sexta-feira, 13 de julho de 2012

Coluna Folha da Cidade 13 julho


"Um homem da ciência não deve ter desejos, nem afeições, somente um mero  coração de pedra." (Charles Darwin)


Quem vai ocupar a Câmara

A definição de quem vai ocupar a Câmara de vereadores, entre os 111 candidatos inscritos, causa muita discussão, e confusão, por causa das regras que definem os eleitos: quociente eleitoral, quociente partidário e cálculo da média. Para tentar elucidar este assunto fomos pesquisar e até projetamos um cenário para Caçador, com base nos números da eleição de 2008.

Na eleição de 2008 tínhamos 48.430 eleitores, os votos válidos foram 39.543, representando 81,6% dos eleitores. Nesta eleição temos 50.308 eleitores e aplicando a porcentagem de 81,6% de comparecimento, 41.051 votos válidos. O Quociente Eleitoral (QE) é obtido dividindo o número de votos válidos pelo número de vagas: 41.051/13 = 3.157. Logo, só os partidos ou coligações que alcançarem mais de 3.157 votos terão direito a vagas no legislativo.   
O Quociente Partidário (QP) define o número inicial de vagas que caberá a cada partido ou coligação que tenham alcançado o quociente eleitoral. É obtido dividindo os votos válidos recebidos pelo partido ou coligação pelo quociente eleitoral, desprezada a fração. Exemplo: o partido A teve 1900 votos (1900/721= 2,635) o QP do partido A será 2. A coligação B teve 2.250 votos (2.250/721= 3,120), o QP da coligação B será 3, que equivale as vagas que serão ocupadas pelo partido.   
As vagas que não forem preenchidas pelo quociente partidário dos partidos ou coligações serão distribuídas através do cálculo da média. Para se obter a 1ª média, os votos válidos atribuídos a cada partido será dividido pelo número de lugares obtido pela sigla, mais um, cabendo ao partido que apresentar a maior média um dos lugares. Para 2ª média a mesma operação será repetida, mas o partido que recebeu a vaga pela média terá que incluir a vaga no cálculo da divisão. 
Tomemos como exemplo o partido A e a coligação B. O partido A (1.900/2+1 = 633,33 de média) e a coligação B (2.250/2+1 = 562,5 de média). O partido A tem direito a mais uma vaga. Na divisão das demais vagas (Partido A 1.900/2+1+1 = 475 média) e a Coligação B (2.250/3+1+0 = 562,5 de média) e a segunda vaga é da coligação. Lembrando que a média deve ser repetida até que sejam completadas as vagas.  
Observando que o preenchimento das vagas de cada partido será de acordo com a ordem de votação recebida pelos seus candidatos e que terão direto as vagas os partidos e coligações que obtiverem quociente eleitoral. Relembrando que o quociente foi definido com base em uma projeção e o quociente real só será obtido após a apuração dos votos, assim como a votação atribuída para efeitos de exemplo. As regras têm base o Código Eleitoral.


Reunião do Colegiado

O secretário regional Beto Cruz participa no sábado 
(14) de mais uma reunião do Colegiado Estadual, formada por secretários centrais, regionais, presidentes de empresas e autarquias. Pela segunda vez a reunião será realizada em Lages, na primeira foi realizada numa pousada, e a pauta será a redução de custos nas secretárias e autarquias do governo estadual. No último encontro, em 4 de junho, R$ 2,5 milhões tinham sido economizados desde a implantação do processo em abril. Muito longe da meta de economia projetada para o ano de 2012 de R$ 800 milhões. Dinheiro para saúde, educação e nos demais setores do estado.





SEAD 2012

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) lança hoje (13), às 18h, em coletiva de imprensa, o Seminário Regional de Administração (SEAD 2012). O evento mais aguardado do ano pela comunidade acadêmica e pela comunidade em geral é organizado pelos cursos de Administração, Ciências Contábeis e pela Empresa Júnior e neste ano terá o tema: Empreendedorismo com Sustentabilidade. Durante o lançamento será apresentada a programação completa do evento, com palestrantes de nível internacional, sendo dois grandes apresentadores de TV e um grande show visual. O evento, já considerado um dos maiores do Estado, será realizado de 11 a 14 de setembro na Arena Multiuso da UNIARP. Assim como no ano passado, o SEAD contemplará uma noite acadêmica dia 10 de setembro, no Teatro, onde serão apresentados trabalhos de acadêmicos e professores. Também esta em estudo a realização de uma feira tecnológica.


 Reunião

Os partidos da Coligação “Caçador do jeito que o povo merece”, PMDB, PT, PTB, PCdoB, realizam hoje uma reunião com os candidatos a prefeito e vereadores. A reunião de mobilização terá a presença do deputado Valdir Cobalchini e de outras lideranças do partido.  


Alianças

Uma análise das alianças políticas nos 20 principais colégios eleitorais de Santa Catarina para as eleições municipais, incluído Caçador, feita pelo Diário Catarinense, dá uma prévia de como será a disputa de 2014. O que se apresenta, em linhas gerais, é que a tríplice aliança esta cada vez mais fragmentada, o que seria um risco para a reeleição do governador Raimundo Colombo. Os principais partidos da tríplice: PMDB, PSD e PSDB estão juntos apenas em Chapecó e Concórdia, o PSDB cada vez mais isolado e PSD, PSB e PP se aproximando.  
Isoladamente os partidos da tríplice fizeram as seguintes alianças. O PSD tem candidatos em 15 cidades, o apoio do PSB, sigla satélite, em 13, do PP em sete, PSDB em seis, do PMDB em três e sai sozinho em sete. O PMDB tem o apoio do PSD em uma, do PTB em nove, do PP e do PSDB em três cada e do PT, que está fora da tríplice, em oito. O PSDB foi o partido que mais se isolou, com oito candidaturas, seis projetos solo, o partido tem o apoio do PP em uma e do PSD em duas. O PT, que não faz parte da aliança e tem candidatos em dez municípios, conseguiu o apoio do PMDB em duas e do PP em quatro.


Blindagem

Recolhi esta afirmação de uma matéria do jornal Valor. “O processo contra Demóstenes não foi partidário. Considerando-se os votos contrários, as abstenções e uma ausência, no limite pode-se dizer que 25 senadores foram contrários a cassação de seu mandato. Pelos mesmos critérios, a conta em favor de Luiz Estevão bate em 28 votos. Esse é mais ou menos o número de senadores que em hipótese alguma consideram aplicar a pena de perda de mandato, por quebra de decoro parlamentar, a um senador eleito, por considerá-la excessiva”. Na próxima eleição escolha bem o senador em que votar.       


JASC

A Prefeitura de Caçador realiza hoje (13), às 15h30, no auditório da prefeitura, coletiva de imprensa para a confirmação oficial de Caçador como município sede dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) e detalhes da organização. 


Duas sessões

Aquele caboclo bem informado me contou que o bicho esta pegando “lá pras bandas” de Lebon Régis. Por duas vezes os vereadores contrários ao prefeito Ludovino Labas (PSDB) não compareceram nas sessões ordinárias para não dar quórum. O motivo seria um projeto do executivo que regulariza os lotes do Núcleo Rio Doce.      


Tuíticas

Stanley Burburinho ‏@stanleyburburin
Das mais de 250.000 horas de gravação dos grampos da Monte Carlo, sequer ouviram 5.000 áudios. Muita coisa virá à tona

Bruno Ribeiro ‏@brsamba
Polícia gaúcha prende cinco pastores evangélicos. O melhor é o nome da operação: "Deus Tá Vendo".

Estadao ‏@Estadao
Gripe A já matou 95 na Região Sul, que concentra 62% dos casos

Nenhum comentário: