quinta-feira, 19 de julho de 2012

Coluna Folha da Cidade 19 julho


"Não me sinto obrigado a acreditar que o mesmo Deus que nos dotou 
de sentidos, razão e intelecto, pretenda que não os utilizemos" (Galileu Galilei) 


Peixe dá dinheiro

Com a participação de mais 300 pessoas, superando em cem a expectativa de participantes, o 1º Seminário Regional Peixe dá Dinheiro promovido ontem (18), no Parque das Araucárias foi um sucesso. O primeiro evento do gênero em Caçador foi promovido pela Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp) e Associação de Piscicultores de Caçador, mais o apoio da Prefeitura de Caçador, Secretaria de Agricultura, Epagri, Consórcio Integrado do Contestado (Cinco) e Serviço Nacional de Agricultura (Senar). O técnico da Epagri, Carlos Alberto Teixeira, disse que os principais objetivos do evento são difundir a piscicultura e fazer com que os produtores conquistem autonomia. “Que a piscicultura passe a existir e se desenvolver com o auxilio do poder público, mas sem a sua interferência direta”, observou.





DEM em 172 municípios

Depois do vendaval - perda de filiados e lideres para o PSD - que quase acabou com o partido no ano passado. O Democratas volta para esta eleição com oito candidatos a prefeito, 25 candidatos a vice-prefeito e 546 candidatos a vereador, numa contagem parcial. Nesta nova fase o partido também conta com 184 comissões provisórias municipais.
                Quando o DEM chegou ao governo de Santa Catarina, em 2010, tinha 43 prefeitos, 46 vice-prefeitos, 403 vereadores e cerca de 121 mil filiados. Contava também com três deputados federais e oito estaduais. A maioria dos prefeitos acompanhou o bloco de saída do governador para o PSD. Ficaram no DEM alguns vice-prefeitos, muitos vereadores e quase que a totalidade dos seus filiados. Mais de 114 mil.
Desde julho de 2011 o partido vem tentando se refazer e acredita que voltou a ter expressão. Com uma liderança renovada no Estado e municípios, congregou as forças vivas e produtivas da sociedade: profissionais liberais, empreendedores, empresários, líderes classistas e comunitários e chegou a 2012 em condições de disputar as eleições na maioria das cidades. Na foto: Nilso Berlanda, Paulo Gouvêa e Doreni Caramori Jr.




Faixas de Pedestre

A Diretoria de Transito Transporte e Segurança de Caçador (Ditesc) realiza há vários dias um trabalho de revitalização nas faixas de pedestre das principais ruas e avenidas do centro da cidade. Agora que as faixas estão bem visíveis a Ditesc pede a colaboração de motoristas e pedestres na correta utilização das mesmas. Motoristas respeitando a preferência do pedestre e os pedestres respeitando as faixas e semáforos.    


Iluminação

Foi realizada ontem (18) a tarde a inauguração da iluminação da quadra coberta da Escola Maria Luiza Barbosa, no bairro Martello. A quadra coberta, que também era utilizada para reuniões da APP e da comunidade, não tinha iluminação e obrigava os moradores a utilizar o espaço apenas durante o dia.


Impugnados

Tem gente muito preocupada com os processos de impugnação de candidaturas instaurados pelo Ministério Público. Estão preparados para o pior, por considerarem que o assunto não é assim tão simples. Neste sentido uma pergunta: os partidos já prepararam substitutos para os candidatos que forem limados.


UDESC

A boa notícia do dia ficou por conta da reunião que definiu como será a implantação da UDESC em Caçador. Tenho certeza que muita gente vai criticar porque não serão instalados cursos de graduação neste primeiro momento, o que seria a função de uma Universidade. Cursos técnicos já temos o Senai, Senac, IFSC e outros. Mas se for avaliar bem o processo está correto. Primeiro temos que avaliar as necessidades e o potencial de Caçador e região e construir a base para a construção de um ensino superior de qualidade.        


Vice

Em tom de brincadeira o vereador Rubiano Schmitz me falou dia desses. “Será que se o vereador Itacir Fiorese - com pedido de impugnação no Ministério Público - for impedido de participar da eleição eles vão me chamar para ser vice”. Pois agora.


JASC
A Comissão Central Organizadora dos JASC está organizando uma extensa programação alternativa para os dias de jogos. As palestras e shows serão realizados a noite na Arena Multiuso da Uniarp. Aguardem novidades nas próximas colunas. A propósito ontem (18) a CCO dos JASC realizou uma reunião técnica para discutir como serão repassados os recursos para as obras necessárias.
  

CREAS

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) realiza nos próximos dias uma ação para divulgar o seu novo endereço e os serviços prestados, com panfletos e calendários. O CREAS, que agora está instalado na Rua Victor Baptista Adami, 275 – Centro, oferece serviço de apoio, orientação e acompanhamento de famílias e pessoas em situação de ameaça ou violação de direitos através do Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) e serviço de assistência social para situações de violência contra idosos e deficientes e suas famílias através do Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência Idosas e suas Famílias. O CREAS atende nos telefones: 3563 7796, 3563 0761 e 3563 4195.         


Fusão

Assim como recém criado PSD, que pode fundir com o PSB e com o PSDB, para a próxima eleição presidencial. O PMDB também iniciou uma mobilização em busca de parceiros para fortalecer seu projeto solo para 2014. A confirmação de que o partido negocia com oito partidos políticos uma fusão, foi confirmada pelo presidente Nacional do PMDB, o senador Valdir Raupp (RO). Mas tudo vai depender do desempenho das siglas na eleição municipal. Entre as oito siglas que negociam com o PMDB estariam o DEM e o PP. O que acho muito difícil acontecer em Caçador. No Estado o deputado Paulinho Bornhausen já afirmou que o DEM não vai.   


Os melhores

A Veja e o Núcleo de Estudos do Congresso, do Rio de Janeiro, avaliaram deputados federais e senadores, aferindo como eles se posicionam com palavras e votos em relação a questões vitais em tramitação nas duas casas legislativas. O deputado Jorginho Mello (PSDB) ficou com a segunda posição entre os deputados com a nota 9,3. O primeiro foi o deputado Eduardo Barbosa (PSDB/MG) com nota 10. A decepção com a lista ficou por conta dos senadores. Francisco Dornelles (PP) foi o primeiro com nota 7,3, mas a lista traz Demóstenes Torres na 18ª posição com nota 3,6.   

Tuíticas

Joseane Silva @jooseanee
Malandra é a Roseane Collor que ganha 18 mil reais pra falar mal do ex, enquanto a gente faz isso de graça.

Paulo Coelho @paulocoelho
Posso chegar a 5 milhões de seguidores hoje. Neste caso, faremos uma twitcam na parte da noite (Inglês, Português, Espanhol, Francês)

Nenhum comentário: