quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Coluna Osni R. Mello 11 Setembro



"Os homens quando não são forçados a lutar por necessidade, lutam por ambição" Maquiavel




9/11: Para os EUA somos todos terroristas


Há doze anos, no dia 11 de setembro de 2001, o mundo parou para assistir a um dos episódios mais chocantes após a desova de duas bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.

O ataque terrorista as Torres Gêmeas do World Trade Center em Nova York, ação que matou aproximadamente 3 mil pessoas e pelo qual estamos pagando um alto preço até hoje. 


 

            As bombas detonadas sobre as cidades japonesas, a primeira no dia 6 de agosto de 1945 pelo bombardeiro B-29, ironicamente batizado de Enola Gay em homenagem a mãe do coronel Paul Tibbets Jr, piloto do avião, encerrou a Segunda Guerra Mundial e transformou o Estados Unidos no dono do mundo.

            Já os dois aviões que atingiram as torres gêmeas, o que atingiu o Pentágono e o outro que caiu em um campo da Pensilvania, iniciaram outra guerra. Uma guerra contra o terrorismo, onde a maior vítima foram os direitos humanos e a soberania das nações.

            Em nome da sua segurança e da segurança do mundo, os Estados Unidos implementaram uma série de medidas de restrição a liberdades de americanos e estrangeiros e promoveram uma escalada na espionagem mundial.

            O episódio mais recente de espionagem, revelado pelo ex-técnico da Agência de Segurança Nacional (NSA), Edward Snowden, onde a presidência e empresas brasileiras, entre elas as Petrobras, foram espionadas com interesses comerciais é prova clara da guerra em curso.

            Uma guerra onde os americanos consideram terroristas todos os contrários aos seus interesses. Sejam quais forem.





Juiz político


Não tenho uma opinião totalmente formada sobre o assunto, até por que qualquer cidadão brasileiro é livre para se filiar a um partido e disputar uma eleição. Mas um ministro do supremo deixar o tribunal e se candidatar a vice-presidente, como quer Ayres Brito, pode ser uma temeridade. Sempre ouvi falar que os ministros do supremo tinham os melhores salários e benefícios, para não ficarem sujeitos aos apelos materiais e julgassem de acordo com as leis. Mas e um ministro movido por convicções partidárias, se é que já não temos? Que isenção teria.




Vice-presidente abre Conferência da OAB e ACI 


O vice-presidente da República, Michel Temer, vai participar da abertura da 1ª Conferência Sobre Direito, Democracia e Liberdade de Expressão, nos dias 30 e 31 de outubro, em Florianópolis. O evento que reunirá advogados e jornalistas é promovido pela OAB/SC e Associação Catarinense de Imprensa (ACI). O convite foi feito pelo vice-presidente da OAB/SC, Marcus Antônio Luiz da Silva, que estava acompanhado do deputado federal Mauro Mariani. Considerado um dos maiores constitucionalistas do País, Temer disse sentir-se “honrado” com o convite e o aceitou de imediato. O vice-presidente comandou a Câmara dos Deputados três vezes. É formado em Direito pela USP e Doutor em Direito pela PUC/SP. O evento abre na quarta (30) com palestra do vice-presidente da República e prossegue na quinta (31) com painéis que debaterão temas em comum a jornalistas e advogados.




Aeroporto 


O secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, entregou, nesta quarta-feira (11), na sede da Agência Nacional de Aviação Civil Anac a documentação exigida para a homologação do aeroporto regional de Jaguaruna. Cobalchini foi recebido pelo superintendente da agência, Fábio Rabane, e também conversou através de videoconferência com o gerente de infraestrutura do órgão, Tárik Pereira de Souza, que estava no Rio de Janeiro.




PSB ata ou desata


Esta chegando a hora da verdade para o candidato a candidato a presidente Eduardo Campos (PSB). A presidente Dilma Rousseff (PT), por obra dos partido e dos aliados estão pressionando pela exclusão dos aliados do PSB, por que para eles já estão em campanha de oposição. O caldo entornou depois que Eduardo e Aécio Neves (PSDB) jantaram juntos para discutir estratégias em conjunto para as eleições. O que leva a crer que num eventual segundo turno ambos também estariam juntos.




Via Face


Em reunião nesta quarta-feira, em Brasília, na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT), o secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, recebeu a informação do diretor-geral do órgão, general Jorge Fraxe, que as obras de duplicação do acesso a Chapecó estão com recursos garantidos e seu cronograma de conclusão para dezembro de 2013 está mantido.




Retirada de projeto de votação frustra cooperativas


 Representantes de cooperativas de agricultores familiares que ocuparam o plenário do Legislativo estadual, na tarde desta terça-feira (10), ficaram frustrados com a ação do governo estadual que retirou da pauta de votação o projeto de Lei 49/2013, que cria a  Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo. O deputado estadual Dirceu Dresch (PT) criticou o governo e afirmou que a não aprovação da lei gera prejuízos ao cooperativismo catarinense, que aguarda há anos a aprovação de uma legislação para o setor.

O deputado considerou a atitude retaliação a uma emenda aprovada no projeto garantindo que a lei beneficiasse todas as cooperativas registradas na Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc) e não somente as cooperativas vinculadas à Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catariana (Ocesc), como previa o projeto original.  “O texto levado ao plenário era fruto do debate. A nossa emenda foi aprovada em todas as  comissões. Na verdade, corrigimos um equívoco. Se é para existir uma lei, que seja para fomentar todas as cooperativas, sejam elas urbanas, rurais ou da economia solidária”, argumenta Dresch.

O projeto pode voltar à pauta de votação a qualquer momento. Mas deputados governistas afirmaram que há a possibilidade de o governo retirar o projeto de tramitação. Dresch lembra que o  artigo 5, no inciso 20 da Constituição, garante que nenhuma entidade precisa ser obrigada a se filiar ou se manter filiada a uma organização para existir. “A livre filiação é um direito. Tanto é que a portaria que regulamenta o registro de cooperativas nas juntas comerciais não exige filiação a nenhuma organização", explica Dresch.

Para a representante da União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Sandra Bergamin, apesar de o governo impedir a votação do projeto, a alteração no texto original aprovado nas comissões é uma vitória. “Vencemos uma etapa e vamos continuar mobilizados pela aprovação da lei.” Sandra revela que em Santa Catarina 108 cooperativas estão filiadas à Unicafes e não à Ocesc. Entre elas há entidades como a  Cooperativa de Crédito Solidário - Cresol Central. O texto original enviado pelo Executivo deixava essas cooperativas de fora. 




Ferrovia da Integração


O Presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias do Congresso Nacional, deputado federal Pedro Uczai (PT), participou na manhã desta quarta-feira (11) de reunião da bancada parlamentar catarinense em Brasília. Na oportunidade, Uczai convidou os colegas para participarem de reunião com o diretor de planejamento da VALEC, Jair Campos Galvão, que acontece nesta quinta-feira (12), às 8h, para tratar da suspensão do edital de licitação do EVTEA e Projeto Básico da Ferrovia da Integração. O presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias pretende cobrar explicações sobre a suspensão do edital e tomar encaminhamentos junto com os parlamentares.



Ferrovia da Integração 1


“Na Frente das Ferrovias sempre defendemos junto com as entidades empresariais e forças políticas o traçado mais justo para SC. Pautamos um conceito para a Ferrovia de Integração, que é o de estimular a industrialização catarinense para agregar valor a nossa produção econômica. Queremos ligar o extremo oeste ao porto de Itajaí para exportar nossos produtos com valor agregado, não apenas comodities primários. Essa suspensão do edital atrapalha nosso desejo de garantir a execução da obra o mais rápido possível. Se existem opiniões contrárias ao nosso entendimento é necessário que elas sejam explicitadas publicamente, que são legitimas, mas não são aceitáveis articulações de bastidores com interesses que desconhecemos”, destacou Pedro Uczai.




Tuíticas


Luis Nassif ‏@luisnassif  

Barroso: a Constituição existe para que o direito de 11 não seja atropelado pelo interesse de milhões 


Manuela ‏@manudeputada

A Dilma pediu urgência no marco civil da internet! Agora nossa luta é para manter neutralidade como está no relatório!


Jornal O Globo ‏@JornalOGlobo

Conselho de Ética da Câmara aprova suspensão por 90 dias de mandato de Leréia


Nenhum comentário: