terça-feira, 30 de outubro de 2012

Entrevista/Luciane Pereira


“Minha bandeira sempre foi a valorização do professor e uma educação pública de qualidade”


Por Osni Ribeiro Mello


Seguindo coma nossa série de entrevistas dos candidatos eleitos para governar Caçador, conversamos hoje com a vice-prefeita Luciane Pereira, do Partido dos Trabalhadores. Luciane que é natural de Caçador, filha da professora Gelmina Maria Pereira e Aníbal Pereira e tem dois filhos: Mateus e Laís.
Luciane é formada em Pedagogia pela Fearpe, tem habilitação em Administração Escolar, Séries Iniciais e Educação Infantil e Iniciou sua carreira no magistério em 1981. Três anos depois ingressou na Educação Especial e dedicou 20 anos do seu trabalho a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Pós-graduada em Psicopedagogia e Mestra em Ciências da Educação, Luciane foi uma das fundadoras da Associação dos Professores Municipais na década de 80 e representante catarinense no Movimento da Democratização da Educação. Também participou ativamente na fundação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e do SINTE e foi Integradora Regional de Educação Especial.
Luciane ingressou cedo na política. Militante do PT desde a juventude, ocupou os cargos de Secretária Legislativa e Diretora Geral da Câmara de Vereadores. Cargos que lhe deram conhecimento sobre elaboração de projetos, Leis e do Processo Legislativo.
De forma surpreendente, para ela, foi eleita vice-prefeita na eleição indireta, cargo que ocupou paralelo a de gestora da Secretaria Municipal de Educação e novamente eleita, desta vez pelo povo caçadorense para mais quatro anos de administração.
Então vamos saber o que Luciane pensa sobre este desafio.


Folha da Cidade - Qual vai ser a linha de trabalho da vice-prefeita Luciane Pereira na prefeitura?

Luciane Pereira - Minha atuação nos quatro anos de mandato na Prefeitura de Caçador será direta e diária. Temos uma coligação não somente de siglas, mas de um projeto direcionado à população. Desta forma, é imprescindível que haja participação nas decisões buscando suprir as necessidades da população, continuando a parceria com o Governo Federal na busca de recursos para a execução de obras que tragam melhores condições de vida para os cidadãos de nossa cidade.


FC - O Partido dos trabalhadores esperava esta expressiva votação e a eleição de três vereadores?

LP - Trabalhamos muito para isto acontecer. A militância petista trabalhou com garra, não se deixando abater com os diversos entraves encontrados durante o último ano até a data da eleição. Acreditamos que quando se luta por projetos e não por objetivos pessoais, o resultado do trabalho é reconhecido e justo.


“A participação da mulher na construção e acompanhamento dos projetos de melhoria de vida não é só uma questão de direito, de igualdade, mas de sensibilidade. Hoje, quase um quarto das famílias brasileiras são chefiadas por mulheres.  As mulheres assumem destaque em várias áreas de atuação, inclusive na política, prova disto é a Presidenta Dilma que rompeu preconceitos e provou que todas as mulheres que são comprometidas com projetos sociais podem e devem participar de disputas eleitorais”


FC - A que o partido atribui o sucesso nas eleições?

LP - A união dos militantes. Quando acreditamos num objetivo lutamos para que ele seja alcançado. A motivação que recebemos para o trabalho coletivo nos deu forças e estímulo para garantir a vitória.


FC - Como será o trabalho do PT na administração municipal?

LP - Desde que decidida a coligação "Caçador do jeito que o povo merece", para a disputa eleitoral, tudo foi decidido coletivamente. Apresentamos à população um plano de governo que foi amplamente discutido e revisado pelos partidos coligados. Este Plano representa esta coligação e será seguido e defendido pelos quatro partidos.


 “Nós líderes, devemos ampliar a percepção de que as mulheres podem e estão ocupando seus lugares como protagonistas na construção de nossa história, lembrando que homens e mulheres têm muito em comum enquanto seres humanos, e nas diferenças é que se completam”


FC - Já existem projetos do Governo Federal, não conhecidos, que o PT quer implantar em Caçador?

LP - São os Programas Federais: Teia Digital – cobertura de internet em toda cidade; Minha Casa Minha Vida Rural – destinado a agricultores de baixa renda; Rede de saneamento básico – qualidade de saúde; Esporte e lazer da cidade - infraestrutura esportiva destinada a sociedade em geral, com ênfase nas comunidades carentes; Programa de monitoramento e avaliação de políticas e programas de promoção da igualdade racial – destina-se a coletar, monitorar e avaliar junto a comunidade as políticas de inclusão para a igualdade social e Educação Integral - aluno na escola durante o dia com atividades diversificadas.


FC - Na sua visão que contribuição o partido pode dar para a administração de Caçador?

LP - Além de todo o exposto, a aproximação com o Governo Federal, através da Presidenta Dilma, nos dá a certeza que continuaremos trazendo investimentos para a nossa cidade, principalmente em áreas onde ainda existe a exclusão social, para a redução das desigualdades e promoção  dos direitos humanos.


“Para conseguir governar, é imprescindível que haja participação de todos na elaboração das propostas que atendam as necessidades do povo. Ninguém consegue governar sozinho, é um processo de troca, seja para o sucesso ou para rever o que não deu certo”


FC - Como está à questão Marcos Creminácio. O partido vai pedir a devolução do mandato?

LP - Reservo-me o direito de não me manifestar sobre esta questão, pois está em estudo  na Executiva do Partido dos Trabalhadores.


FC - Qual o sonho que pode se tornar realidade da vice-prefeita para Caçador.

LP - É implantar o planejamento participativo formando consciência política na população e com isso, trazendo o governo à participação popular, ao debate público, na perspectiva de assegurar a construção coletiva do futuro da cidade.

Nenhum comentário: