sábado, 11 de agosto de 2012

Coluna Folha da Cidade 11 agosto


"Os comunistas sempre souberam chacoalhar as árvores para apanhar no chão os frutos. O que não sabem é plantá-las..." (Roberto Campos) 


Na campanha


Secretário de Infraestrutura, deputado Valdir Cobalchini, disse que vai entrar de cabeça na campanha de Beto Comazzetto (PMDB) e Luciane Pereira (PT) neste final de semana. Hoje (11), pela manhã, vai acompanhar os candidatos em visitas ao comércio e na parte da tarde percorre bairros da cidade. No domingo,
prossegue com visitas e deve comparecer na festa de São Cristóvão, na paróquia do bairro Berger.





Toca Raul


No próximo dia 21 de agosto faz 33 anos que morreu Raul Seixas. Lembrei disto revendo - já havia assistido na época - a entrevista que ele concedeu para Jô Soares em 1989, acompanhado de Marcelo Nova, da banda Camisa de Vênus. Os dois estavam no programa Jô Onze e Meia para lançar o disco Panela do Diabo, uma tentativa de revitalizar a carreira de Raul, com sérios problemas de alcoolismo. O que ninguém sabia é que seria a última entrevista de Raul.  
Raul Seixas foi tudo o que quis na vida. De amigo de John Lennon, e ele conta na entrevista os três dias que passou no apartamento de Lennon discutindo sobre os donos do planeta, as pessoas que influenciaram o mundo, como Jesus.  E da pergunta que Lennon lhe fez, sobre quem seria esta pessoa influente do Brasil, “Eu nervoso respondo: Café Filho” (Presidente do Brasil de 1954 a 1955). A parceiro de Paulo Coelho, roqueiro de sucesso e imortal por sua ideias. Mensagens que o fizeram ser expulso do Brasil, por Ernesto Geisel, em 1974.
Afinal estou contando toda esta ladainha sobre Raul, para fazer uma constatação. Nossos jovens perderam o conteúdo. E vou escrever sem medo porque poucos vão ler isso. Afinal leitura não é o forte da nossa juventude, salvo raras exceções. Mas isso não me incomoda. O que incomoda, e faz tempo, é a falta de conteúdo de nossa arte, de nossa cultura, de nossa poesia, da nossa musica jovem, afinal a música tem um poder fenomenal de transformação.
É só ligar o rádio para fazer esta constatação. E não adianta me chamar de chato. Eu nunca vou considerar arte músicas que se dizem “sertanejo universitário” - assim mesmo em minúsculo - e fazem apologia à bebedeira, ao não estudar e tudo mais. Das 50 músicas sertanejas listadas como as mais tocadas no primeiro semestre de 2012, dez fazem menção a bebida no título. Se escutar todas, com certeza outras dez vão falar de bebedeira na letra. Até parece que as empresas de bebida estão pagando os autores para fazer apologia.
Daí a nossa sociedade se pergunta porque tantos problemas com drogas. A porta de entrada está aberta, escancarada e com propaganda disfarçada de arte. Não tem como resolver. Que saudade do tempo que as músicas eram engajadas e transmitiam uma mensagem. Do tempo que a música era censurada por defender os ideais de uma juventude que queria mais: democracia, educação, enfim, queria mais do mundo.
Mas e dai. O que o Raul Santos Seixas tem a ver com tudo isso. Simples. Raul era alcoólatra, morreu disso, mas em suas músicas nunca fez apologia a bebida. Morreu desacreditado como pessoa e sozinho, mas nunca pregou outra coisa que não fosse a libertação do ser humano como ser pensante.


Na campanha

Secretário de Infraestrutura, deputado Valdir Cobalchini, disse que vai entrar de cabeça na campanha de Beto Comazzetto (PMDB) e Luciane Pereira (PT) neste final de semana. Hoje (11), pela manhã, vai acompanhar os candidatos em visitas ao comércio e na parte da tarde percorre bairros da cidade. No domingo, prossegue com visitas e deve comparecer na festa de São Cristóvão, na paróquia do bairro Berger.


Festa do tomate

Candidato a prefeito pelo PMDB, Beto Comazzetto, me disse que vai incluir no seu plano de Governo a realização, em Caçador, da Festa Nacional do Tomate. Um evento nos moldes da festa da Cebola, que acontece um Ituporanga. O objetivo é valorizar a cultura do tomate, atrair visitantes de toda a região para o evento, movimentando o comércio local, e ter uma atração a mais para os caçadorenses durante o ano. Beto acredita que bem organizada e com um bom trabalho de marketing, esse evento se paga, não gerando custos para os cofres públicos. “Assim, Caçador fica com dois grandes eventos durante o ano: a Festa do Município, em março, gratuita, com portões abertos à população, e a Festa do Tomate, com ingressos populares, para cobrir as despesas dos shows”, afirmou.


Dois prefeitos

Pela primeira vez na história Caçador terá a oportunidade de ter dois prefeitos. Essa é a promessa dos candidatos Sirley e Fically, afirmando que a sintonia de ambos vai possibilitar que dividam as responsabilidades de gestor e proporcionem um governo presente na comunidade. Fically  já foi secretário de infraestrutura e é um profundo da agricultura e do esporte. Sirley é profissional da área da saúde e tem conhecimento dos problemas deste setor. Além disso, conhece as necessidades da área educacional, da cultura, do meio ambiente e da assistência social, além do setor administrativo, comprovado durante o mandato de presidente da Câmara de Vereadores, quando implantou uma nova política de economia com o dinheiro público e que resultou na devolução de valores expressivos para o Executivo aplicar em ações na comunidade.


Petistas

O Partido dos Trabalhadores inaugura hoje (11), às 17h30, o comitê “Sou PT e voto 15”. O evento acontece em sala alugada pelo partido na Rua Victor Batista Adami, 614 (esquina com Porto União). O Partido dos Trabalhadores em Caçador participa da coligação “Caçador do jeito que o povo merece”, integrada ainda pelo PMDB, PTB e PCdoB, e indicou a candidata a vice-prefeita Luciane Pereira, na chapa do peemedebista Beto Comazzetto. O evento será prestigiado pelo deputado estadual Valdir Cobalchini (PMDB) e lideranças estaduais do PT.


Toninho da CASAN

 O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC), por maioria de votos, decidiu manter a sentença da 31ª Zona Eleitoral, deTijucas, que deferiu o registro de candidatura do vereador de Canelinha, Antônio Carlos Flores, mas sem utilizar o nome Toninho da CASAN. O relator fundamentou sua decisão citando o art. 40 da Lei n. 9.504/1997, que diz que é crime a utilização de símbolos, frases ou imagens, associadas ou semelhantes a órgão de governo. O candidato alegou que é a terceira vez que concorre com a denominação e foi eleito em duas. O procurador regional eleitoral André Stefani Bertuol destacou que o uso alcunha “DA CASAN” proporcionaria ao recorrente uma posição favorável em relação aos outros candidatos.


E o esporte

É sabido que o esporte é uma das áreas da educação que mais contribui para formação de crianças e jovens. Além disso o esporte também contribui para a saúde. Estudos apontam que a cada real gasto com esporte e segurança se economiza sete com saúde. Portanto investir na área não é questão de simpatia do administrador público pelo esporte. É uma questão de saúde pública e deve ser tratada como tal. Mas não era o que pensavam os prefeitos que passaram, que utilizaram o esporte para financiar seus parceiros políticos. Seria dos que estão por vir?    


Recorde

Com a economia nacional em baixa o governo encontrou uma razão para comemorar. Motivo. Tudo indica que o País estabelecerá um novo recorde na produção de grãos na safra 2012-2013, destaque para a produção de milho. Segundo informou o IBGE, deverão ser colhidas no próximo ano-safra 163 milhões de toneladas, incremento de 2% em relação ao colhido no período anterior. A estimativa evidentemente leva em conta condições climáticas favoráveis no período de plantio, desenvolvimento das plantas e colheita. Com a seca a castigar os Estados Unidos, grande produtor global assim como o Brasil, os agricultores optaram por ampliar o cultivo dos grãos, particularmente do milho. No caso da soja, as notícias também são positivas, ainda que a área cultivada cresça menos. Espera-se um avanço considerável da renda dos produtores rurais, consequência do preço elevado no mercado mundial e do impacto positivo da alta do dólar sobre a renda do agricultor.

Tuíticas

juniorcigano ‏@junior_cigano
Estou feliz! Sabe quando a gente é criança e perguntam o que queremos ser quando crescer? Pois é ontem realizei o meu desejo de criança.

juniorcigano ‏@junior_cigano
Não foi exatamente como eu pensava quando era criança, mas o resultado foi o que eu desejava. Obrigado meu Deus.

juniorcigano ‏@junior_cigano
Quando eu era criança, eu dizia que queria ser médico para operar as varizes de minha mãe. Bom não sou médico, mas ontem minha mãe operou.

Um comentário:

Panatta disse...

Parabéns pelo artigo "Toca Raul".Finalmente vejo alguém escrever algo interessante nos jornais de nossa cidade.Bom começo.Isso contribui muito com a educação e a cultura de nossa juventude...Parabéns!!!