terça-feira, 17 de setembro de 2013

Coluna Osni R. Mello 17 Setembro



“Aqui jaz um grande poeta. Nada deixou escrito. Este silêncio, acredito, são suas obras completas” Paulo Leminski




Antigranizo: prejuízo é coletivo


Prefeitos, vices, secretários municipais de Agricultura e de Defesa Civil dos municípios que compõe a Regional de Caçador, participaram na segunda-feira (16), no Auditório da SDR, de audiência pública da Comissão de Proteção Civil, requerida pelo deputado Reno Caramori (PP). 


 

O encontrou tinha por objetivo debater a ampliação, com recursos do Estado, da rede de geradores antigranizo de 75 para 139, protegendo os 14 municípios das regionais de Caçador e Videira.

O secretário de Defesa Civil, Milton Hobus, disse que estão estruturando uma rede de prevenção de desastres naturais, mas que há dúvida se os prejuízos gerados pelo granizo são coletivos ou individuais. “Vamos analisar a fundo e ver se o estado pode ser parceiro, uma vez que os prejuízos atingem o patrimônio privado”, afirmou.

O secretário não precisa consultar ninguém sobre o assunto, qualquer uma sabe que os prejuízos são individuais, afinal não se tem notícia que o Estado é produtor rural. Entretanto os prejuízos não são apenas dos agricultores, mas de toda sociedade que terá de pagar por produtos mais caros se a produção for atingida.

Como não se sabe onde a chuva e granizo vai cair, é importante lembrar que a última chuva de granizo que caiu em Caçador, antes do sistema entrar em funcionamento, destruiu pelo menos 20% dos telhados das residências da cidade.

Se o granizo não prejudica a sociedade coletivamente, outros desastres climáticos também não. Vejamos: as cheias atingem os moradores das margens dos rios, os desabamentos quem mora em locais de risco e nenhuma delas, pelo menos na nossa região, chegam ao interior.
Ou seja, os prejuízos se concentram na cidade, mas os agricultores e todos pagam pelos prejuízos via impostos. O secretário prometeu uma resposta sobre o assunto ainda esta semana. 


Barulho


Aplausos para vereadora Cleony Lopes Barboza Figur (PSD), que solicitou a DITTESC para que estude a possibilidade de reordenar o trânsito, com o fechamento da Rua Victor Baptista Adami na altura da Vara Federal até a Rua Atílio Faoro, como também na Rua Atilio Faoro na altura da reitoria da Uniarp até a Rua Adelmir Pressanto, no período das 19h às 22h, permitindo somente a saída dos veículos que estiverem estacionados nos referidos trajetos, pois neste horário acontecem as aulas no Campus Universitário. Caso entenda não ser possível tal medida, que seja determinado o patrulhamento ostensivo no referido período. Quem estuda no bloco C da Uniarp sabe como o barulho da rua atrapalha. Principalmente o som alto dos engraçadinhos que gostam de se exibir.  




Guerra Fiscal


Só pode ser brincadeira de mau gosto dos senadores. Foi aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado uma proposta que prevê três alíquotas diferentes de ICMS para o Brasil: 12 % para a Zona Franca de Manaus, 7% para estados da região Sul, Norte e Centro-Oeste e 4% para estados da região Sudeste. No ano passado o governo federal extinguiu a alíquota de 4% para a importação, em Santa Catarina, alegando que a medida gerava guerra fiscal. E esta medida o que é? São Paulo, o estado mais industrializado, pagando 4% de ICMS e Santa Catarina 7%. É a institucionalização da guerra fiscal. Estimativa aponta que a medida pode gerar perdas de R$ 3 bilhões por ano em receitas.




Feira de Inovação e Tecnologia


Estão a todo vapor os preparativos para Feira de Inovação e Tecnologia (Fenitecc) que será realizada de 23 a 27 de setembro, em paralelo com o Seminário Regional de Administração (SEAD 2013). A Feira estará aberta ao público das 15h às 21 horas gratuitamente. Uma das atrações da Fenitecc é a mostra da 5ª Bienal Brasileira de Design que acontece em maio de 2015 em Florianópolis. A mostra estará em Caçador através do IEL do Sistema FIESC. A Fenitecc é uma promoção da UNIARP e ACIC juntamente com o poder público e privado em parceria com: AMPE, CDL, SESI, FIESC, IEL, SENAI, SDR, IFSC, SESC, FETEC, Associação de Inventores e SEBRAE.




Perguntar não ofende


A região metropolitana de Florianópolis esta para ser implantada na pratica. E a Região Metropolitana do Contestado quando vai sair do papel? 



Perfumaria


Que fique registrado. No ano que os brasileiros fizeram uma das maiores mobilizações pedindo novas leis e reformas que tornem a política mais “limpa e ética”, os senadores e deputados ofereceram um belo frasco de perfume. Tornaram a reforma política, e aqui também fique registrado que o governo propôs até uma constituinte para reforma, numa maquiagem. Em vez de reformas profundas como a definição de regras mais claras sobre a criação de partidos, para evitar as legendas de aluguel, teremos uma nova regra para o tamanho dos adesivos que são colados nos veículos, serão proibidos o envelopamentos, adesivos devem ter de 40 a 50 centímetros. Depois não vão reclamar quando o negócio feder.  



Pesquisa Nacional


O Instituto Paraná Pesquisas, de Curitiba, realizou mais uma pesquisa nacional de intenções de voto para presidente da República. Não se sabe com que interesse, pela primeira vez os tucanos Aécio Neves e José Serra foram colocados no mesmo cenário, como se disputassem a eleição por legendas diferentes. Cenário que não esta descartado, pois Serra pode migrar para o PPS. O resultado poderia ser surpreendente pois além de forçar um segundo turno com a presidente Dilma Rousseff, que teria 32,08% das intenções de voto. Serra estaria no páreo, disputando a segunda posição com Marina Silva. Foram ouvidos 2.502 eleitores, em 169 municípios brasileiros, entre os dias 10 e 15 de setembro. O levantamento de margem de erro de dois pontos. Veja os números:


Cenário com José Serra:

Dilma Rousseff           32,08%

Marina Silva               19,64%

José Serra                   18,54%

Aécio Neves                11,13%

Eduardo Campos        4,29%



Cenário sem José Serra:

Dilma Rousseff           34,47%

Marina Silva               23,41%

Aécio Neves                15,36%

Eduardo Campos        7,70%




Deficiência


A Assembleia Legislativa vai sediar e apoiar os eventos alusivos ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, programados para quinta-feira (19). Além de palestra, exposição e desfile de moda, será realizada a posse dos primeiros estagiários com deficiência do Parlamento Catarinense. As comemorações são organizadas em parceria com a Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos (Aflodef), Prefeitura de Florianópolis, Senac e demais entidades.




Deficiência 1


O dia começa com a posse dos 10 estagiários com deficiência que participam da primeira etapa do programa Alesc Inclusiva, às 11h, no Gabinete da Presidência. Eles irão estagiar no Parlamento Catarinense durante 12 meses, com possibilidade de prorrogação por igual período. O programa é resultado de um convênio firmado com Centro de Integração Empresa Escola (Ciee). Cada estagiário terá carga horária diária de 20 horas semanais, e receberá auxílio financeiro mensal na forma de bolsa de trabalho, além dos benefícios já concedidos aos outros estagiários da Assembleia.




Direitos dos jovens 


 A secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo, vem ao estado na próxima quarta-feira (18), para participar de dois debates sobre a lei do Estatuto da Juventude. Em Florianópolis, o estatuto será o tema principal da audiência pública que acontece na Assembleia Legislativa, a partir das 9 horas. No final do dia, a partir das 18h30, a temática será discutida em seminário no município de Rio do Campo, evento promovido em parceira com a prefeitura. A criação dos conselhos municipais da juventude, a sucessão familiar no meio rural e políticas públicas para a juventude serão outros aspectos debatidos nos dois encontros.




5ª Conferência Estadual das Cidades 


Representantes do Ministério das Cidades e da Secretaria de Estado do Planejamento farão palestra na 5ª Conferência Estadual das Cidades nos dias 26 e 27 de setembro, no Teatro do Centro Multiuso de São José, em São José. O tema do encontro é “Quem muda a Cidade somos nós – Reforma Urbana Já”. O objetivo é reunir participantes das conferências municipais, realizadas em 251 municípios catarinenses para tratar da reforma urbana. Durante o evento organizado pelo Conselho das Cidades (ConCidades) estarão em pauta assuntos como ocupação de risco, saneamento ambiental, regularização fundiária, conflitos fundiários, urbanização de assentamentos precários, acesso a moradia para a população de até três salários mínimos e mobilidade urbana.

Nenhum comentário: