quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Coluna Osni R. Mello 4 Dezembro



"Não há conselho mais leal do que o que é dado num navio em perigo" Leonardo da Vinci



2ª Conferência de Defesa Civil


Será realizada no dia 18 de dezembro, a partir das 13h30, na Câmara de Vereadores, a 2ª Conferencia Municipal de Proteção e Defesa Civil. O evento, que pretende reunir as 45 entidades que participam diretamente da Defesa Civil e a comunidade em geral, é a preparação para as conferencias estadual e federal. 


            O coordenador da Defesa Civil em Caçador, Sérgio Bisotto, disse que o objetivo do encontro é avaliar as metas propostas na primeira conferência, realizada em 2010, e elencar 10 propostas que serão levadas para a Conferência Estadual e consequentemente para a nacional. “Também vamos debater uma proposta da comunidade caçadorense para ser sugerida e executada pela prefeitura de Caçador”, revelou Bisotto.

            Bisotto comentou ainda que a conferência será muito importante, pois é uma oportunidade de debater a Defesa Civil a luz da nova legislação, com base na lei nº 12.608, de abril de 2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. O decreto municipal criando a conferência foi assinado ontem (4).







Última obra do ano


A secretária de infraestrutura Denise Chiarello revelou que antes de acabar o ano de 2013 ainda vão concluir as obras de pavimentação da Rua Amazonas. A obra, realizada pelo Programa Asfalto Para Todos, esta na fase de preparação da base e na próxima semana deve ter esta etapa concluída. “Será a última obra do ano, com a esperança de que no próximo tenhamos mais equipamentos para poder intensificar os trabalhos”, revelou Denise, acrescentando que as obras da rótula também serão finalizadas.




Imagens da Mudança


Esta em exposição no hall de entrada da Prefeitura de Caçador parte do acervo fotográfico de Waldemar Anacleto. A exposição “Imagens da Mudança – Trabalhadores de Santa Catarina no Acervo de Waldemar Anacleto”, trás algumas imagens das mais de 4 mil fotos e filmes doados pela família do fotografo. Anacleto era funcionário público do Estado de Santa Catarina, o que o levou a realizar registros públicos de um momento político e econômico marcante na história do estado e país, entre os anos de 1950 e 1970. A Exposição tem o apoio do SESC e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Veja mais em http://anacleto.ufsc.br.





Semáforos


Finalmente a prefeitura de Caçador publicou o edital de licitação, pregão presencial nº 75/2013 tipo menor preço, para o fornecimento e implantação do sistema de sinalização semafórica com programação do sistema via central de controle e contagem volumétrica para circulação. Equipamentos a muito prometidos pela administração para melhorar o fluxo de veículos nos locais onde estão implantados os semáforos.  




Posse no PT


Toma posse nesta quinta-feira (5) o novo presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Caçador, Jeferson Marcelo Ribeiro. A posse será realizada às 19h30 na sede do partido, que volta para a Rua Victor Baptista Adami, 614, próximo a Uniarp. Marcelo assume prometendo uma nova era para o partido a começar pela austeridade nos gastos. Por isso já sinalizou que vai rever todos os gastos e adequá-los aos recursos disponíveis.




Alerta


A Defesa Civil estadual emitiu um alerta para esta quinta-feira (5), devido ao avanço de uma frente fria pelo Estado há risco de temporal com chuva forte, vendaval (rajadas acima de 60km/h) e granizo isolado em todas as regiões, começando pelo Oeste e Sul entre a madrugada e manhã. O acumulado de chuva deve variar de 30 a 50 mm em média, com chance de pontuais maiores em algumas cidades.



Perfil de adoecimento dos trabalhadores catarinenses


Uma pesquisa inédita do Brasil, conduzida por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (FSC) e Universidade do Vale do Itajaí (Univali), revelou que Santa Catarina emprega 4,83% de toda a mão de obra no Brasil e apresenta 48% a mais de adoecimentos do que a média nacional.

Das 15 atividades econômicas pesquisadas, considerando o auxílio-doença comum e o auxílio-doença acidentário entre 2005 e 2011 verificou-se que 38% de todas as ocorrências são oriundas de 10 patologias: 1 Dorsalgia (9,73%); 2 Episódios depressivos (6,13%); 3 Fratura ao nível de punho e mão (4,26%); 4 Lesões de ombro (3,74%); 5 Fratura de perna (2,80%); 6 Varizes dos membros superiores ( 2,78%); 7 Hemorragia no início de gravidez (2,57%); 8 Sinovite e tenossinovite (2,37%); 9 Transtorno depressivo recorrente (2,49%); 10 Fratura do pé (2,04%).

Os adoecimentos que ultrapassam a média nacional se referem às patologias diagnosticadas como: distúrbios osteomusculares, transtornos mentais, ameaças e abortos e varizes dos membros inferiores.

Nenhum comentário: