segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Coluna Folha da Cidade 24 setembro


“A falsidade é susceptível de uma infinidade de combinações; mas a verdade só tem uma maneira de ser” (Jean Jacques Rousseau)


Carreta de som

Cada candidato adapta a campanha ao seu orçamento. Tem candidato que tem grana para investir num caminhão de som e outros que não. O candidato a vereador Gilberto Olienick, o Kuko, mesmo sem

grana para um caminhão, não se deu por vencido. Usou toda a sua criatividade e fez uma carreta de som. Ta bom, é uma carreta de brinquedo, mas toca seu jingle e ainda faz uma homenagem aos caminhoneiros. Campanha tem cada uma. 



Semana do Trânsito 

Os municípios brasileiros desenvolvem diversas atividades durante a Semana Nacional do Trânsito, realizada entre 18 e 25 de setembro. Nesse ano a campanha busca conscientizar os motoristas e motociclistas a respeito da alta velocidade, com o tema “Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida”. Iniciativa visa conscientizar adultos e crianças em relação aos cuidados no trânsito.
            Em Caçador a programação é realizada pela Administração Municipal através da Diretoria de Trânsito, Transporte e Segurança (Dittesc), com apoio da Polícia Militar e Bombeiros Voluntários.
Ontem (23) foi montada uma minipista de educação para o trânsito, às 15h, no Parque Central José Rossi Adami; Hoje (24) será realizada uma blitz educativa com a PM; terça-feira (26), distribuição de material informativo com bombeiros mirins; quarta-feira (27), palestras nas escolas; e sábado (29), simulado de acidente de trânsito no Parque Central a partir das 15h, com os bombeiros.


O grupo de DUDO

Antes do ato de desfiliação dos integrantes do PSB, na quinta-feira (20), o empresário Eduardo “Dudo” Comazzetto disse que seu grupo ainda não definiu que rumo tomar. “Primeiro vamos deixar passar a eleição e depois vamos nos reunir para debater qual o melhor caminho a seguir. Já recebemos convides de vários partidos, grandes e pequenos, mas não vamos tomar nenhuma decisão sem ouvir o grupo”, afirmou.   


Fundema

Nos próximos dias a Prefeitura de Caçador, através da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundema), realiza nova Campanha de Vacinação Anticoncepcional para cães e gatos. A ação tem o objetivo de efetuar o controle da população de cães e gatos em Caçador e é desenvolvida pelo setor de zoonoses, coordenado pela veterinária Carla Demantova. O roteiro será divulgado a partir da próxima semana.


Curso para gestantes

 A Prefeitura de Caçador através da Secretaria de Saúde realizou curso para gestantes de baixo risco. Durante toda quinta-feira (20) as futuras mamães puderam esclarecer algumas dúvidas através de palestra ministrada na Câmara de Vereadores. Cuidados na gestação, preparação para o parto e a importância da amamentação para a saúde da mãe e do bebê, entre outras dicas, foram repassadas na ocasião. Além dessas orientações a Secretaria oferece acompanhamento às gestantes através dos grupos específicos em cada bairro.


UNIARP Rádio Web

Conheci no sábado (22) todo o projeto da UNIARP Rádio Web, que é tocado pelo meu amigo Douglas Giovany Silva, com total apoio do presidente da entidade, engenheiro Gilberto Seleme. A rádio, que inicialmente vai tocar na web, já esta com programação, spots, programas e requisitos legais em andamento, faltando alguns ajustes técnicos para entrar definitivamente no ar. O material que está pronto é excelente e o projeto tem tudo para ser mais um grande sucesso.


Analfabetismo

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, considerou como significativa a redução da taxa de analfabetismo entre pessoas com 15 anos de idade ou mais, entre 2009 e 2011. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A média nacional de analfabetismo caiu de 9,7% para 8,6% no período. A maior proporção de analfabetos ainda é verificada na Região Nordeste, mesmo com queda na taxa de 18,8% para 16,9%. “A redução mostra que o Brasil está caminhando para alcançar a Meta de Dakar (estipulada pelo Fórum Mundial de Educação de Dakar, em 2000, e que deve ser alcançada até 2015) de reduzir para 6,5% os índices de analfabetismo no país. Temos que comemorar a redução”, disse.


Morte em Calmon

Recebo informação do colega João Batista (JB), da rádio WWW.calmon.net, que o bicho está pegando em Calmon. No sábado (22), por volta das 1730h, Amélia Bertotto foi morta a tiros por indivíduos encapuzados e vestidos com roupa camuflada que amarram o restante da família em um quarto da propriedade da família, em São João de Cima. Na ação os bandidos também acertaram o braço do sobrinho de Amélia, que esta bem. A família não acredita que a ação seja um assalto, pois os bandidos levaram apenas o rádio da Kombi em que Amélia fazia o transporte de alunos da região. Para JB o crime pode ter motivação política.


Conselho

 Além da criação das secretarias da juventude, Cidadania e Trabalho, o governo de Sirley e Fically pretende criar na sua gestão o Conselho Municipal da Transparência. Ele será composto por várias entidades representativas do município e servirá como órgão fiscalizador das ações do governo na aplicação dos recursos públicos “Queremos envolver a nossa comunidade e promover um governo transparente. Este conselho terá a função de acompanhar e apontar falhas se constatado na administração pública, evitado assim o desperdício do dinheiro da nossa gente”, finalizou.


Pavimentação

O vice-governador Eduardo Pinho Moreira e o secretário da Infraestrutura, deputado Valdir Cobalchini, anunciaram na noite de quinta-feira, 20, a continuidade do Propav-Rural, obra que prevê a ligação asfáltica do distrito de Padre Réus, passando pela Mariflor, até a rodovia BR-163, na região de São José do Cedro. O Governo do Estado já investiu, no primeiro trecho de 5,2 quilômetros, R$ 4,2 milhões. O secretário Valdir Cobalchini disse que Santa Catarina é o primeiro estado do Brasil a concluir em 100% o acesso aos municípios com asfalto. Também é pioneiro na implantação de asfalto no meio rural, com o objetivo de acelerar o processo de escoamento da produção de grãos, leite e fumo, melhorar a vida das pessoas e diminuir o êxodo rural. “O Propav-Rural é uma ação prática que permite ao agricultor e ao produtor catarinense a permanência em sua propriedade com qualidade de vida”.  A expectativa é que, nos próximos dias, seja lançado o edital do projeto para construção da rodovia.

Nenhum comentário: