quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Coluna Osni R. Mello 23 Outubro



"O homem nunca pode parar de sonhar. O sonho é o alimento da alma, como a comida é o alimento do corpo" Paulo Coelho



Nova Travessia de Caçador


Seguem a todo vapor as obras da Nova Travessia de Caçador. Esta semana a empresa Viga está trabalhando em várias frentes de trabalho. Próximo ao Sesi construindo um bueiro na rodovia. No trevo do Tedesco abrindo espaço para as vias laterais onde serão implantado o elevado. Na rodovia Lourenço Faoro construindo os passeios e as entradas de veículos. Na foto as obras no trevo do Tedesco.  





Ainda as lombadas 


Sei que o assunto é batido e parece que a maioria esta convencida que é a melhor solução. Diante disso parece inútil continuar o debate. Mas antes de encerrar o debate gostaria de refletir sobre um assunto que me deixa intrigado.

Temos várias passagens elevadas de pedestres, nos últimos dias foram construídas três, mas todas elas são diferentes, não tem uma padrão. Algumas, como a em frente à Panificadora Guarani, a entrada é suave e em outras, como a em frente a Assembleia de Deus, parece que vai desmontar a suspensão, mesmo devagar.

O presidente da Dittesc, Allex Atolini, disse que não existe legislação para a implantação de lombadas e quem determina o seu formato é a autoridade de trânsito. No caso ele. Mas se utilizam a lei para implantar as faixas elevadas, não podiam utilizar outra lei: a do Bom Censo, para construí-las de uma forma que ao mesmo tempo ofereça segurança e não destrua os veículos.

Afinal, como já comentei neste espaço, as faixas são construídas por que uma minoria não respeita as leis de trânsito. E para isso também existe lei, determinando que a autoridade de trânsito fiscalize.    




Caçador sedia encontro da Adjori


Caçador recebe no sábado (26) e 27 de outubro a reunião da diretoria da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (ADJORI), entidade que reúne 190 jornais de Santa Catarina, inclusive o Jornal EXTRA. O encontro será realizado no auditório do Hotel Esplanada e a pauta abrange assuntos como a Agência de Notícias ADJORI/SC, a filiação dos jornais no Instituto Verificador de Circulação (IVC), a programação de cursos para 2013 e 2014 e os cenários para o futuro. No sábado a noite os participantes serão recepcionados em jantar de confraternização na sede da Reunidas.  




Se não tiver consenso


Virou mantra. No PMDB de Caçador as principais lideranças afirmam que se não houver consenso em torno de um nome são candidatos. A afirmação já foi feita pelo ex-secretário regional Beto Cruz, pelo vereador Neri Vezaro e agora pelo prefeito Beto Comazzetto. Para Beto o PMDB deve continuar com um presidente na linha do atual, Aurélio De Bortoli, que tem bom tramite com todas as alas do partido e com os outros partidos, sejam aliados ou não. Entretanto, se não se chegar a este nome, Beto disse que esta disposto a colocar o seu nome na disputa. Lembrando que a convenção Municipal que vai escolher o diretório municipal, executiva e presidente do PMDB será realizado no dia 23 de novembro.




Aplicação promove Feira do Conhecimento 


O Colégio de Aplicação da UNIARP realiza, nesta quinta (24) e sexta-feira, mais uma edição da Feira do Conhecimento. Trabalhos dos alunos de todos os níveis serão apresentados para os pais e comunidade. A diretora do Aplicação, Ana Mara Soletti, disse que a educação infantil vai trabalhar com o conceito da qualidade de vida e bem-estar. Já o Fundamental e Médio irão apresentar projetos interdisciplinares. “Vai ser muito bonito e por isso, convidamos os pais para que prestigiem o evento na quinta-feira, das 19h30 às 22h. Já na sexta, a visitação será aberta para toda a comunidade e alunos das escolas municipais, estaduais e particulares de Caçador”, destacou. 




Saúde da Família


A secretária da Saúde de Caçador, Luzia Michelina dos Santos, participa nos dias 4, 5 e 6 de novembro, em Florianópolis, do Encontro Estadual de Estratégia da Saúde da Família. O evento reúne representantes de todos os municípios catarinenses e serve como termômetro para saber como está a saúde no Estado. Luzia revela que no encontro os conselheiros compartilham suas experiências, ideias e tudo que possa beneficiar a saúde, que é um dos setores mais difíceis de administrar.




CDR se reúne em Lebon Régis


A Secretaria de Desenvolvimento Regional de Caçador realiza nesta sexta-feira (25), em Lebon Régis, mais uma Reunião Ordinária do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) de Caçador. O encontro será realizado no auditório do Centro de Apoio ao programa ESF, às 18h, com seguinte pauta: aprovação de três projetos, dos municípios de Caçador, Lebon Régis e Matos Costa. Também a entrega, aos prefeitos,  de uma cartilha do DETER com dados sobre a Política de transportes. 




A pedido
Algumas entidades do município estiveram reunidas com o secretário interino da 10ª SDR, Francisco Stefanes e pediram uma mudança de data sobre a vinda do Governador Raimundo Colombo. A visita que iria acontecer no próximo dia 30, foi transferida e possivelmente ocorrerá no início de novembro. Segundo o secretário Stefanes, a mudança se deu após alguns pedidos referente a data do dia 30; “Algumas pessoas nos procuraram e pediram a mudança de data, que por ser final do mês não poderiam se fazer presentes. Resolvemos aceitar o pedido dessas entidades e mudar a data”. Stefanes ressalta ainda que é importante a presença de todas as entidades, sociedade civil e comunidade no evento, pois será uma prestação de contas do Governo com a Regional.

Nenhum comentário: