quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Coluna Osni R. Mello 12 Agosto



"Que o papel fale e que a língua se cale" Miguel de Cervantes Saavedra



Mobilização 


O PMDB realizou na noite de segunda-feira (11) uma reunião de trabalho iniciando a mobilização para a campanha para a reeleição do governador Raimundo Colombo (PSD), do vice-governador Eduardo Pinho Moreira (PMDB), do senador Dário Berger (PMDB) e para a reeleição do deputado estadual caçadorense Valdir Cobalchini (PMDB). A reuniao foi conduzida pela presidente do PMDB de Caçador Silvane Panceri e contou com a presença do secretário regional Imar Rocha, do prefeito Beto Comazzetto, do presidente da JPMDB Rodrigo Colussi e de vários filiados. 


Vereador quer acabar com o soninho das crianças


A denúncia bomba do vereador Vilso Soares (PDT) pode ser uma tremenda bola fora. O vereador denunciou na sessão de segunda-feira (11) que as crianças da Creche da Vila Santa Catarina estão ficando doentes por que dormem em colchões no chão. Desde que eu conheço o trabalho da Associação Caçadorense Educação Infantil e Assistência (Aceias), por que o meu filho já foi aluno da entidade na creche do bairro Gioppo, as crianças dormem - “fazem o soninho” - em colchões que são colocados no chão.

A coordenadora da Aceias, Maria de Lourdes Ceratti, a Malu, disse que o método utilizado atende as normas da Vigilância Sanitária e as recomendações do Ministério da Educação. E que o sistema tem o objetivo de promover segurança e desenvolver nas crianças as suas capacidades psicomotoras. “Assim como tudo que realizamos na Aceias, tem o propósito não apenas de manter as crianças seguras, mas desenvolver nelas habilidades e servir como uma iniciação educacional”, argumentou.  

Malu revelou ainda que a legislação exige berço para bebes de até seis meses, mas a Aceias excede a regra e por segurança mantém os bebes até um ano no berçário. A partir de um ano todas as crianças utilizam o colchão, que é confeccionado em material impermeável e esterilizado com álcool depois da utilização.

Por motivos óbvios, quando as crianças são admitidas nas creches da Aceias, os pais devem providenciar um colchão, de material isolante e lavável, para que as crianças tirem o seu cochilo depois do almoço. Também por motivos óbvios, quando a criança deixa a creche e vai para o ensino regular, os pais são orientados a doar o colchão para as crianças que estão chegando às creches.

Posso estar completamente enganado, mas a saúde das crianças tem muito mais a ver com o clima e como cada organismo reage a ele, do que com os colchões no chão. O vereador poderia visitar uma das creches da Aceias e verificar pessoalmente como é realizado o trabalho na pratica, antes de emitir qualquer opinião e fazer qualquer denuncia.




Dragagem 


O líder do governo na Câmara, vereador Valmor de Paula (PT), informou que o prefeito Beto Comazzetto vai ampliar o projeto de dragagem dos rios do Peixe e Caçador. Revelou que nesta primeira etapa serão dragados 11 pontos e que a prefeitura já esta providenciando a licitação de mais R$ 250 mil para fazer a dragagem nos demais locais onde existe a necessidade.  




Georeferenciamento


O vereador Alencar Mendes (DEM) comentou na sessão da Câmara de segunda-feira que vai fazer um pedido formal para que a prefeitura tome alguma providencia em relação ao trabalho de georeferenciamento de Caçador, que foi iniciado e pago pelo governo do ex-prefeito Saulo Sperotto (PSDB), mas acabou contestado na justiça e não foi concluído. Para Alencar o programa deve ser concluído por que o serviço já foi pago e também por que é de extrema importância para o desenvolvimento de Caçador. “Vou solicitar ao departamento jurídico da prefeitura que informe como esta este processo, para que se tome as providencias necessárias para a sua conclusão”, afirmou.   




Site do Cobal


Está no ar desde ontem (12) o www.cobalchini15200.com.br, site de divulgação da campanha do deputado estadual Valdir Cobalchini (PMDB). Cobalchini disse que o site é mais uma ferramenta de comunicação entre a sua campanha e os eleitores. “Onde o eleitor pode conhecer nosso trabalho, propostas e acompanhar a campanha”, afirmou. “Além do site, o eleitor também pode nos acompanhar no facebook e twitter”, observou Cobalchini, avaliando que as redes sociais proporcionam interação entre o candidato e o eleitor. “Desde que entrei na política, procurei ouvir as pessoas, receber as opiniões, discutir para então tomar decisões e agir, e as redes sociais são uma boa ferramenta para este trabalho”, afirmou. Cobalchini lança oficialmente a sua candidatura no próximo sábado (16), às 18h30, no Clube Oásis, com a presença dos candidatos da chapa majoritária da coligação Santa Catarina em Primeiro Lugar, Raimundo Colombo (PSD), Eduardo Moreira (PMDB) e Dario Berger (PMDB).



Paulo Bauer em Caçador


Lideranças da coligação Muda Brasil e Muda Santa Catarina estarão em Caçador na sexta-feira (15). O candidato a governador Paulo Bauer (PSDB) e o candidato a vice Joares Ponticelli (PP) iniciam o roteiro em Videira, as 14h, com caminhada. Na sequencia, às 15h30 participam de caminhada em Fraiburgo e às 17h20, em Caçador, participam de coletiva de imprensa no Largo Caçanjurê, às 17h30 caminhada pelo Centro de Caçador e às 18h30 de reunião na Associação Empresarial (ACIC). O roteiro encerra com reunião de lideranças da região de Caçador, no Hotel Le Canard, às 20h.




Fora de foco


Será que a distância do domicilio eleitoral do vereador Vilso Soares esta atrapalhando o seu trabalho. Todo mundo sabe que as crianças que utilizam as creches da Aceias dormem, desde sempre, em colchões colocados no chão, menos ele. Uma boa pedida seria o vereador protestar contra as nas novas creches, que estão a “séculos” em construção.   




Casan


O vereador Valmor de Paula (PT) informou que o contrato com a Casan será prorrogado até o mês de dezembro de 2014. Valmor também comentou sobre o Plano de Saneamento de Caçador. Disse que as empresas interessadas em participar do processo de licitação devem estudar bem o plano e levar conta, principalmente, a qualidade da água, dos serviços prestados e o valor da tarifa. Afirmou que a Casan, como uma das candidatas, terá que fazer alterações no contrato apresentado para poder participar do processo.




Rede Cegonha


O vereador Ricardo Pelegrinello (PT), que esteve no Ministério da Saúde na semana passada, afirmou que a saúde de Caçador esta perdendo cerca de R$ 270 mil na área da saúde por causa do excesso de partos por cesarianas. De acordo com Ricardo Caçador realiza hoje cerca de 1.100 partos por ano e a metade deles, 550 são partos por cesariana. Para ter direito a receber os recursos da rede cegonha, que é organizado por faixa populacional, Caçador deveria realizar entre 814 e 830 partos normais por ano.  




Sinalização


O vereador Jorge Savi (PSD) reclamou mais uma vez da falta de sinalização no prolongamento que foi realizado na Rua Henrique Júlio Berger, que é utilizada como desvio por causa das obras do Elevado do Tedesco. Savi afirmou que o local já foi palco de acidentes e muito em razão da sinalização estar concentrada já na descida para a rodovia, quando devia estar alertando os motoristas antes do local mais critico.

Nenhum comentário: