segunda-feira, 23 de julho de 2012

Coluna Folha da Cidade 23 de julho


"Todos os homens nascem iguais, mas é a última vez que o são" (Abraham Lincoln) 


Telefone mudo não pode chamar

Até que enfim as agências reguladoras resolveram regular. Primeiro foi a Agência Reguladora de Planos de Saúde do Brasil (ANS), que no início deste mês suspendeu a comercialização de 268 planos de saúde de 37 operadoras. Na quarta-feira (18) foi a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que proibiu as operadoras Claro, Oi e TIM de vender novos chips e planos de voz e internet móvel por 30 dias. A decisão por meio de medida cautelar, começa a valer nesta segunda-feira (23).
           
   Não sei o que leitor pensa disso. Mas já tinha passado da hora das agências reguladoras tomarem uma providência com relação aos abusos cometidos por estas empresas. Pena que a agência nacional, responsável pelo serviço em todo Brasil, só resolveu tomar uma providência depois que o Procon de Porto Alegre suspendeu a venda de celulares das operadoras: Vivo, Claro, TIM e Oi, atendendo pedido da OAB/RS. Ou seja, tiveram que ser provocados.
                Neste mercado não existe nenhum santinho. As empresas só melhoram os serviços se pressionadas pelos consumidores ou pelas agências. Parece que nesta briga os consumidores perderam e isso nos leva a uma profunda reflexão. Se as empresas não estão se importando com o seu maior capital: O cliente. Com que estão se preocupando. Deve ser em investir muito em propaganda para vender celular e pouco na qualidade de serviço. Quem assiste a novela das 21horas da Globo sabe do que estou falando.
                Mas a medida parece ter surtido efeito. Na quinta-feira (19) e ontem as empresas proibidas de vender celulares pediram reuniões extraordinárias com a Anatel para se aprofundar nos motivos das proibições, como se não soubessem. A Oi e a Claro anunciaram investimentos e disseram que vão apresentar planos para isso. Já a TIM, considerada a operadora com o pior serviço, entrou na justiça para garantir o seu direito de vender celulares.
                Palmas para as operadoras que aceitaram a punição e estão dispostas a melhorar. Vaia para a TIM, que contrariando a agencia que regula a sua atividade e, principalmente os seus consumidores, vai para justiça requerer um direito que nega aos seus clientes.  
NOTA - É importante lembrar que as operadoras não estão impedidas de vender em todo Brasil. A TIM está impedida no Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, r Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins. A Claro em Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. E a Oi, no Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rio Grande do Sul.


Lideranças peemedebistas percorrem o Oeste 

O presidente estadual do PMDB, Eduardo Pinho Moreira, o ex-governador Paulo Afonso Vieira, os deputados Celso Maldaner, Mauro de Nadal, Valdir Cobalchini e Valdir Colatto, e o presidente da JPMDB, João De Nadal, iniciaram na semana que passou, pelo Oeste catarinense, ações de mobilização e estímulo junto aos candidatos do partido. Na quinta-feira se reuniram com candidatos de São Lourenço do Oeste e Quilombo. Na sexta a caravana passou por de Dionísio Cerqueira, São Miguel do Oeste, Itapiranga e Palmitos e no sábado em Maravilha e Cunhataí.
“O tamanho do PMDB é demonstrado com o número de candidaturas e com a presença de grandes lideranças, que se deslocaram até aqui para trazer apoio para os candidatos. Mais uma vez o PMDB se consolida como o partido que mais lançou candidatos a prefeito e vamos conquistar um grande número de prefeituras e continuar construindo essa linda história”, disse Pinho Moreira. Esta semana iniciam as gravações de 424 vídeos, que serão enviados a todos os candidatos cabeça-de-chapa do PMDB em Santa Catarina. O PMDB vai ter candidatos a prefeito em 212 cidades, 145 candidatos a vice-prefeito e mais de 3mil candidatos a vereador. Na foto o encontro de São Lourenço do Oeste


Propostas inovadoras


Candidato a prefeito Beto Comazzetto, da coligação “Caçador do jeito que o povo merece”, quer fugir da mesmice do “control C control V” em seu Plano de Governo apresentando propostas inovadoras e concretas. Pelo menos três ele já tem na ponta da língua nas conversas que vem fazendo com eleitores: construção de um grande parque de lazer (nos moldes do parque Central) no bairro Martello, implantar atendimento odontológico nas 24 horas do dia no Pronto Atendimento e desafogar o trânsito construindo uma grande via do bairro Nossa Senhora Salete até o Jardim Dileta, margeando a linha férrea desativada. 


Campanha nas ruas 


Depois de uma semana de visitas às empresas locais, a manhã deste sábado foi de caminhada para os candidatos Sirley Ceccatto e Fically. Os dois percorreram a Avenida Barão do Rio Branco e conversaram com a população. Segundo Sirley, a aproximação com as pessoas é fundamental para escutar os seus anseios e apresentar as ações que venham ao encontro destas necessidades. Os candidatos defendem um governo justo e que se preocupe com as pessoas, para isso, elaboraram um plano de ação que vai possibilitar investimentos em setores que carecem de uma atenção especial do poder público.


Pista de BMX


Aos poucos vai tomado forma a Pista de BMX de Caçador. A pista de aproximadamente 400 metros e percursos pró e amador, vai sediar as provas de BMX dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) e depois ficará a disposição dos atletas da Associação Caçadorense de Ciclismo (ACC). A pista está sendo construída pela Coordenação de Ciclismo da CCO dos JASC, com o apoio da Fundação Municipal de Esportes de Caçador (FMEC) e Secretária de Infraestrutura. A supervisão é do professor e atleta de BMX, Tio Juco.


Pesquisas

A página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet dispõe do Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), em que candidatos, partidos políticos e cidadãos interessados podem consultar o registro das pesquisas eleitorais sobre intenção de voto a candidatos nas Eleições 2012 que se destinam à divulgação pública de seus dados. Desde o dia 1º de janeiro, as empresas ou entidades que realizam pesquisa de intenção de voto referente às eleições devem fazer o registro da pesquisa, no mínimo cinco dias antes de sua divulgação, no juízo eleitoral competente para o registro dos candidatos. No Sistema de Registro informações sobre a entidade/instituto que realizou a pesquisa, metodologia empregada e período em que ocorreu, entre outros dados. Até quinta-feira (19), 347 pesquisas eleitorais relativas às Eleições 2012 constavam do sistema.


Extraordinárias


A Câmara de Vereadores de Caçador realiza hoje (23) e amanhã sessões extraordinárias para discutir e votar o Projeto de Lei Complementar nº004/2012, que institui a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços e estabelece outras providências. E o Projeto de Lei nº 041/2012, que abre crédito especial no Orçamento Geral da Prefeitura de Caçador, exercício de 2012, por conta do Termo de Contrato de Apoio Financeiro nº08481/2012-6, firmado com o Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Caçador. A necessidade das extraordinárias se deve a urgência na apreciação dessas matérias e por já terem expiradas as seis sessões ordinárias do mês.

Nenhum comentário: