sábado, 29 de setembro de 2012

Coluna Folha da Cidade 29 setembro


“A genialidade não é outra coisa senão uma grande aptidão para a paciência” (George Buffon)


Empossada Comissão de Mestrados Profissionais da UNIARP

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) iniciou os trabalhos para a implantação da Pós-Graduação stricto sensu. Esta semana foi empossada a Comissão de Mestrados profissionais em Administração e Educação da UNIARP. A comissão é presidida pelo professor Dr. Joel Haroldo Baade e conta ainda com os professores:

Dr. Ludimar Pegoraro, M.Sc. Antonio Pedro Tessaro, Esp. Paulo Cezar de Campos, M.Sc. Patricia Santos, M.Sc. Almir Granemann dos Reis. 
A posse foi realizada na presença do presidente da UNIARP, engenheiro Gilberto Seleme, diretor geral financeiro Moacir José Salamoni, reitor Adelcio Machado dos Santos e vice-reitor acadêmico Anderson Antônio Matos Martins. A previsão é iniciar os mestrados em 2013. 
O reitor da UNIARP prof. pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos destacou a conquista como sendo a mais importante do ano. “A pesquisa deve conduzir à construção de conhecimentos que representem a multiplicidade. Portanto, a instalação da Comissão Mestrados Profissionais em Administração e Educação se constitui em relevante passo rumo à pesquisa no âmbito da UNIARP”, destaca.


China subestimou a crise

A muito que a China é uma espécie de termômetro da economia mundial. Portanto todas as notícias quem chegam de lá são acompanhadas com o máximo interesse pelo mundo e especialmente pelo Brasil que tem nos asiáticos seus maiores parceiros.   
Acontece que conselheiro do BC da China, Chen Yulu, durante conferência em Beijin sobre as condições da economia global e fluxos de capital, reconheceu que subestimaram a gravidade da crise econômica. “Nós, de fato, subestimamos a gravidade da situação econômica externa”, afirmou Chen, acrescentando que a economia global pode continuar fraca por um período prolongado.
 Yulu disse que a desaceleração econômica global deste ano e outros cortes nas taxas de juros chinesas ou de compulsório dependem de qualquer nova deterioração no ambiente externo. O BC cortou as taxas de juros duas vezes em junho e julho e diminuiu as taxas de compulsório três vezes desde o final de 2011, liberando estimados 1,2 trilhão de iuanes (US$ 190 bilhões) para novos empréstimos.
Mas a autoridade monetária tem evitado medidas mais agressivas de afrouxamento desde então, apesar de sinais adicionais de esfriamento da demanda doméstica e internacional. Em vez disso, tem optado por injetar liquidez de curto prazo nos mercados monetários para aliviar restrições de crédito, uma ação que analistas dizem refletir as preocupações de Pequim com novos riscos imobiliários e inflacionários.
O BC chinês afirmou que ira “ajustar” a política para proteger a economia de riscos globais, enquanto observa atentamente o possível impacto do afrouxamento da política nos Estados Unidos e na Europa.



Cidade digital 

O candidato a vereador Jessé Prestes (PMDB) está propondo um projeto bem interessante na área de tecnologia e inovação, com a criação da Cidade Digital ou Cibercidade. Se eleito Jessé disse que vai lutar pela implantação do serviço em Caçador. "Solicitarei recursos junto ao governo federal para a Implantação da Cidade Digital, que garante acesso gratuito a internet para todos os caçadorenses, em todos os bairros. Também considero importante a internet no interior, para os agricultores terem acesso a cotação de produtos agrícolas, pesquisa de insumos, previsão do tempo e para utilizar o sistema voip (voz sobre ip) com ligações a custo zero", afirma o candidato Jessé, considerando que o serviço também vai proporcionar uma boa economia para administração municipal que hoje contrata o serviço. 


Orçamento do Estado
Com uma previsão de crescimento da arrecadação mais enxuta, o Governo do Estado encaminha para a Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (1º), a Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2013. O projeto de lei estabelece a receita e fixa as despesas para o próximo ano, garantindo os investimentos planejados pelo Governo de Santa Catarina. Agora, os deputados vão analisar a peça e, por lei, devem encaminhar para aprovação até o fim do ano para que o orçamento entre em vigor no dia 1º de janeiro de 2013. Na segunda, o secretário da Fazenda, Nelson Serpa, dá coletiva sobre os números do orçamento. 


Limite na cartolagem

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) quer acabar com o domínio e a perpetuação no poder dos dirigentes esportivos. Como primeira medida, o Senador sugere restringir a autonomia das associações e entidades dirigentes para dispor sobre a própria organização e funcionamento. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) proposta por Suplicy, em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e apresentada em março, também propõe alteração na Lei Pelé, que institui normas gerais sobre os esportes, permitindo apenas uma reeleição para os cargos de comando das entidades esportivas. Para Suplicy na ausência de norma legal rígida que imponha responsabilidade aos dirigentes, eles acabam utilizando as entidades para promover “toda sorte de atividades ilícitas contra a ordem tributária nacional e o sistema financeiro”, inclusive evasão de divisas, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.


Saúde

O secretário-adjunto da Saúde, Acélio Casagrande, concede entrevista coletiva nesta segunda-feira (1º), a partir das 14h. Casagrande vai explicar as garantias que serão apresentadas aos servidores dos hospitais públicos de que não haverá perdas salariais da categoria. A coletiva será no gabinete do secretário, no 7º andar, do edifício-sede da Saúde, em Florianópolis.


Observador

Observação de um estatístico, que não é de Caçador, sobre pesquisa realizada na cidade. Eu nunca vi um candidato tão odiado. Isso pode ser reflexo da campanha implementada pelo assessor de uma coligação que, antes da eleição chegou a pedir para os integrantes de outra para manter o nível elevado do pleito, mas agora parece ter esquecido do que antes lhe preocupava.   


Darci visita a “Beira da linha”

O candidato pela coligação “A vez do Trabalhador”, Darci Ribeiro, esteve na tarde desta quinta-feira (27) visitando os moradores da comunidade localizada na ‘Beira da linha’ do trem, no bairro Berger. Na oportunidade as pessoas reclamaram da falta de assistência básica. Darci assegurou aos mesmos que ao chegar à prefeitura em 2013 lutará pela melhoria de vida deles. “Conheço de perto a realidade de vocês, pois sempre trabalhei pela classe da população que mais precisava e continuarei fazendo isso, sempre elencando as suas prioridades”. 


 TV por assinatura

O Brasil fechou agosto de 2012 com mais de 15,1 milhões de domicílios com TV por assinatura. O número significa que pelo menos uma em cada quatro residências do País já conta com o serviço, que chega a 50 milhões de brasileiros, considerando-se a média de 3,3 pessoas por domicílio, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados fazem parte de um levantamento divulgado nessa quinta-feira (27) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No mês passado, 319,5 mil novos domicílios fizeram adesão ao serviço de TV por assinatura, um crescimento de 2,16% em relação a julho deste ano e de 30% em comparação com agosto de 2011. Entre agosto de 2011 e agosto deste ano, foram registradas quase 3,5 milhões de novas assinaturas. 

Nenhum comentário: