quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Coluna Osni R. Mello 5 Setembro






"A necessidade é a melhor mestra e guia da natureza. A necessidade é terna e inventora, o eterno freio e lei da natureza" Leonardo da Vinci




Fically assina ficha no PSB


O ex-vereador Itacir “Fically” Fiorese assinou na tarde de hoje (5) a filiação no Partido Socialista Brasileiro (PSB). A filiação foi acompanhada por Sergio Seemann, chefe de gabinete do deputado e presidente do PSB de Santa Catarina, Paulo Bornhausen. No mesmo ato também assinaram a filiação os componentes do diretório provisório do PSB de Caçador, que será presidido por Fically. Assinaram ficha também: Alvair Vargas Ramos (vice-presidente), Adriano Pares, (secretário), Vinicius Maceno (Tesoureiro) e os membros: Aldir Crivelatti, Edson Zapani e Elpidio de Oliveira. Na foto Fically, Elpidio e o chefe de gabinete Sérgio Seemann.      






TCU suspende do edital da Ferrovia da Integração


O Tribunal de Contas da União (TCU) apresentou vários questionamentos sobre o edital de concorrência 004/2013 para escolha da  empresa que fará a elaboração de Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Ferrovia da Integração (Extremo Oeste – Litoral). 

Devido aos questionamentos, o edital conduzido pela empresa pública Valec foi suspenso. Ao todo, 11 consórcios se habilitaram para participar da concorrência que está na fase de análise técnica das propostas apresentadas. A assessoria jurídica da Valec está preparando respostas aos questionamentos feitos pelo TCU.  O TCU quer explicações sobre pontos que julga irregulares no edital.

Um dos questionamentos apontados no processo aberto pelo órgão refere-se ao valor de referência do contrato, que é de R$ 68,7 milhões e abrange além do EVTEA, o levantamento aerofotométrico e o projeto de engenharia para construção da ferrovia. O órgão também questiona as planilhas de custo e a definição do ramal portuário de Itajaí, entre outros pontos.




Escolas particulares criam associação 


Um grupo composto por 12 escolas particulares de Caçador fundou no dia 28 de junho a Associação das Escolas Particulares da Região do Contestado (AEPARC). Agora a Associação, comandada por uma diretoria provisória representada por Maristela Zardo Gonçalves e por Jean Carlos Danese, se prepara para eleger a primeira diretória e na filiação de outras escolas de Caçador e região.


   


Escolas particulares criam associação 1


Maristela, da Escola Primeiros Passos, afirmou que a associação é pioneira em Santa Catarina e surgiu em 2012, da necessidade que tinham de se reunir para resolver problemas comuns a todas as escolas. “Por isso convocamos todas as escolas particulares, grupo do qual fazem parte escolas de ensino regular, de idiomas, faculdades, à distância, de música e de cursos livres, para formar uma associação que defendesse os nossos interesses e o desenvolvimento da educação”, observou.




Particulares tem 5 mil estudantes


Jean Carlos Danese, do Cetesc, revelou que num levantamento preliminar, apenas em Caçador, foram contabilizados cerca de 5 mil estudantes nas escolas particulares que fazem parte da associação, outros 15 mil estudam em escolas públicas. Para ele um número expressivo de estudantes que a despeito de pagarem para estudar, precisam se beneficiar dos avanços da educação.




Particulares tem 5 mil estudantes 1


A criação da AEPARC contou com o trabalho do consultor de empresas Ibrahim Socreppa. Foi ele quem explicou que além dos associados contribuintes, que são as escolas, associados beneméritos, que contribuem de alguma forma para a instituição, a AEPARC também terá a participação dos pais como associados beneficiários. “Uma forma de trazer os pais, os maiores interessados na educação dos seus filhos, para participar das ações e das decisões da associação”, revelou.




Restauração da SC 355


O secretário de infraestrutura Valdir Cobalchini informou que foram abertas na quarta-feira (4), em Florianópolis, as propostas de dez empresas para restauração da SC 355, ligando Fraiburgo a Videira. Agora as propostas seguem para a analise da comissão de licitação e depois a abertura dos preços. O Governo do Estado pretende investir R$ 37,8 milhões nessa primeira etapa, de 23,5 quilômetros, que prevê a substituição de todo o pavimento, eliminação de pontos críticos, duplicação de alguns trechos e construção de terceiras faixas, além de nova sinalização.  A segunda etapa, na área urbana de Fraiburgo, ainda depende da atualização do projeto e a licitação será lançada paralela a execução da primeira etapa.




Restauração da SC 355 1


Em reunião com empresários de Fraiburgo, na noite de quarta-feira, o secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, anunciou que o objetivo é concluir o processo de licitação ainda em setembro, para que os trabalhos possam iniciar. “Essa obra já possui recursos garantidos, parte dela está num financiamento do BNDES e parte no Banco do Brasil, ambos já assinados pelo governador Raimundo Colombo”, explica o secretário. “Enquanto as obras não saem estamos fazendo um trabalho emergencial de tapa-buracos para que ela tenha condições de tráfego”, completa.




Cobalchini fala de outras obras


O secretário de infraestrutura, Valdir Cobalchini, comentou as outras obras incluídas no Pacto por Santa Catarina, que prevê obras entre Caçador, Rio das Antas e Videira, Fraiburgo, Lebon Régis e BR 116 e Fraiburgo e BR 470, via Monte Carlo, além da pavimentação do trecho entre Treze Tílias e Iomerê. “Tivemos dificuldades para iniciarmos essas obras, porque quando assumimos, em 2011, primeiro fomos contratar os projetos de restauração e paralelo a isso, fomos em busca dos recursos através de financiamentos. Conseguimos, com todo o apoio do governador Raimundo Colombo superar todas essas fases e agora chegou o momento das obras”, argumenta Cobalchini, que espera ver as máquinas trabalhando na rodovia ainda no mês de setembro ou no máximo no começo de outubro.





Recuperação é prioridade


A recuperação da SC 355, trecho entre Fraiburgo e Videira está entre as prioridades do Governo do Estado. A rodovia, segundo o diretor de obras e transportes do Deinfra, engenheiro Romeu Branco de Farias, foi inaugurada no ano de 1977, possuindo mais de 33 anos de vida. Mesmo tendo passada por uma restauração no de 1994, o engenheiro afirma que ela está muito além de sua vida útil.  “O tempo de vida de uma rodovia é de cerca de dez anos e a restauração dessa rodovia já tem quase 20 anos”, explica o diretor.




Recuperação é prioridade 1


Para o secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, a população da região pode esperar por uma rodovia completamente modificada. “Nossas rodovias foram construídas quando o número de automóveis nas estradas era bem melhor. Cumpriram seu papel, mas agora precisam ser atualizada e é isso que o projeto prevê”, afirma, acrescentando que ela terá a eliminação de pontos críticos, ficando bem mais segura, principalmente nas travessias urbanas.


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