhadas pelos bairros de Caçador, os candidatos da coligação “Unidos Por Nossa Gente”, Sirley e Fically estiveram no bairro Nossa Senhora Salete, Na tarde de terça-feira. Em alguns minutos puderam perceber a boa receptividade e o entusiasmo dos moradores com a presença deles na comunidade. “Priorizamos conhecer a nossa população, os anseios, o que os moradores esperam do novo prefeito, e nada melhor do que nós mesmos escutarmos os caçadorenses” disse Sirley. Durante a tarde os candidatos também visitaram o grupo da Terceira Idade do bairro Sorgatto e o grupo de mulheres do Alto Bonito.


Maldade

Olha só como é linguarudo este povo. Em Macieira, um dos municípios onde o número de eleitores é maior que o de moradores, a disputa por eleitores é tamanha que a criança quando nasce o pai faz o título de eleitor antes da certidão de nascimento.


Polêmica

Uma lista com 30 assinatura deixou em alerta os vereadores de todo Brasil, principalmente aqueles de municípios com menos de 50 mil habitantes. Acontece que o senador Cyro Miranda (PSDB-GO) apresentou uma proposta de mudança na Constituição Federal para que vereadores de cidades com menos de 50 mil habitantes não recebam mais salários. Os senadores catarinenses Casildo Maldaner (PMDB), Luiz Henrique da Silveira (PMDB) e Paulo Bauer (PSDB) afirmam que assinaram o pedido para que o assunto entre em discussão, mas que têm ressalvas sobre o tema. Para ser analisada, uma proposta de mudança constitucional precisa de 27 assinaturas. A proposta também cria novos tetos para os salários das demais cidade, entre 40% e 75% do que recebe um deputado estadual. Em Santa Catarina, os vereadores de 268 cidades deixariam de receber salário.


Tuíticas@osni_r_mello

Jornal O Globo ‏@JornalOGlobo
Fidelidade: mais da metade dos brasileiros mantém conta a 10 anos no mesmo banco. 

Ancelmo.Com ‏@Ancelmocom
Tutty Vasquez: Depois de Chico Buarque e Cazuza espera-se que Bezerra da Silva (Se Gritar Pega Ladrão) seja citado no julgamento do mensalão.

Folha de S.Paulo ‏@folha_com
Pré-sal vai responder por 28% da produção em 2020, diz Petrobras.


Nenhum comentário: