quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Coluna Osni R. Mello 17 Dezembro





"Nada se esquece mais lentamente que uma ofensa e nada mais rápido que um favor" Martinho Lutero




O Brasil é um BMW


Por isso os alemães estão na vanguarda da industrialização e a BMW é um dos seus ícones. Leia o anúncio histórico publicado na Folha de S. Paulo de segunda-feira (16), dia da inauguração da fábrica da BMW em Araquari, Santa Catarina:

O Brasil é um BMW.

Nova fábrica BMW em Araquari, SC.

Nasce hoje, para um Brasil maior amanhã.

Ultimamente, parece que está na moda questionar a capacidade do Brasil. A capacidade do País de realizar, de crescer, de ser grande, de ser o país que todo mundo espera e precisa. Permitam-nos discordar inteiramente dessa percepção. Para nós, o Brasil é um BMW.

Poucos países no mundo cresceram como este. Cresceram em riqueza, cresceram em possibilidades, em autoafirmação e em plena liberdade. O Brasil passou de mero espectador a vibrante realizador. Deixou de ser aquele sujeito que ficava à beira da estrada, só assistindo aos carros passarem, para virar motor do seu próprio destino.

Este país é único. Pensa novo. É original de fábrica na sua natureza, na sua língua, no seu povo. Nenhum país hoje no mundo pode escolher um caminho que não passe pelo Brasil. Nada mais natural do que a BMW estar aqui.

Se alguns duvidam do Brasil, nós investimos 200 milhões de euros. Se ficam com o pé atrás, nós pisamos no acelerador: vamos gerar mais de 3.500 empregos diretos e indiretos, numa fábrica com capacidade para produzir 32 mil carros por ano: BMW Série 1, Série 3, BMW X1, X3 e MINI Countryman.

Esta fábrica que hoje nasce em Araquari. Que vai incorporar o mesmo modelo de produção, excelência e controle de qualidade com que a BMW produz na Alemanha, trazendo mais know-how e tecnologia a este grande país.

A BMW acredita tanto no Brasil que este será um dos poucos países do mundo a poder fabricar os carros da marca. Um privilégio de pouquíssimos. Aliás, permitam-nos hoje também o privilégio de nos sentir um pouco brasileiros.

O Brasil não se compara a nenhum outro. Seu estilo não tem igual no mundo. E breve, muito breve, ele vai estar ultrapassando, deixando para trás, falando sozinhos os que há pouco duvidavam da sua capacidade.

O Brasil é um BMW. Por isso a gente já está se sentindo em casa.


A Uniarp em boas mãos


O cargo tinha muitos pretendentes, mas havia um entendimento dentro do Conselho Consultivo e Curador de que o presidente devia surgir da unanimidade. A unanimidade foi conseguida com escolha do conselheiro Sandoval Caramori, que junto com Auri Baú (vice-presidente) e Neoberto Balestrin (secretário) foram eleitos para gerir a Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp) no período de 2014/2015.

             Entendo que a Universidade esta em boas mãos. Em todas as vezes que conversei ou entrevistei Sandoval Caramori, sempre me passou a sensação de uma pessoa ponderada e tranquila. Além de ser uma pessoa muito querida por todos.

Na nossa última conversa, por ocasião do aniversário de 63 anos da Reunidas, presenciei um Sandoval emocionado ao falar da empresa, de sua história e das pessoas que construíram esta história. Guardei uma parte do seu discurso onde ele afirmou que como todo mundo tem virtudes e defeitos, mas sua maior virtude era sempre buscar ser justo.

Sandoval declarou que vai fazer o máximo para o sucesso da Universidade, apesar de reconhecer que será difícil superar o atual presidente Gilberto Seleme, do qual acompanhou o trabalho e a dedicação. “Fico altamente emocionado, orgulhoso também, de ter sido eleito. Sei que vou ter dos Conselhos e da equipe da Universidade um grande apoio. Agradeço a confiança em mim depositada”, afirmou Sandoval.





Cobalchini vice-governador


Pode ser fofoca, mas um pé vermelho de cruz na testa me garantiu que a decisão de ser candidato a deputado estadual, federal ou vice-governador esta nas mãos de Valdir Cobalchini. Dentro do partido, pelo menos na ala mais ligada a Luiz Henrique da Silveira, o apoio para Cobalchini é declarado e este apoio também tem um propósito. Algumas lideranças, principalmente do Oeste do estado, acreditam que a presença de Cobalchini na disputa para Federal, complicaria muito a reeleição de alguns. A fonte vai mais longe, garante que o vice-governador Eduardo Pinho Moreira abriria espaço para Cobalchini se candidatando também a deputado Federal. A conferir!     




JPMDB faz ação solidária


O presidente da JPMDB de Caçador, Rodrigo Colussi, revelou que no dia 24 de dezembro estarão realizando a 4ª edição do Natal Solidário da JPMDB. Com a ajuda de muitas pessoas estão coletando doações e recursos para distribuir cestas de natal, brinquedos e roupas nos loteamentos Ulisses Guimarães e Mutirão. Interessados em doar podem entrar em contato com ele na Prefeitura.  





PMDB apoia Titon 

A executiva estadual do PMDB e suas principais lideranças emitiram uma nota de apoio “irrestrito e integral” ao deputado estadual Romildo Titon. Diz a nota que esta apoio esta baseado na “sólida e irretocável trajetória política - marcada por dois mandatos como vereador, prefeito de Campos Novos e deputado estadual por cinco mandatos-, sempre foi dedicada à causa dos mais humildes, lutando pelo bem-estar dos catarinenses, com ética, seriedade, honestidade e espírito público”. A nota tem como objetivo contrapor o indiciamento do deputado no processo da operação Fundo do Poço, promovida pelo Gaeco.

Nenhum comentário: