quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Coluna Osni R. Mello 20 Agosto


"Um negócio que não produz nada além de dinheiro é um negócio pobre” Henry Ford





Seleme e diretoria tomam posse na FIESC 


Toma posse nesta sexta-feira (22) a nova diretoria Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), para gestão 2014-2017. A cerimônia está marcada para as 19h30, na sede da entidade, em Florianópolis, e será liderada pelo industrial Glauco José Côrte, reeleito no dia 27 de junho. O industrial caçadorense, Gilberto Seleme, também foi reeleito para mais um mandato de vice-presidente Regional. “Agradeço a confiança que o Glauco nos depositou e também o apoio dos empresários para continuarmos o trabalho. Vamos continuar firme no propósito de fortalecer a nossa região, uma das mais fortes regiões produtivas do Estado”, afirmou Seleme.


A ditadura e a educação


Lendo entrevista do escritor Luiz Ruffato, que escreve livros com personagens do cotidiano, como "Eles eram muitos cavalos", percebi uma verdade que eu vivi no final da Ditadura Militar, 1985, mas não tinha me dado conta.

Diz o escritor que "A história do Brasil é de exclusão. O que a ditadura fez não foi destruir um projeto em andamento, mas o que tinha de educação pública. As pessoas dizem que a educação pública era boa. Era para meia dúzia de pessoas", afirma Ruffato.

Concordo em gênero numero e grau. E verifico isso lendo as apostilas do meu filho e comparando com os péssimos livros didáticos do meu primeiro e segundo grau distribuídos pelo governo. O que nos salvava eram os professores, mas dependíamos da qualidade deles para aprender.

Concordo para dizer que só agora, aos 43 anos de idade, estou concretizando um sonho da juventude, o de ser engenheiro. Por que a minha família era pobre e não poderia, mesmo que eu fosse aprovado numa universidade pública, me manter estudando fora.

Mas como eu passaria no vestibular, se estudava de noite e trabalhava de dia. As vagas das boas universidades eram ocupadas pelos filhos das famílias que podiam pagar um cursinho e se dar bem no vestibular da Federal e da Udesc.

Hoje, felizmente, vivemos um novo tempo. As boas oportunidades ainda são para filhos de pais ricos que podem frequentar as escolas pagas, curso de inglês, cursinhos preparatórios e tal.

Mas os filhos dos trabalhadores, como eu, já podem acessar as universidades pagas por que existem programas governamentais como: FIES, Ciências Sem Fronteiras, Pronatec, Bolsa do Artigo 170 e uma série de programas que visam incentivar a educação. Além da criação de Universidades, como a UFFS, que pode ser instalada em Caçador.





Falha no sistema


O vereador Alencar Mendes (DEM) aproveitou a presença do prefeito Beto Comazzetto (PMDB) para cobrar agilidade no processo de emissão de carnes para a cobrança do programa de pavimentação e principalmente na devolução da cobrança indevida do IPTU, que também foi atribuída a uma falha no sistema de cobrança da prefeitura. O prefeito Beto se defendeu afirmando que o problema gera insegurança, pois em alguns casos o dinheiro que deveria ser depositado na conta das ruas foi parar em contas de outros estados. Sobre a devolução do IPTU, afirmou que o caso esta sendo estudado para não gerar mais problemas judiciais para a prefeitura.




Rottava sugere estacionamento em terrenos baldios


O vereador Claudio Rottava (PTB) fez uma indicação interessante na sessão de terça-feira. Claudio solicitou que a administração municipal estude a viabilização de um programa com o objetivo de aumentar as vagas de estacionamento de veículos no centro da cidade, utilizando os terrenos sem uso (baldios). A prefeitura cobraria a mesma taxa do estacionamento rotativo e os proprietários teriam incentivo fiscal, como desconto no IPTU.

O vereador fez questão de dizer que não é desapropriação e que o programa poderia ter um contrato por tempo determinado, renovável até que fosse do interesse do proprietário. “Vejo diariamente o quanto os nossos motoristas penam para conseguir uma vaga, principalmente no centro, quando precisam de serviço de banco e por não encontrarem vagas são obrigados a deixar seus veículos estacionados longe do seu destino e dos olhos também”, afirmou Rottava, observando que seria uma parceria e inédita.



Lista Negra


Contribua com a nossa lista de prédios públicos que não possuem acessibilidade a todos os níveis. A lista já tem: Fórum da Comarca, Casa da Cultura e Prefeitura.




Elefante branco


Na solenidade de posse de Claudio Rottava (PTB), onde Osmar Barcaro também tomou posse e renunciou em favor de Rottava, algumas pessoas lembraram que foi na legislatura em que Barcaro foi vereador e presidente da casa, que a nova Camara de Vereadores de Caçador foi construída. Instalação que recebe os elogios de todos que a conhecem, sendo considerada pelo senador Luiz Henrique da Silveira uma das melhores do estado. Falando sobre o assunto Barcaro lembrou que recebeu muitas criticas na época, mas que hoje fica orgulhoso de ver que o espaço serve a Camara e a toda comunidade. “Na época o projeto foi considerado um elefante branco, mas hoje ninguém discute a importância que tem para a nossa comunidade”, observou.




Frase


O vice-governador Pinho Moreira (PMDB) tem se mostrado um bom frasista nesta eleição. Ao pedir votos para o candidato a senador Dário Berger ele largou a seguinte perola: “Para ser prefeito uma vez o cara tem que ser bom, duas vezes, tem que ser muito bom, pela terceira tem que ser excepcional, agora ser quatro vezes seguidas, ai tem que ser senador”.




Secretário


O secretário de estado da Educação, Eduardo Deschamps, estará em Caçador hoje (21), participando de uma série de atividades. No auditório da SDR Caçador, às 11h30, o secretário concede entrevista coletiva e ás 10h ele estará no auditório para uma conversa com lideranças da região.

Nenhum comentário: