quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Coluna Folha da Cidade 17 outubro


"Há dois tipos de pessoas que não interessam à uma boa empresa: as que não fazem o que se manda e as que só fazem o que se manda" Henry Ford


Portal das Profissões

Com a necessidade de mostrar para estudantes do ensino médio e sociedade em geral o que a Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp) oferece, iniciou ontem (16) e vai até o dia 25 de outubro, na Arena Multiuso, o Portal das Profissões. O objetivo do evento é o de orientar e esclarecer dúvidas dos vestibulandos de Caçador e região, apresentando os 28 cursos de graduação oferecidos pela Universidade. No evento os estudantes entram em contato com a realidade de cada área, conversando com professores e universitários.





Águas contaminadas

Houve um tempo que água de bica era considerada água boa. Com o avanço da urbanização e a falta de saneamento básico, foi mais uma vez comprovado pela Fundação Municipal de Meio Ambiente de Caçador (Fundema) que a água das bicas é imprópria para consumo. Há alguns anos o assunto já foi tema de matéria publicada na Folha da Cidade e deu muita polêmica.
Na época o laboratório que fez a análise também comprovou que a água das bicas não era boa para consumo. Desde então as pessoas continuam consumindo destas águas e sabe-se lá que tipos de males junto. Como saúde é uma questão pública, paga com dinheiro do povo, a situação merece outro tratamento, não apenas o alerta que a água é imprópria para o consumo.  
Se consumindo destas águas a população esta sujeita a ser infectada por doenças, diria que é assunto para Vigilância Sanitária. E neste caso só há duas providências a serem tomadas: realizar obras de infraestrutura nas referidas bicas que garantam a qualidade da água, ou a completa lacração dos poços.   


Oeste não terá futuro sem ferrovia

Foi realizado ontem (16), no Auditório da Unoesc em Chapecó, o seminário “Competitividade e desenvolvimento para região oeste”, com o objetivo de debater a importância da ferrovia para o desenvolvimento do Oeste de Santa Catarina. O evento, batizado informalmente de “O Oeste não terá futuro sem ferrovia”, foi promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e pela Universidade do Oeste de SC (Unoesc). Participaram do seminário aberto pelo presidente da Fiesc Glauco Corte, especialistas em transportes, representantes da secretária de infraestrutura do Governo do Estado, empresários e representantes da Fiesc.  Presidente da FIESC, Glauco José Côrte (à dr.), e reitor da Unoesc, Aristides Cimadon, assinam acordo de cooperação entre as duas entidades


Oeste não terá futuro sem ferrovia 1

O grande dilema da região Oeste está em equacionar a importação grãos e a necessidade de levar os alimentos industrializados para os grandes centros. Para os especialistas no assunto a ausência de ferrovia está retirando a competitividade regional e fazendo empresas catarinenses migrarem para o centro do País. Para o presidente da Coopercentral Aurora Alimentos e diretor da FIESC para assuntos estratégicos do agronegócio, Mário Lanznaster, o custo de transporte, caso mantenha-se a atual matriz, deverá inviabilizar grandes empreendimentos do agronegócio catarinense. Para Lanznaster a ferroviário é a única alternativa viável para baratear o transporte e manter os negócios.


Cotas

Foi publicada na edição de segunda-feira (15) do Diário Oficial da União o decreto que determina a reserva de metade das vagas de universidades e institutos federais para alunos de escolas públicas, negros e índios. As universidades e os institutos federais terão quatro anos para implantar a Lei de Cotas de forma integral, mas os processos seletivos para matrículas em 2013 já precisam oferecer uma reserva de vagas de 12,5%. “É bom ressaltar que a lei vale para todos os cursos inclusive, aos mais procurados, como medicina e engenharia”, afirmou.


Saindo da geladeira

Um grupo de políticos de Caçador está com fé que passada a eleição a sua condição de “na geladeira” mude para “saindo da geladeira”.  O que pode garantir este status é a fidelidade que mantiveram ao governador neste período e a leitura que fizeram do pleito na região. Colocando de forma certeira o resultado.


Arquitetura e Urbanismo

Arquitetura e Urbanismo, este é o mais novo curso da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), que será lançado no vestibular UNIARP/ACAFE, que já esta com inscrições abertas e será realizado no dia 25 de novembro de 2012. O curso de A&U vai formar profissionais capazes de compreender e traduzir as necessidades da comunidade como um todo nas questões de concepção, organização e construção dos espaços, tanto interiores como exteriores, passando pelo urbanismo, a edificação, o paisagismo, assim como a conservação e valorização do patrimônio construído, protegendo e preservando o equilíbrio do ambiente natural, utilizando de maneira racional os recursos disponíveis, além de desenvolver e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos visando um desenvolvimento sustentável.


Inquérito

A Polícia Civil de Maravilha concluiu investigação policial sobre quadrilha que atuava constrangendo os moradores do bairro Bela Vista, em Maravilha, durante as eleições municipais. Foram identificadas e indiciadas no processo 12 pessoas e dez estão presas e a disposição da Justiça na cadeia pública de Maravilha. Os ataques ocorreram no dia 26 de setembro deste ano, quando foram presas em flagrante seis pessoas. A ação policial foi realizada depois que algumas pessoas foram atacadas por grupos armados que, utilizando carros e motos, constrangiam-nas a não permanecer no bairro, mediante o uso de violência e ameaças. A motivação da ação do grupo teria relação com as eleições municipais.


Tuíticas

Ancelmo.Com @Ancelmocom
Toque pessoal: Estou em Lisboa. No aeroporto, o taxista pergunta pela saúde de Lula. Ele é muito querido aqui.

rodrigo vianna @rvianna
SP precisa de ônibus, metrô, escola, CEUs? Ou precisa de um Janio do século XXI - que traz pastor carioca pra cuidar da sexualidade alheia?

Cesar Valente @cvalente
E por que temos centenas de policiais com diploma de curso superior de teologia? Porque pra fazer outros cursos talvez precise estudar.

Nenhum comentário: