sábado, 4 de outubro de 2014

Coluna Osni R. Mello 3 Setembro



"A educação é o desenvolvimento no homem de toda a perfeição de que sua natureza é capaz" Immanuel Kant




Luciane em Lebon Régis


A candidata a deputada estadual Luciane Pereira (PT) também intensificou a campanha na região. Na quinta-feira (2) fez caminhada nas ruas de Lebon Régis e participou de encontro com mais de 100 pessoas. A campanha passou pelas ruas principais do município e nos bairros mais carentes. “Foi um dia espetacular. De manhã à tarde houve mobilização do nosso partido para reforçar as melhorias que a nossa presidenta trouxe para o país e explicar as propostas dos nossos candidatos”, afirmou Luciane.





Neste domingo tem Festa da Democracia 

O Brasil sedia neste domingo (5) a maior festa de todos os tempos. A festa da democracia. Mais de 142 milhões de brasileiros estarão aptos a participar, votando em mais de 12 mil candidatos e escolhendo os seus representantes para os legislativos estaduais, Câmara Federal, Governadores, Senado e Presidência da República. Os números - gigantes – mostram a pujança e o potencial desta nação, que se firma como a quarta maior democracia do mundo, atrás apenas de Índia, Estados Unidos e Indonésia.  

            O que os números não revelam é o desafio que ainda temos pela frente para deixar a “pré-escola” e ingressar no “ensino fundamental” em termos de democratização. Se por um lado temos o mais moderno e seguro sistema de votação e apuração de votos e uma legislação moderna. Do outro convivemos com a baixa qualidade do debate eleitoral – baseado em ataques de toda sorte - que mais confundem do que esclarecem o leitor sobre os candidatos.

            Mas este processo não poderia se dar de outra forma. A democracia é como uma árvore e como tal, ao longo de sua vida, sofre de todos os tipos de ataques: formigas, raios, lenhadores e também precisa de muitos cuidados: água, luz do sol e até do frio do inverno, para crescer forte e se manter em pé. O que é importante ter em mente no cultivo desta “Araucária Secular” é que todas as partes: as raízes, como se fosse o voto; o tronco, como se fossem executivo, legislativo e judiciário; os galhos e folhas, como se fosse o povo brasileiro, são importantes para mante-la em pé.

            Portanto, mais importante que tudo neste processo, é participação de todos comparecendo nos locais de votação para escolher os candidatos de sua preferência. Sem qualquer tipo de pressão ou coação, mas com o espírito de quem esta ajudando a construir um país, uma nação. Ninguém disse que seria fácil, mas comparando com outras eras, estamos muito melhores. Hoje, para o bem ou para o mal, temos a certeza que em quatro anos tudo pode ser mudado e reafirmado, de acordo com o gosto da maioria.  





Cobalchini vota no Naya


Os candidatos de Caçador intensificaram as suas campanhas no município e nas cidades vizinhas. O candidato a reeleição, deputado estadual Valdir Cobalchini, realizou caminhada em Santa Cecília e Lebon Régis na manha de ontem e a tarde visitou empresas de Caçador. Hoje, pela manhã vai a Porto União participar de caminhada pelas ruas centrais e a tarde percorre os bairros de Caçador e realiza caminhada. No domingo vota às 10 horas, na escola Naya Gonzaga Sampaio no Bairro DER.




Renovação na Alesc


Projeção baseada em pesquisas indica que a renovação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina deve ficar restrita aos sete deputados que estão nesta legislatura e por algum motivo não disputaram esta eleição, como Reno Caramori (PP) e Gilmar Knaesel (PSDB). Nas demais vagas todos os deputados devem se reeleger, com uma ou duas surpresas.



 Visita


O vereador Moacir D’Agostini (DEM) visitou ontem (3) a maternidade do Hospital Maicé. Moacir foi verificar como esta o trabalho e se colocar a disposição para ajudar nas necessidades. Falando com os usuários o vereador revelou que um dos problemas é a demora no atendimento, mas em função da falta de profissionais médicos para fazer o atendimento. A direção do hospital afirmou que o problema esta na dificuldade em contratar profissionais médicos.  



Villaggio Grando Top ADVB


A Villaggio Grando Boutique Winery, de Maurício e Guilherme Grando, esta entre os dez vencedores do Prêmio Top Turismo 2014, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB/SC). A distinção é um reconhecimento anual da entidade a lideranças, empreendimentos e ações públicas ou privadas que contribuem para o desenvolvimento e promoção da atividade turística em Santa Catarina. A Villagio Grando foi a escolhida com o case: Turismo No Meio Oeste Catarinense.




Demissão incentivada


Durante o debate na RBS TV o governador e candidato a reeleição Raimundo Colombo (PSD) revelou que se for eleito já tem pronto um plano para a reforma da administração estadual e que o plano contempla a fusão de órgãos e até demissão incentivada. Colombo afirmou que o plano não foi lançado por causa das eleição, porque de acordo com ele não seria justo anunciar neste momento. 




Federal


Pesquisa interna dos partidos revela que entre os preferidos para a Câmara Federal estão João Rodrigues (PSD), Esperidião Amim (PP), Jorginho Mello (PR), não necessariamente nesta ordem. A mesma pesquisa revela que a decisão de quem entra e quem não entra será disputada na casa da centena de votos.




Ponte Hercílio Luz


A Ponte Hercílio Luz também foi tema sugerido do debate da RBS TV. E chamou a atenção o enfoque que o candidato Afrânio Boppré (PSol) deu para o assunto. Disse que para ponte existem três alternativas: 1ª implodi-la sobre o canal, mas isso é inviável, pois custaria muito desobstruir depois; 2º Desmontar peça por peça, o que também seria inviável por causa do custo; 3ª reformar a ponte e colocá-la a disposição da comunidade. Como podemos ver, alguns candidatos não tem a mínima ideia do que irão fazer. Se fosse simples consertar a ponte o trabalho já teria sido realizado, pelo desgaste que gera para os governos. A prova é que Boppré sugeriu três caminhos, mas apenas um viável. Não por acaso o que esta sendo realizado. Neste assunto, quem esta vacilando são as empresas contratadas, empresa de minas gerais com ligações políticas, que por sinal abandonou as outras duas obras que tinha no estado.  




Rápidas


Na eleição passada 1.466 pessoas foram presas fazendo campanha de boca de urna.  
 

Nenhum comentário: