terça-feira, 3 de julho de 2012

Uma outra revolução


Um dia, conversando com o reitor Adelcio Machado dos Santos sobre o papel da imprensa, ele me chamou a atenção para os grandes inventos que fizeram a humanidade dar os saltos de desenvolvimento. Citou o fogo, a roda, a escrita e a imprensa.
Para Adelcio os tipos móveis de impressão criados por Johannes Gutenberg em 1.450, considerado o evento mais importante do período moderno, teve um papel fundamental no desenvolvimento do ser humano e na disseminação do conhecimento. Quando Gutenberg imprimiu o seu primeiro livro, a bíblia, muitos acharam que era bruxaria, dada a semelhança dos exemplares, hoje os livros lotam bibliotecas de todo mundo.  
                Lembrei deste fato durante o lançamento do livro “Empreendedorismo: Teoria e Prática”, pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe em parceria com a Associação Empresarial de Caçador (Acic). Não por acaso um livro escrito pelo reitor, professor Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, e pelo professor Dr. Alexandre Acosta.
O livro, primeiro da Editora Uniarp, é um marco na revolução que a Universidade está promovendo em Caçador e região. Para o reitor Adelcio o livro mais caçadorense dos 19 que escreveu, pois traz no seu DNA o empreendedorismo das pessoas que impulsionam o desenvolvimento desta terra. Para o presidente da Uniarp, engenheiro Gilberto Seleme, um pré-requisito, mais do que isso, uma sinalização de que a universidade quer ser completa e para isso precisa criar e difundir o conhecimento.  
Seleme disse que a Editora Uniarp está aberta para editar, produzir e publicar não apenas os livros de interesse da comunidade acadêmica, mas as obras que seja de interesse da comunidade ou que contem sobre a comunidade. “Os projetos serão analisados por uma comissão e tendo viabilidade serão publicados”, afirmou Seleme, observando que como o próprio nome diz Universidade é isso: publicar livros, promover eventos como o Semad que inicia na próxima semana, promover o conhecimento e preparar as pessoas.    
Promover a revolução que vai separar o que é história e o que é desenvolvimento. 

Osni Ribeiro Mello
Jornalista/Adm. Empresas

Nenhum comentário: